A Trilha das Sete Praias pode entrar em sua lista do que fazer em Ubatuba, o percurso é realmente merecedor para o seu roteiro
A trilha das 7 praias em Ubatuba é um trecho de 10 km que liga a Praia da Lagoinha até a Praia da Fortaleza, passando pela Praia do Oeste, Peres, Bonete, Grande Bonete, Praia do Deserto, Prainha e Praia do Cedro. Quem gosta de andar no meio do mato e se deparar com paisagens lindíssimas vai simplesmente amar fazer esse percurso.
Trilha moderada
O nível de dificuldade da trilha é considerado moderado, com alguns trechos de subida. O tempo total para fazer o trajeto, parando no meio do caminho para apreciar o mar e a natureza, será de seis horas, percorrendo um total de 10 km. Dá uma espiadinha em algumas maravilhas que irá encontrar:
Não existe necessidade de fazer o passeio com guias, já que tudo é bem sinalizado. Entretanto, quem faz a trilha das 7 praias em Ubatuba acompanhada de um guia profissional fica sabendo mais sobre a história das praias e da cidade, além de ter um olhar diferente sobre a flora e fauna encontrada pelo caminho — isso sem contar na vantagem de estar um profissional treinado para socorrer algum viajante em caso de acidentes.
A época entre maio e agosto é considerada a temporada de trilhas na cidade de Ubatuba. Nesses meses, muita gente se mobiliza para caminhar no mato e conhecer cantinhos diferentes na região, já que existem dezenas de trilhas para serem percorridas. Logo, as chances de encontrar companhia no caminho são grandes.
Esse período também é mais interessante para fazer a trilha porque é uma época na qual não chove muito. Caso tenha chovido nos dias anteriores da realização da trilha, o trajeto ficará com lama e escorregadio — isso acontece bastante entre dezembro e março, quando tempestades são recorrentes em Ubatuba.
Como fazer a trilha das 7 praias em Ubatuba?
A maioria dos visitantes sai da Praia da Lagoinha bem cedinho, por volta das 6h da manhã, de onde se inicia o percurso. Quem vai sozinho, sem um guia que faça o translado até o ponto de partida por exemplo, deve se organizar para ir em dois carros, fazendo o seguinte esqueminha.
Os dois carros vão até a Praia Fortaleza e um veículo fica estacionado lá (será o local onde vocês irão terminar a trilha). O condutor desse veículo segue no segundo carro e tudo mundo vai até a Praia da Lagoinha, onde é o ponto de partida da trilha.
Após terminar o percurso, na Praia da Fortaleza, vocês pegam o automóvel que ficou lá estacionado e seguem para Lagoinha para pegar o segundo carro.
Essa logística é importante porque não tem como chamar um Uber para te buscar na Praia Forteza (a maioria dos motoristas cancela a viagem). Fazer a volta de barco nem sempre é possível, pois tudo depende da maré e, quando está agitada, o percurso não é realizado — além de sair caro.
Uma alternativa é pegar um ônibus no ponto final da praia da Fortaleza (que fica na Rodovia Governador Mario Covas, na altura do número 750) e ir até o centro de Ubatuba. O problema é que da Fortaleza até o ponto de ônibus, você vai caminhar mais 7 km!
Cenários da trilha
A Trilha das 7 Praias liga a Praia da Lagoinha com a Praia da Fortaleza. Ou seja, você pode iniciar a sua jornada em qualquer um destes pontos. Veja algumas imagens da trilha e desfrute deste paraíso. Proteja o meio ambiente ela precisa de sua proteça e voce precisa dela para contemplar. Clique em cima do nome para visualizar as imagens e boa viagem.
Praia do Oeste
Saindo de Lagoinha, a praia com a melhor infraestrutura da trilha, você seguirá para o lado esquerdo, onde inicia a trilha. O percurso até a Praia do Oeste é curto e fácil.
A Praia do Oeste está sempre vazia e por isso é considerada uma das “praias desertas de Ubatuba”. As águas são rasas e praticamente sem ondas ou correntezas, sendo um lugar bem gostoso para um banho.
Praia do Peres
Seguindo a trilha, você chega em poucos minutos na Praia do Peres. A orla é repleta de rochas e o turistas encontra poucos quiosques para comprar algum coisinha.
Mas o mar segue o mesmo estilo da Praia do Oeste, praticamente sem ondas e bem calmo. Apesar de ter esse jeitão mais deserto, existem alguns imóveis para alugar caso queira se hospedar na praia.
Praia do Bonete
Mesmo fora da trilha das 7 praias em Ubatuba, a Praia do Bonete é sempre uma das mais visitas pelos turistas (mesmo sendo acessada somente pelo mar ou por trilhas) e sempre possui quiosques abertos, o que garante uma pausa para ir ao banheiro ou comprar algo.
A faixa de areia é menor e aquele clima acolhedor e familiar impera na praia. Vale a pena fazer uma pausa para tomar banho nas águas calmas e transparentes!
Praia Grande do Bonete
Saindo da Praia do Bonete, a trilha te levará até a praia mais frequentada do percurso: a Grande Bonete. A vila pesqueira que se instalou na praia garante que quiosques estejam sempre abertos para servir os turistas.
Muitos passeios de barco em Ubatuba também param nessa praia, que é bastante frequentada por casais em busca de descanso.
Praia do Deserto
Quem sai de Lagoinha para fazer a trilha das 7 praias em Ubatuba encontra nesse trecho a parte mais difícil do percurso, já que vai enfrentar uma descida com grandes erosões. Sendo assim, muita atenção e cautela na caminhada para evitar quedas, porque não tem nenhuma infraestrutura na praia.
Após passar esse trecho, um mar azulzinho e com poucas ondas aparece diante dos seus olhos. Esse ponto do continente é o mais próximo da Ilha do Mar Virado, um dos principais ponto de mergulho em Ubatuba.
Prainha do Deserto
Seguindo pela trilha, você vai se deparar com a Prainha do Deserto, separada por uma formação rochosa da Praia do Deserta. A Mata Atlântica toma conta da região e maioria dos frequentadores são jovens que ficam escutando música e se divertindo nas águas calmas e limpas da praia. Muitos passeios de barco também fazem pausas nessa praia.
Praia do Cedro do Sul
Toda essa região da Praia do Deserto, Prainha do Deserto e da Praia do Cedro é comumente conhecida como Praia do Cedro (como se as três fossem uma só). Só que existem boas delimitações de espaço entre elas e o trecho considerado apenas a Praia do Cedro do Sul fica escondidinho mais à frente da Prainha.
Os mapas da trilha costuma pular essa praia, mas vale a pena seguir para conhecê-la. A trilha volta a ficar difícil nesse ponto antes de chegar à Praia da Fortaleza, após 10 km de caminhada pela trilha das 7 praias em Ubatuba.
Trilha das 7 praias em Ubatuba
Tendo esta oportunidade de fazer o percurso ecológico das 7 Praias em Ubatuba, vamos encontrar muitas belezas naturais. É um bom momento para se desligar da correria do dia a dia. Um antídoto para encontrar o minímo de paz. Vale a pena fazer essa trilha ecológica de praia e mata!