A história de uma linda cidade holandesa
Rotterdam uma cidade fora do padrão – O nome Rotterdam é derivado de uma represa (dam) em um pequeno rio, o Rotte, que se junta ao Nieuwe Maas no local onde a cidade foi fundada. É uma das cidades holandesas com uma arquitetura mais moderna, apresentando diversas construções famosas. No final do século XVII, durante a Idade de Ouro holandesa, Rotterdam se tornou um grande centro de transporte marítimo. A cidade, que se beneficiou de todo o tráfego marítimo associado ao comércio das Índias Orientais Holandesas, ampliou suas instalações portuárias e estendeu-se ao longo do rio Maas.
Rotterdam foi totalmente destruída na Segunda Guerra Mundial, e sua arquitetura hoje, foi um tipo de experimento criando um dos mais interessantes perfis de cidade do mundo. Hoje é conhecida como a cidade da arquitetura, e tem um apelo moderno e até futurista.
PONTOS TURÍSTICOS
The Cubes Houses ou em português a Casa dos Cubos criado pelo arquiteto local Piet Blom nos anos 70, a área residencial se trata de cubos inclinados em 45 graus.A ideia do arquiteto era otimizar o espaço interno de uma casa. Assim, cada casa é um cubo e cada cubo representa uma árvore. Todos os cubos juntos se tornam uma floresta, simbolizando uma aldeia dentro de uma cidade.
A Ponte Erasmus ou Erasmusbrug é um dos cartões postais da cidade e uma das pontes mais famosas da Holanda. Foi inaugurada pela Rainha Beatriz no ano de 1996, para ligar a zona norte à zona sul desta cidade. Ela tem em média uma longitude de 800 metros.
Temos também a the Euromast que é uma das maiores torres da Holanda. Lá de cima você pode ver alguams cidades da Holanda e da Bélgica. Criada em 1960 pelo arquiteto Maaskant, a torre foi projetada para o Floriade – um festival de exposições e jardins que acontece no país a cada 10 anos.
O porto de Rotterdam é um dos mais importantes da Europa, atendendo todas as modalidades de transporte e em extensão é o maior do mundo. Isso significa que é um dos principais pontos turísticos da cidade.
Com o tamanho de um campo de futebol, o Market Hall é o maior mercado coberto da Holanda , possui 100 vendedores de alimentos frescos, 15 lojas e 8 restaurantes, lá você pode comprar, comer e beber o que quiser.
A Igreja Medieval de Sint-Laurenskerk é o único edifício medieval que restou em Rotterdam e fica próximo do Markthal. Não é uma igreja grande, mas vale a pena a visita pela curiosidade de ser o único edifício medieval. Dentro dela há um grande espelho marcando a modernidade da cidade.
O Museum Boijmans Van Beuningen abrange arte holandesa e européia desde a idade média até o século XXI. Fundado em 1849, o edifício é um verdadeiro ícone de Rotterdam. Lá é possível encontrar obras-primas de Rembrandt, Monet, Van Gogh, Kadinsky, Rothko e muito mais.
Veja o mapa de rotterdam
Para os amantes de arte, cultura, galerias, moda e cafés aconchegantes, existe um lugar especial que é a Witte de Withstraat. A rua reúne diversão e arte 24 horas por dia.
Vale a pena visitar o site de algumas das atrações para saber um pouco mais sobre essa bela cidade:
Abaixo um vídeo que mostra um pouco mais dessa belíssima cidade.
Em breve iremos desbravar mais um destino. E espero por vocês e até lá.
Veja mais lugares com Bob na Estrada!
Turismo pelo litoral e no mundo…
Confira as balsas do litoral paulista…
Escute a sua rádio preferida!
Balneabilidade das praias.