Professora da Unaerp Guarujá orienta sobre como se organizar em home office
UNAERP Campus Guarujá – Com a pandemia da Covid-19, as rotinas diárias precisaram se adequar à quarentena. Como medida de prevenção da doença. E o mesmo aconteceu com as atividades de trabalho. Algumas dicas de gestão e planejamento são bastante úteis para quem está trabalhando em home office. Como explica a consultora organizacional, mestre e especialista em Administração e coordenadora do curso de Administração da Unaerp Guarujá, Márcia Galinski.
Saber gerir o tempo, segundo Galinski, é “administrar as atividades que contribuam para os resultados de sua equipe. E que tenham aderência aos objetivos da organização”. E as habilidades de disciplina e organização são ainda mais necessárias quando se trabalha em casa. Sseja em home office ou como empreendedor de um pequeno negócio.
A docente enfatiza a necessidade de se organizar e planejar as tarefas para melhor otimizar o tempo. “O planejamento das atividades é fundamental para a eficiência, seja no trabalho ou nos estudos. Definir prioridades, estabelecer cronogramas do que precisa ser feito e montar uma agenda. Seja escrita ou digital, ajuda a mapear quais atividades serão desenvolvidas e evitar que algo seja esquecido.”
“Crie uma rotina de horário de atividades. Alinhe com os horários de trabalho e exigências da função. Cuide dos horários de paradas e refeições. E estabeleça combinados com a família para evitar distrações e interferências a todo momento.” O ambiente também pode favorecer à concentração, explica Galinski. “Escolha um ambiente adequado. Com uma mesa e cadeira confortáveis. Com boa iluminação e ventilação e tenha à mão os recursos necessários para desempenhar sua atividade.”
A prática do trabalho remoto já vinha sendo adotada por algumas empresas em todo o mundo, e se intensificou com a pandemia do novo coronavírus. Segundo a professora, 35% das empresas em todo o mundo já utilizavam alguma prática de trabalho remoto em 2019.
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