Moradores fecham e estradas no Barra do Una e Juquehy amanhece com covas para conscientizar turistas
São Sebastião se revolta com o Feriadão – Após o prefeito Felipe Augusto decidir manter fechadas as praias de São Sebastião. Durante o megaferiado da capital paulista, moradores estão se mobilizando para impedir o acesso. Em diversos pontos do município, associações de bairros bloquearam o acesso às praias fazendo barricadas nas entradas.
Os moradores do bairro de Juquehy, na Costa Sul do município. Realizaram protesto e simularam covas na faixa de areia da praia. Com o objetivo de conscientizar os turistas. Que voltem para São Paulo. E pratiquem o isolamento social.
Prevendo a lotação da cidade por conta do ‘megaferiado’ na capital. A Prefeitura de São Sebastião solicitou o fechamento das estradas do município na última terça-feira (19). Com o objetivo de evitar aglomerações. E continuar com as ações de enfrentamento e prevenção de contágio pela COVID-19. Por decisão da Comarca de São Sebastião. O pedido foi rejeitado com base em decisões já tomadas. Pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Bloqueio
Desde das 8h da manhã desta quarta-feira, dia 20. A equipe da Prefeitura iniciou bloqueios sanitários em todas as praias, e nas entradas do município durante todo o megaferiado. Essa operação contará com as forças de segurança. Ccomo Guarda Civil Municipal (GCM), Detraf, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Saúde e equipes também da Secretaria de Serviços Públicos.
Carros estacionados nas vias próximas as praias serão multados. Decisão do executivo municipal. O decreto municipal que permitia o uso para esportes individuais por atletas foi também revogado durante esse megaferiado.
A advogada da Sociedade Amigos do Bairro da Praia da Baleia (SABALEIA), Fernanda Carbonelli. Informou que fiscais da associação estão a disposição da Prefeitura para ajudar na realização das barreiras sanitárias e ações de conscientização na praia. “Achei fantástica a iniciativa do prefeito Felipe Augusto em dialogar com um grupo tão diverso. Parabéns”, disse a advogada.
Associação
O presidente da Associação de Vendedores e Ambulantes de São Sebastião (Avass). Adilson dos Santos contou que a categoria também é favorável a manutenção das praias fechadas. “Não é abrindo a praia esses dias que vai restaurar a economia. Muitos ambulantes estão com medo de se contaminar e contaminar suas famílias”, desabafou Adilson.
Prefeitura
O prefeito Felipe Augusto pediu a colaboração da população. Evitando os espaços públicos nesses próximos dias.
“Eu agradeço a ajuda da comunidade. Creio que juntos é possível e vamos vencer esse enfrentamento ao Novo Coronavírus em nossa cidade”, ressaltou o prefeito Felipe Augusto.
Desde abril São Sebastião é líder em isolamento social no estado, com percentuais entre 66% e 68%. Até o momento, a cidade registrou dois óbitos por Covid-19, com um total de 313 casos. Apenas 15% dos leitos de UTI estão ocupados e hoje São Sebastião se revolta com o Feriadão.
O prefeito Felipe Augusto teme que a vinda de muitos turistas da capital possa aumentar os casos das doença no município.
O prefeito é defensor desde o início da quarentena. Fez críticas ao Governo do Estado e à Prefeitura de São Paulo na última segunda-feira. Pela decisão de decretar o feriado prolongado em São Paulo. Nesta quinta-feira (21/05), a Assembleia Legislativa deve decidir também se antecipa para segunda, dia 25 de maio, o feriado estadual de 9 de julho. O povo de São Sebastião, se revolta com o Feriadão.