Descubra um refúgio da Pérola do Atlântico, rodeado pela natureza no Guarujá
Trilha da Prainha Branca rumo ao paraíso – A Prainha Branca, localizada entre Guarujá e Bertioga, é uma praia bastante conhecida por quem gosta de viajar para um ambiente tranquilo sem ir muito longe de São Paulo. Por lá, é possível encontrar uma boa infraestrutura, com pequenas pousadas e campings a beira-mar, bem como almoçar na pequena vila de pescadores do local.
ATENÇÃO: No momento de pandemia o acesso ao turismo está fechado. Com previsão de ser liberada no mês de Dezembro de 2020 pela comunidade local. Em breve o turismo e a liberação das trilhas será comunicado pelo Portal Litoral na Mídia e pela página do Facebook @PraiaBrancaGuaruja com as devidas recomendações para o acesso local. Mas fique ligado aqui nesta matéria a indicação dessa beleza natural que é a Prainha Branca. Aloha!
A trilha
A trilha para chegar até a praia sai do lado da Balsa do Guarujá, sendo ela de nível médio e bem sinalizada na divisa com Bertioga. Ao todo são 30 minutos de caminhada para chegar até o local. O acesso é feito por trilha ou pelo mar. Aos arredores, somente mata atlântica bem conservada.
Nível de dificuldade: fácil/médio
Tempo de trilha: 30 minutos
Comunidade Caiçara
A vila habitada por cerca de 350 habitantes ainda preserva costumes e tradições caiçaras, como as pequenas casas em meio à natureza, as suas animadas festas, o clima pé na areia e a simplicidade do local.
Um riacho que encontra o mar nesta vila de caiçaras com um clima alto-astral. Assim é a Prainha Branca, um dos últimos redutos caiçaras situado na reserva ambiental da Serra do Guararu, no Guarujá em São Paulo.
Infraestrutura
Há campings por todos os lados, suítes para alugar, pequenas e baratas pousadas por todas as partes. Nos feriados prolongados fica bem cheia. Um dos mais conhecidos restaurantes é o Larica´s do amigo Marquinhos que serve refeições à moda caiçara. Também tem açaí, se preferir. Uma padaria comunitária. Bar Nativus, Casa Caiçara e do saudoso “Passarinho+”.
Agito
Na temporada e feriados rola muitas festas com reggae e forró arrasta pé, a música oficial da praia. Prainha Branca tem uma banda apadrinhada pelo local, a banda “Peixe Elétrico”. Este local assemelha-se muito com Trindade em Paraty. Numa versão bem menor. É claro que não poderiam faltar os hippies com seus artesanatos, miçangas, camisetas com estampas de tie dye e cangas indianas.
A trilha da Prainha Branca Rumo ao Surf
São apenas 1350 metros de extensão, com ondas fortes para a prática do surf. Praia dos Atletas Deivid Silva e Eduardo Mota. Do lado da ilha o mar é mais calmo. Prainha Branca como é carinhosamente chamada parece até como uma ilha devido a sua localização isolada.
A Toca da Garoupa
Um charmoso Bar e Chalé a moda caiçara com uma vista única. Localizado em frente ao canal de Bertioga, pertence a há uma família da Praia Branca em um lugar tranquilo. Com uma trilha plana de fácil acesso. E antes de chegar a Toca da Garoupa ao lado direito no meio do caminho observamos as Ruinas da Ermida Santo Antonio do Guaibê, primeira Ermida do Brasil construída em 1542 e mais a frente (verificar maré para prosseguir a trilha) do Forte de São Luís da Armação, muita historia ao meio do caminho.
Ótimo lugar para pescar e estar com a família, passeio de Stand UP, nadar ou apenas curtir o final de tarde. Seguindo a diante pela trilha, depois que chega a Toca da Garoupa, mais adiante entre pedras rochosas, chegamos até o farol da Armação de Bertioga. Com uma vista incrivel da Praia da Enseada e do forte São João.
Informações:
- O acesso para a Prainha Branca é por trilha, tempo de 30 minutos. Bem sinalizada, com subidas e descidas, mas é tranquila;
- Estacionamentos perto da entrada da trilha. Algumas conveniadas com a Toca da Garoupa;
- As hospedagens é somente em campings e pousadas no estilo Roots. Há uma padaria comunitária da Família do Deivid Silva;
- Na alta temporada e feriados há muita festa e luau nas barracas.
- Aproveite para conhecer a Praia Preta e Camburi. O acesso é por trilha saindo da Prainha Branca, cerca de 300 metros até a Praia Preta e 800 metros até Camburi. Algumas trilhas somente são acessíveis com a maré baixa (Forte e ilhote) , verifique as condições e horários. Também tem uma cachoeira e um pequeno lago. Informe-se com os moradores. Procure informação na Toca da Garoupa ou com os amigos da comunidade local;
- Repelente salva nessa hora. Existe uma dica caiçara que um dente de alho no organismo espanta os mosquitos;
- O lugar é bem simples dá para ir com crianças, desde que a família já esteja acostumada a caminhar por trilhas e estar acostumados com ambientes de infraestrutura mais simples.
- Feriados, temporadas e carnaval fica lotado;
- Se precisar conhecer bem a Prainha Branca, tu pode procurar a Toca da Garoupa ou alguém da comunidade caiçara, mas é tudo bem tranquilo e bem sinalizado.
Trilha da Prainha Branca rumo ao paraíso