A cidade vicentina têm as suas atrações o seu charme e beleza próxima a Capital Paulistana
O que podemos fazer em São Vicente? – Portanto, o turista que chega a São Vicente disposto a apreciar as praias, práticas esportivas, locais turísticos e prédios históricos tem um verdadeiro leque de opções. Além disso, São Vicente foi a primeira vila do país, fundada em 1532. Com quase 500 anos, em outras palavras, a cidade foi a primeira vila do país, fundada em 22 de janeiro de 1532 por Martim Afonso de Souza, se tornando a cidade mais antiga do Brasil. Ao mesmo tempo do local também saíram as primeiras expedições para o interior, inclusive a que fundou a cidade de São Paulo. Aqui nesta matéria selecionaremos algumas atrações para que você possa desfrutar da Cidade mais antiga do país!
Passeios
Ao mesmo tempo o turismo em São Vicente é bem variado, com praias pontos turísticos naturais, arquitetônicos, culturais e históricos. Entre suas atrações, por fim, se destacam as praias; Itararé, Milionários e Gonzaguinha; a Ilha Porchat; a Ponte Pênsil (a mais antiga do Brasil, inaugurada em 1914); e o teleférico que a liga a Praia de Itararé até o Morro de Voturuá, onde se tem uma vista deslumbrante da região.
Em resumo estas são as melhores opções de passeios de barco, velejo e esportes aquáticos em São Vicente:
- Ilha Porchat;
- Parque Ecológico Voturuá;
- Ponte Pênsil;
- Praia de Itararé;
- Praia do Gonzaguinha;
- VLT São Vicente;
- Passeios de Escunas;
- Passeios de Parapente e paragliding;
Veja dicas para o turismo de 1 Final de Semana
História de São Vicente
Sobretudo a região de São Vicente foi descoberta em uma expedição do português Gaspar de Lemos, em 1502, que encontrou a ilha e a batizou com este nome em homenagem a São Vicente Mártir.
Em 1532, Martim Afonso de Sousa fundou oficialmente a vila, por isso, que foi a primeira vila portuguesa da América, por ordens do rei de Portugal, dom João III.
Hoje, o município de São Vicente está situado na metade ocidental da Ilha de São Vicente, sob o mesmo ponto de vista, que compartilha com Santos, que fica na outra metade.
Praias de São Vicente
As principais praias de São Vicente são urbanizadas e com boa infraestrutura, posto que, possuem quiosques à beira mar, bares e restaurantes. Em síntese, contam também com hotéis, pousadas e apartamentos para alugar.
Praia de Itararé
Com 2.400 metros de extensão, antes de tudo, a Praia do Itararé está situada entre a Ilha Porchat e a Ilha Urubuqueçaba, na divisa com Santos. É, portanto, a maior e uma das mais agitadas praias de São Vicente. É a praia com maior concentração de jovens durante o verão, por mais que, suas formações de ondas propíciam à prática do surfe.
A praia conta com 46 quiosques, ao passo que, oferecem petiscos e bebidas. Inegavelmente no local, foi implementado um complexo de lazer, com calçadão, iluminação, playground e o primeiro jardim de praia com árvores de Mata Atlântica do Brasil.
Lá funciona o Teleférico, que leva turistas para o alto do Morro do Itararé, de tal forma que, onde saltam os praticantes de voo livre. O pouso, portanto, ocorre em uma área destinada também na orla do Itararé.
Praia dos Milionários
Com 200 metros de extensão, em suma a Praia dos Milionários está situada junto às pedras da Ilha Porchat, com mar calmo. Dessa maneira, nos rochedos à sua esquerda é propícia para a pesca e oferece uma bela vista da baía de São Vicente e da Ponte Pênsil.
Seu nome se deve aos prédios do local, por fim, serem considerados de alta classe. Bordeada por arranha-céus, desse modo, a praia tem faixa de areia branca, bem estreita com pedras. Apresenta problemas ambientais, se bem que, com a diminuição progressiva da sua faixa de areia devido à elevação do nível do mar.
Praia do Gonzaguinha
De fato, também conhecida, como Praia de São Vicente é considerada a praia mais badalada da cidade. Da mesma forma conta com vários quiosques, bares, restaurantes e lojas, próxima ao centro e de atrações históricas.
Em primeiro lugar possui 800 metros de extensão, em uma baía de águas calmas, entre o Marco Padrão e a Praia dos Milionários. Com toda a certeza é muito procurada para prática de esportes, como; iatismo, jet-ski, wakeboard e Wind surf, frequentada também por moradores do local.
A saber possui bancos e decks de madeira para acesso à areia, espaço verde, quiosques com cobertura de piaçava ao longo do calçadão. Há também um píer particular, visto que, que efetua passeios diários pela Baia.
Ao seu lado localiza-se a praça Biquinha de Anchieta e a Praça Ipupiara, desse modo, onde ocorrem exposições, shows, vendas de artesanato, entre outras atrações.
Praia de Parnapuã
Também conhecida como Praia das Vacas, surpreendentemente, tem 400 metros de areias escuras localizada na saída da Baía de São Vicente, nas encostas do Parque Prainha. Sobretudo fica no final da Avenida Saturnino de Brito, próxima a Ponte Pênsil, na parte continental da cidade e frequentemente está imprópria para banhos.
Praia de Itaquitanduva
Praia deserta, localizada dentro do Parque Estadual Xixová-Japuí, mas atrás do Morro do Xixová, abaixo do Pico do Itaipu.
O acesso é por trilha de aproximadamente 40 minutos que passa por áreas de Mata Atlântica do Parque, contudo, possui 300 metros de extensão, sem qualquer infraestrutura, é muito procurada por surfistas.
Trilhas e cachoeiras
Inesperadamente o Portal Litoral na Mídia não teve acesso a nenhuma informação de cachoeiras na cidade de São Vicente, nas pesquisas vimos cachoeiras na região de Praia Grande. Porém temos a trilha que vai para a praia de Itaquitanduva de nível médio a difícil em dias de chuvas. Dessa forma, a trilha sai do bairro Japuí, o visitante é levado até a praia de Itaquitanduva, podendo se utilizar a trilha do Curtume ou trilha dos Surfistas.
em São Vicente o Surf é vida
Com toda a certeza, a ilha de São Vicente tem vários lugares para a galera surfar! E sobretudo, também conta com muitas escolinhas de Surf. No entanto, iremos listar aqui depois de nosso texto.
Ondulação em São Vicente
Algumas ondulações acionam todos os picos, de Itaquitanduva em São Vicente a Ponta da Praia em Santos, além disso, tornando a baia um imenso parque de diversão para todas as modalidades do surf, como pranchinhas, longboards, bodyboards, hand-surf, kneedboard até mesmo um jacarezinho para os intusiastas.
A posição geográfica da Ilha favorece ondulações vindas do sul, favorecendo primeiro São Vicente, por conseqüência as suas praias, onde normalmente as ondas quebram um pouco maiores e mais fortes. No mesmo dia é possível encarar ondas fortes e abrindo com mais de 2 metros na Porta do Sol, ainda que, na intocada Itaquitanduva, Garganta do Diabo, Porta do Sol, Itararé e até mesmo no Gonzaguinha em dias de ressaca!
Bares e Baladas
Entre muitas opções vicentinas, sobretudo, existem muitos lugares para passar com a família e amigos. Baladas super agitadas, da mesma forma, muitos bares com porções tradicionais, hambúrgueres artesanais, comidas japonesas entre uam diversidade local. Salvo que, São Vicente é uma cidade linda que instiga as pessoas a degustar um delicioso chopp.
Sobretudo, não importa se o objetivo é comemorar seu aniversário, curtir um happy hour com os amigos e familiares ou fazer aquele “rolê” no final de semana. Contudo, algumas casas é perfeita para você, curtir uma boa musica ou dançar. Programe-se para fazer uma visita a São Vicente e usufrua desse paraiso pertinho da Capital Paulistana.
Confira as Baladas mais Badaladas
As badaladas baladas Vicentinas tem uma energia única, pessoas sorridentes e alegres a todo momento em grande vibração. Sobretudo, um clima de praia paulistana de um povo solicito e amigo totalmente verde-amarelo. Uma energia contagiante, paqueras, novas amizades e muita lembrança boa. Confira os mais indicados:
The Club
The Club International – um local privilegiado no alto da Ilha Porchat, um espaço com uma decoração rústica que combina o clássico e o moderno. Espaço para 2.500 pessoas, trazendo shows e DJs da cena local, em vários ambientes incluindo piscina.
Isla Bonita
Isla Bonita – Bar e danceteria com porções, drinques e chopes, ao som de pagode, sertanejo, axé, pop rock, MPB e eletrônico. Com vista panorâmica, casais podem dançar os melhores hits na pista, com som e luz de primeira, garantem o clima para dançar e ter bons momentos.
Alameda Club
Alameda Club – Casa noturna com variedade em drinques e petiscos, festas temáticas com DJs de lounge, pop, funk e sertanejo. Com áreas internas e externas o clube oferece lounge com vista panorâmica para o mar e estrutura para pequenos shows, bar e uma pista moderna e equipada com palco grande.
Hoteis e Pousadas
São Vicente, portanto, oferece um bom número de opções de hospedagem. Além de hotéis e pousadas há também uma farta oferta de apartamentos para alugar por diárias. Os melhores pontos de hospedagem ficam entre a praia do Itararé e praia do Gonzaguinha.
Confira empresas de reservas e avaliações:
Onde comer em São Vicente?
Entre porções tradicionais, hambúrgueres artesanais, comidas caseiras ou típicas de outros países, São Vicente, ademais, se mostra uma cidade com opções gastronômicas para todo tipo de público e ocasião. Sobretudo, o Litoral na Mídia, pesquisou os nomes mais conhecidos até as melhores novidades por lá e preparamos uma lista com 9 bares e restaurantes em São Vicente que você precisa conhecer.
Não importa se o objetivo é comemorar seu aniversário, curtir um happy hour com os amigos ou apenas dar aquele rolê no final de semana, ou escolher alguns dos melhores lugares de São Vicente para curtir suas férias.
O Litoral na Mídia, selecionou alguns lugares que pode ser perfeito para você. Conheça, mande para os amigos e família e programe-se para fazer uma visita a cada uma.
Veja alguns lugares, para você e sua família aproveitar bem a cidade vicentina:
- ENJOY Temakeria;
- Deck Praia;
- Ti Maria Restaurante, Pizzaria & Chopperia;
- Muchachela;
- Surferia Lounge & Bar;
- Torre Praia Restaurante;
- Boteco Zero Grau;
- Restaurante Marina Aquarium;
- Central Chopp Grill – Gastro Bar;
- Boteco da Best;
- Point#13.
Aproveite São Vicente
Dependendo do motivo de sua visitação à cidade, contudo, será melhor visitar São Vicente em épocas diferentes. Para curtir as ademais praias vá no verão (entre dezembro e março). Porém estes são os meses que mais chove (média de mais de 300mm ao mês), geralmente em pancadas de verão.
Se a intenção de sua viagem é apenas conhecer os pontos turísticos prefira o inverno. Entre maio e setembro a média de precipitação de chuva baixa para pouco mais de 100mm. O ideal é estar de carro para circular pelas atrações de São Vicente e também das cidades vizinhas da baixada Santista.
Telefones Úteis:
Defesa Civil | 3467-7708 |
Hospital | 3323-1295 |
Policia Militar | 3323-1709/1190 |
Policia Ambiental | 153 ou 3569-2213 |
Rodoviária | 4040-4254 |
Parque Estadual Xixová-Japuí | 3567-2190 |
Samu | 192 3463-1915 3467-8824 |
Hospital São José | 3048-9488 |
Conheça as praias de São Vicente clicando aqui!