Paulista radicado na baixada santista é um dos pilares do surf brasileiro e com grande reconhecimento da Billabong internacional
Zé Paulo show manager do surf – José Paulo Neves Ferreira é um ícone do surfe brasileiro. O Zé Paulo, como é conhecido no meio do surfe mundial é um apaixonado pelo esporte desde pequeno. Ex-surfista profissional e dono de muitos títulos. Já foi “team manager” da equipe da Billabong na América do Sul de 2003 a 2014.
Lifestyle
Crescido na baixada. O paulistano radicado de São Vicente, mora no litoral norte de São Paulo desde 1990. Casado há 20 anos. Pai da surfista e lutadora Yasmim Neves. Hoje Zé Paulo vive com sua família no bairro de Cambury, São Sebastião. Praia que escolheu para morar, surfar, encontrar amigos. O polivalente Zé Paulo hoje preside a entidade da SPSURF, que vem fazendo a diferença nos eventos do surf paulista. Sua família respira surf e esportes radicais.
Viajou o mundo em busca das melhores ondas do planeta. Sendo um dos principais comentaristas de surfe nas transmissões da antiga ASP. Atual WSL, comentando de 2006 a 2014. Encerrando sua participação no Pipe Master. Junto com Kelly Slater, na transmissão que condecorou o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe, Gabriel Medina.
Com muita história no surfe, o paulista Zé Paulo é local radicado da cidade de São Vicente. Carregando na bagagem muitas temporadas no Hawaii e na Indonésia.
Zé Paulo lembra o Litoral na Mídia, que como competidor acumulou títulos como:
- Vice-campeão brasileiro amador e profissional;
- Campeão do Seaway Classic Recife;
- Campeão Hollywood Surf Itamambuca;
- Vice Campeão Town e Country Saquarema;
- Vice-campeão Lighthning Bolt Guarujá;
- Segundo lugar no Op Pro Joaquina.
Ele foi o primeiro Campeão da etapa do Associação de Surf da Baixada Santista. Que se transformou em Federação Paulista de Surf. Hoje sua razão social corresponde a Federação de Surf do Estado de São Paulo. Com a sigla de SPSurf. Sendo presidente desde 8 de fevereiro de 2020.
Desmistificando
Existe uma lenda que coloca Zé Paulo em uma saia justa, rolando uma certa bigodagem, entre Zé Paulo, com as novas gerações do surfe. Zé Paulo sempre foi do surfe. Ralou e rala até hoje em nome do esporte.
Toda base de Zé Paulo foi de muita raça vontade de vencer. A lenda que a nova geração coloca na mesa é sobre o Zé Paulo surfar em Santos e correr pela cidade da Baixada Santista. Sendo que o menino da época, Zé Paulo morava em Santos. Abaixo Zé Paulo explica no áudio:
Através dessa história o menino da cidade náutica fez muitas amizades em Santos. Uma das maiores amizades foi Daniks Fischer. Que já foi nosso surfista do mês de Março de 2022. Também nomes como Picuruta e Almir Salazar e entre outros nomes da velha guarda do surf e também da nova geração de surfistas.
Com esse rolê, com a harmonia da época e a união da galera. Zé Paulo sempre estava colando no pico santista. E quando disputava os campeonatos, a maioria dos locutores, flertava o seu nome do Zé Paulo como um local de Santos. Devido seu grande talento no esporte. Se destacando como o menino de Santos. Desmistificando tudo o “manager do surf”, finaliza neste áudio de baixo, confira:
Reconhecimento
O cara é fera! Elemento do verdadeiro “Brazilian Storms”, raiz. Podemos dizer que esse “Old School” do surf é um surfista moderno. Que atua até hoje em nome do esporte. Mas esse desbravador e guerreiro do surf, teve seu reconhecimento municipal.
Elevando o nome do esporte, Zé Paulo é reconhecido pela Câmara Municipal de São Vicente. Condecorado com cidadão vicentino na modalidade esportiva, através do surf.
Isso ocorreu quando Zé Paulo aos 23 anos de idade, foi vice-campeão brasileiro de surf profissional entre muitas outras colocações da modalidade esportiva.
Grande de caráter
Com orgulho nós do Litoral na Mídia temos o Zé Paulo como o surfista do mês de Agosto. Uma história de superação e quebra de barreiras. Aqui ele nos ensina muito. Enfrentar as dificuldades sem temer e sem esmorecer. Grande Zé Paulo, continua na comunidade do surf representando monstruosamente, com muita generosidade e carisma. Caráter ilibado.
Zé Paulo como um grande torcedor da vida e da positividade. O manager do surf aconselha a galera. Escute o áudio abaixo:
Ficha Técnica do vídeo e imagens
Imagens:
Ricardo Borghi, Brian Bielmann, João Cruz, SP SURF, FLUIR e arquivos pessoais.
Roteiro e direção do Vídeo:
Litoral na Mídia e Boletim das Ondas Brasil
Edição:
Litoral na Mídia
Finalização:
Alexandre Destro
Apoio cultural:
Boletim das Ondas Brasil
Música:
Broken – Patrick Patrikios
Oceans – Bobby Renz | Text Me Records
Aloha nui Loa !!!
Matérias de Surfe
Variedades
O que fazer em seu litoral?
Pode pet na areia da praia?
Litoral em ação
Escolha a sua rádio
1 ST Music Surf
Confira o Boletim das Ondas