História de Pompeia Onde viviam cerca de 20 mil romanos
Pompeia e a civilização desaparecida – Bob na Estrada em sua coluna de estréia no site Litoral na Mídia trazendo um pouco do turismo. Que se mistura com a história na cidade de Pompeia, na Itália e sua civilização desaparecida. Pompeia era uma cidade próspera à beira-mar e de grande porte em sua época. Onde viviam cerca de 20 mil romanos e era considerada um lugar muito agradável para se morar no império romano.
As suas terras e o seu clima temperado eram perfeitos para o plantio das uvas, matéria-prima para os vinhos e a sua indústria de lã também era bem poderosa. Não bastassem esses dois pontos a cidade possuía um porto às margens do mar Mediterrâneo com grande circulação.
Entretanto em 62 d.c. um terremoto atingiu a cidade como se fosse um aviso e em 79 d.c. uma das mais terríveis tragédias da história. E tudo isso foi registrada por Plínio, o jovem, que assistiu tudo a distância. O Monte Vesúvio entrou em erupção soterrando a cidade sob 6m de cinzas. Uma grande parte dos moradores foram surpreendidos pelos gases tóxicos que precederam da erupção. A lava vulcânica e a lama encobriram a cidade e muitas das vítimas tiveram os seus corpos petrificados.
A redescoberta da civilização perdida
As cinzas que soterraram a cidade ajudaram a preserva-la e com isso ela foi redescoberta no século XVI. Porém somente em meados do século XVIII começaram as escavações que revelaram uma cidade congelada no tempo.
A partir desse momento foi possível ter uma idéia, do dia a dia doméstico no antigo império romano. Foram localizadas tabernas, anfiteatros, prostíbulos e sem falar no que cada rua tem de sua história.
Vale destacar que esse redescoberta continua, pois dois terços da cidade de Pompéia permanecem soterrados.
Dicas sobre Pompeia
É incrível caminhar pelas ruas de pedras, entrar nas casas e percorrer os caminhos da antiga cidade romana. Uma visita a Pompeia pode levar um dia inteiro ou durar de 4 a 5 horas para ver tudo.
Abaixo algumas dicas:
- Se estiver em Nápoles partindo da estação Circunvesuviana há trens para Pompeia a cada trinta minutos, todos os dias da semana ;
- Ao chegar em Pompeia alugue um audioguia, há opções em inglês e espanhol;
- Prepare-se para caminhar muito por lá;
- Evite os finais de semana e as horas mais quentes no verão.
Se você ficou curioso em saber mais sobre esse parque arqueológico pode visitar o site www.pompeiisites.org onde terá informações atualizadas para sua visita à Pompeia.
Na próxima semana iremos desbravar mais um destino por esse mundo.
Espero por vocês e até lá.
Pompeia e a civilização desaparecida