Ioga, meditação, escuta ativa e atividades que estimulam a empatia crianças e adolescentes fazem parte da rotina da ONG que tem como pilar o atendimento psicossocial e a aprendizagem integral na Vila Sahy, em São Sebastião
Verdescola promovendo a saúde mental e emocional — No Instituto Verdescola, promover o bem-estar de crianças e adolescentes é um processo constante e estratégico, pensado por uma equipe multiprofissional, com psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais que se dedicam ao atendimento de todos os assistidos e suas famílias.
De fato, um dos principais focos do trabalho realizado no Instituto é garantir uma visão integral da criança e do adolescente para que ele possa se desenvolver em todas suas potencialidades. “Dessa forma, antes de mais nada, conseguimos detectar a necessidade individual e auxiliá-los com ferramentas para cada um conseguir, a seu modo, enfrentar os desafios para alcançar o bem-estar e ampliar como se enxergam no mundo”, explica Paula Temperini, gerente psicossocial do Instituto Verdescola.
Uma das ademais ações estendeu para a família uma prática realizada semanalmente com crianças de 4 e 5 anos: a ioga e o Mindfulness, uma prática de meditação que foca na atenção plena.
“As crianças mostraram aos pais o que aprenderam ao longo do ano na oficina de ioga. Foi super bacana. Vários pais vieram conversar comigo depois da prática. Alguns reportaram que os filhos já levavam a Ioga para dentro de casa, ensinavam a postura da árvore e do guerreiro. Eles adoraram”, conta Dudu Toledo, instrutor de ioga do Verdescola.
Ioga e o Mindfulness
Então a prática é adotada no Instituto Verdescola para direcionar a atenção e melhorar a qualidade de vida das crianças ao longo do ano, promovendo mais atenção e foco, aumento da memória, autoaceitação, habilidades de autogestão e autocompreensão. Para a gerente psicossocial, a ioga é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Para o Instituto Verdescola, contudo o respeito e a empatia formam a base da educação cidadã. Adotando atividades rotineiras, adequadas às faixas etárias, que estimulam a capacidade de se colocar no lugar do outro e que ensinem mecanismos que fomentem a confiança, a cooperação e o fortalecimento de vínculos.
A exemplo disso, posto que durante duas semanas, crianças e adolescentes das oficinas socioeducativas da ONG, caminharam de mãos dadas, em duplas, um dos integrantes vendado e sendo conduzido pelo colega.
“Com essa atividade, promovemos um ambiente propício para o enfrentamento dos próprios limites, a percepção da necessidade de se ter em quem confiar e de ser ouvido. No Verdescola, todo momento é momento de se ouvir. Temos um olhar muito grande para a aprendizagem socioemocional, para desenvolver habilidades de autorregulação”, explica Paula.
Logo que para os participantes, a experiência trouxe muitos aprendizados. A jovem Ana Laura Santos Nunes, de 14 anos, contou que se sentiu segura durante a ação. “Quando eu estava vendada, fiquei com medo, mas meu colega me deu muita segurança. No final da atividade, nos entregaram uma caixa dizendo que ali dentro havia algo muito valioso para o Instituto Verdescola. Quando abri a caixa vi um espelho. Abri um sorrisão e me senti muito feliz. Eu estava meio para baixo naquele dia, então me animou muito”, relatou.
“É fundamental a promoção de ecossistemas de aprendizagem ao longo da vida que atendam efetivamente às necessidades de todos, a começar pelo bem-estar emocional. Só há a transformação de uma sociedade quando existe a transformação individual. Precisamos construir ambientes que favoreçam o desenvolvimento contínuo e que alcancem o entorno”, revela Raquel de Oliveira, diretora-geral do Instituto Verdescola.
Verde Escola no GOOGLE…
Saiba mais sobre o Litoral Norte…
Conheça as praias de São Sebastião!
O que fazer em São Sebastião…
Confira a Balsas de São Sebastião!
Pode pet na areia da praia?
Litoral em ação…
Escolha a sua rádio!