Objetivo é proteger mais de 1000 ecossistemas com altas ondas para a prática de surfe até 2030
Você sabe o que é Surfnomia? — Surfonomia, portanto, é a pesquisa em que planeja documentar as contribuições financeiras do surfe para as economias locais e regionais. No entanto, por meio da pesquisa em Surfonomia, é possível determinar o valor econômico de uma onda e do surfe para as comunidades locais, a fim de auxiliar os responsáveis por tomar decisões mais adequadas para preservar seus recursos costeiros e ondas.
O surfe, sobretudo, é um exemplo de recurso costeiro não extrativo. Desde que o meio ambiente esteja protegido, uma onda de surfe é um recurso completamente renovável, e a contribuição econômica que uma área de surfe oferece é total na compreensão das economias costeiras.
Os benefícios inesperados do surfe
À medida que a ciência, a economia e o amor pelo surfe se alinham, eles esperam aproveitar o poder de suas ondas para proteger as costas de uma forma que beneficie não apenas os surfistas radicais, mas todos que gostam e dependem do mar. Leia o artigo completo.
Estudos de Caso
Antes de mais nada, veja alguns estudos realizados pela Save The Waves Coalition e conheça o que pode ser feito para proteger o meio ambiente local:
Guarda do Embaú
Achados em um estudo de Surfonomia, em contrapartida, realizado durante o verão, os quais são a alta temporada do turismo, mostram que os turistas surfistas e seus acompanhantes representam aproximadamente 44% dos turistas que visitam a Guarda do Embaú. Em geral, ao mesmo tempo, gastam em média o dobro dos turistas, sendo responsáveis por cerca de 77% da contribuição do turismo para a economia local. Em conclusão, o turismo de surfe tem um papel importante na economia da Guarda do Embaú.
Certamente, a despesa diária: US $ 61,00 | Despesa econômica local anual total: US$ 4.2 milhões.
Visão Geral
Portanto, a Save The Waves Coalition fez parceria com o Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade e Surfe da Universidade Federal de Santa Catarina (AreiaS) que dirigiu a pesquisa e conduziu o estudo. Contudo, os resultados do estudo de Surfonomia mostram que os turistas de surfe e seus parceiros de viagem representam aproximadamente 44% dos turistas que visitam a Guarda do Embaú e o turismo de surfe contribui geralmente com aproximadamente $ 4 milhões de dólares anualmente para a economia local.
Os surfistas, surpreendentemente, gastam em média o dobro dos turistas, sendo responsáveis por cerca de 77% da contribuição do turismo para a economia local. Portanto, saiba mais em Save The Waves Coalition e confira relatórios completos em português e inglês.
A missão
Sobretudo, a Save The Waves Coalition tem como missão proteger os ecossistemas onde rolam as melhores ondas do planeta. Transformando inesperadamente o surfe e valorizando a sua proteção e conservação a longo prazo. Assim sendo, criando áreas protegidas por programas de Reserva Mundial de Surfe e Redes de Áreas Protegidas. Gerenciando os projetos pelo planeta, finalmente, incentivando a gestão costeira por meio de aplicativo. Sempre por meio de campanhas internacionais defendendo ecossistemas ameaçados onde rolam as ondas, portanto, inspirando surfistas, entusiastas e o público, em geral, a agir.
Boletim das Ondas Brasil, Manta Surf e Quimikall
O Boletim das Ondas Brasil precipuamente, é um grupo de surfe que reúne surfistas para criar um intercâmbio das ondas e novas amizades pelo Brasil, apoiando a proteção e a sustentabilidade do meio ambiente em conjunto com a Manta Surf Life Style e a Quimikall Surfe, segundo um dos administradores do grupo que apoia este projeto…
Boletim das Ondas Brasil
Manta Surf Life Style
Quimikall Surf Reparos
Onda, ambiente e a comunidade
Simplificando, em síntese, um ecossistema de surfe é mais do que uma onda, é o lugar das plantas e dos animais e de todas as pessoas que ali utiliza, mobilizando uma comunidade global. Saiba mais dos atributos do ecossistema Surfe.
Problemas enfrentados
Todo surfista, inegavelmente, tem a responsabilidade de cuidar das áreas e levar o assunto aos locais do pico e turistas. Portanto, os surfistas estão posicionados de uma forma única para se tornar uma força incrível de proteção dos oceanos. Porém, problemas existem e onde a Save The Waves Coalition enfrenta e mitiga alguns tópicos circunstanciais, como:
- Desenvolvimento costeiro, às vezes, como portos, molhes, quebra-mares, construções à beira-mar podem destruir ou alterar as ondas e os ecossistemas costeiros;
- Lixos plásticos e resíduos marinhos que, contudo, impactam o ambiente costeiro, a economia, a saúde e a segurança dos surfistas e da vida marinha;
- Elevação e erosão do nível do mar, embora a erosão costeira seja perfeitamente natural, o desenvolvimento ao longo da costa tornou-a pior, e o aumento do nível do mar induzido pelas mudanças climáticas tornou-a muito mais preocupante;
- Qualidade da água, portanto, vem sendo encontrado resíduos industriais, fertilizantes, esgoto, escoamento tóxico e pesticidas, onde fontes pontuais e não pontuais de poluição da água, têm efeitos negativos na saúde dos surfistas e na vida marinha costeira em todo o planeta;
- Impacto de Recife de Coral, de fato, vem sendo destruídos por escoamento prejudicial, práticas de pesca destrutivas e mudanças climáticas, tanto os ecossistemas críticos quanto as estruturas que criam as ondas que amamos bem, sendo perdidos;
- E o desenvolvimento e a privatização da costa, por outro lado, impedem o acesso local e a diversão de alguns dos lugares mais bonitos do mundo. Sobretudo, todos devem poder desfrutar de suas costas e ondas.
Em todo o mundo, contudo, existem milhares de áreas onde as ondas de surfe de classe mundial e a diversidade biológica marinha globalmente importante se sobrepõem.
Surfnomia
A Save The Waves, ainda mais, conduziu recentemente um estudo mostrando que aproximadamente 90% dos principais sites de surfe do mundo estão localizados em hotspots de biodiversidade global para a conservação marinha e estão prontos para novas áreas protegidas. Portanto, o mapa acima mostra 50 áreas de surfe globalmente importantes sobrepostas com hotspots de biodiversidade.
Torne-se um membro e proteja o surfe, aloha!
Faça seu Festival de Surfe Cinema na sua cidade!
Fotos: Swellnet, Dixiana Salas, Abigail-Acuna, Justin-Wright e Save The Waves Coalition
Matérias de Surfe
Surfistas do mês no Litoral na Mídia
O que fazer em seu litoral?
Pode pet na areia da praia?
Litoral em ação
Escolha a sua rádio*
1 ST Music Surf
Confira o Boletim das Ondas
Veja a situação das Balsas SP