O Centro da Roma Antiga nos dias de hoje
Roma e um trio inesquecível – O Coliseu, o Fórum Romano e o Palatino fazem parte de uma das áreas históricas e arqueológicas mais importantes de Roma. Isso porque as ruínas que vemos hoje em dia foram o centro da vida cívica, religiosa e econômica na Roma antiga.
Coliseu
O Coliseu que na realidade se chama Anfiteatro Flavio foi construído com tijolos revestidos de argamassa e areia e é o maior anfiteatro já construído. A construção começou em 72 d.c. no governo do imperador Vespasiano e foi concluída em 80 sob o governo do imperador Tito.
O anfiteatro estima-se que poderia abrigar entre 50 e 80 mil espectadores, a construção contava com um sistema de elevadores e jaulas subterrâneas, onde ficavam os gladiadores. Em algumas oportunidades o próprio imperador assistia os combates e o momento mais aguardado era quando ele mostrava o polegar para cima ou para baixo , demonstrando qual lutador deveria viver ou morrer.
Ainda hoje é impactante o olhar o Coliseu por dentro e por fora, pois das arquibancadas é possível conferir a área subterrânea onde antigamente haviam como já citado jaulas, prisões e áreas administrativas.
Esse é o monumento mais famoso da Itália e desde 2007 está entre as novas maravilhas do mundo.
Fórum Romano
Em frente ao Coliseu está o Fórum Romano, onde acontecia a vida política , comercial e jurídica de Roma desde o século 70 a.c. Nesse momento você conseguirá se transportar para a Roma antiga, se ver como se estivesse em uma viagem no tempo e como se pudesse quase ver as pessoas que ali viviam.
Essa é uma área muito grande , sendo que os monumentos mais bem preservados são os arcos de Tito, de Sétimo Severo, o templo de Antonio e Faustina , de Vesta e a Cúria que era onde o Senado se reunia.
Palatino
O monte Palatino é a mais central das sete colinas de Roma e umas das mais antigas da cidade. Ele tem uma elevação de 40 metros, acima do Fórum Romano e tem vista para os dois lados.
Conta a lenda que Roma se originou no Palatino e escavações recentes mostraram que já havia habitantes no monte em 1 000 a.C.. É no Palatino que foram encontrados vestígios arqueológicos que sustentam, que Rômulo teria fundado a cidade de Roma a partir dessa colina. Por isso os imperadores , filósofos , escritores e toda a aristocracia da época tinham escolhido esse local para construir seus palácios na época.
Bonus – Arco Constantino
Um bônus nesse trio é o Arco Constantino que é um arco triunfal de Roma construído por ordem do Senado Romano para comemorar a vitória do imperador Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvia em 312. Localizado entre o Coliseu e o monte Palatino, o arco foi inaugurado em 315. E o que dizer não há palavras, o melhor é admirá-lo.
Na próxima semana iremos desbravar mais um destino.
Espero vocês e até lá.
Veja mais lugares com Bob na Estrada!
Roma e um trio inesquecível
Roma e um trio inesquecível