A Velha Cidade
Uma visita a sagrada Jerusalém – A cidade de Jerusalém é o centro espiritual do planeta. Considerada sagrada pelas três principais religiões abraâmicas que são: judaísmo, cristianismo e o islamismo.
A cidade se divide em uma parte oriental. Que representa a parte sob o domínio de Israel. Reinvidicada pelos palestinos como sua capital. A parte ocidental permanece sob controle de Israel, desde a guerra arábe-israelense.
A cidade tem muitos fatos históricos. Foi capital do Reino de Davi, onde o rei Salomão ergueu o templo para guardar a Arca da Aliança. Que continha as tábuas sagradas, onde foram escritos os dez mandamentos. Vale destacar que esse templo foi destruído pelos romanos. E hoje uma de suas paredes é muito conhecida como o Muro das Lamentações.
Com certeza a cidade é principalmente conhecida por ser o local onde Jesus realizou muitos milagres, foi sepultado e ressuscitou. É possível estando em Jerusalém conhecer muitos desses lugares que lemos na bíblia, alguns existem como imaginamos e outros são diferentes.
Pontos Turísticos que são parte da história
Quando entramos na Cidade Velha através da Porta de Jaffa. Ou através do Portão de Zion que leva direto para o Bairro Judeu. Um dos quatro bairros da cidade murada é lar dos judeus desde quase consecutivamente 8 aC. Você pode andar através de vielas, observar as pessoas e visitar o Cardo, a antiga rua principal de Jerusalém .
O Muro das Lamentações também é uma experiência única. Quando você estiver orando nesse local. Saiba que muitas pessoas de todo os lugares do mundo estarão orando ali. Em direção a este muro acredita-se que alí reside o criador, uma crença do judaísmo.
Uma visita aos Túneis do Muro das Lamentações também é muito enriquecedora, pois nos remete ao passado e as histórias que ouvimos pela vida.
Visitar o sítio arqueológico da Cidade de Davi é se aprofundar mais na história. Não podemos esquecer também de percorrer a Via Dolorosa que começa no Portão do Leão na cidade velha. Que percorre a parte oriental e termina no Santo Sepulcro. Esse é o caminho que Jesus carregou a cruz.
pontos turísticos
Outro ponto turístico importantíssimo é a Basílica do Santo Sepulcro. Localizado no bairro cristão da cidade velha de Jerusalém e onde Jesus foi crucificado, sepultado e ressuscitou. É um momento de grande emoção.
O Monte das Oliveiras, o jardim Getsemani e a igreja de todas as nações (Basílica da Agonia) estão próximos e vale muito a visita. Podemos ver no interior da basílica a pedra em que Jesus teria realizado sua oração um dia antes de ser preso. O que originou o nome da basílica.
Uma visita a cidade de Jerusalém sempre tem muito à agregar. Não é só turismo é uma viagem um pouco mais profunda e de grande reflexão. Tanto podemos fazer uma análise dos conflitos atuais como aprender com o passado.
Abaixo um vídeo que demonstra um pouco da beleza não só de Jerusalém, mais de todo o país Israel.
Na próxima semana iremos desbravar mais um destino.
Espero vocês e até lá.
Veja mais lugares com Bob na Estrada!
Uma visita a sagrada Jerusalém