O arquipélago mais badalado do Litoral Norte do Estado de São Paulo, promete momentos inesquecíveis, veja o que fazer em Ilhabela
O que podemos fazer em Ilhabela? – Surpreendentemente Ilhabela, fica no estado de São Paulo “logo” em frente a São Sebastião, tem quase 35 mil habitantes e a infraestrutura da cidade chama muito a atenção de todos os turistas que por lá visitam. O acesso a Ilhabela pode ser pela balsa para carros ou de catamarã que servem a pedestres e ciclistas. Chegando lá, já encontram bancos, mercados, restaurantes, farmácias, marinas, quiosques e um comércio muito vasto de produtos e serviços, entre outras facilidades que não se encontraria facilmente em outras ilhas brasileiras.
Sobretudo um problema a se considerar na temporada de férias e feriados (além da famosa fila da balsa) é o estacionamento em alguns lugares e algumas praias não tem acesso a carros e será necessário estacionar nas proximidades ou alguns estacionamentos particulares, uma tarefa difícil na alta estação. Deixaremos as mais indicadas para tu ter uma experiência inesquecível.
Passeios
Dependendo de onde tu estiver hospedados, conquanto uma boa dica é alugar uma bike com cadeirinha e pedalar pelos 10 km da ciclovia à beira mar. O passeio é incrível, a paisagem é maravilhosa. Podendo parar para apreciar o lindo pôr do sol de Ilhabela. Em toda a orla do bairro do Perequê tem praias com parquinhos de madeira, com balanço, escorregador, etc. A região onde mais se concentra lojas de passeios e aluguéis de bicicletas é entre o Perequê e a Vila.
Acima de tudo, há muitas agências de turismo em Ilhabela. Com muitas opções de passeios, como locação de Jipes. Para se deslocar para o lado leste do Arquipélago. Sentido Castelhanos em meio à Mata Atlântica. Aventura é garantida, faça uma boa pesquisa para encontrar uma agência adequada com qualidade em atendimento e bolso.
Estas são as melhores opções de passeios de barco, velejo e esportes aquáticos em Ilhabela:
- Oceano Sub Mergulho Ilhabela;
- Jipe Aventura Turismo;
- Ilhabela Jeep Tour;
- DA.MA.TA Ecoturismo;
- Dagami Tour;
- Dicas de velejo site Ilhabela;
- Surf Trips;
- Buzy Tour – Indicada pelo Litoral na Mídia, a moda Caiçara, com o amigo Lê Buziano.
Veja dicas para o turismo de 1 Final de Semana
Descubra Ilhabela
No entanto, são mais de trinta opções de praias para curtir em Ilhabela. E, acredite, elas são bem diferentes umas das outras, sendo assim, aproveite para conhecer várias! Grande parte das praias é ligada pela mesma estrada, o que facilita muito na hora de visitar uma a uma. Aproveite e inclua mais de uma no roteiro do seu dia de passeio. Vale primeiro percorrer as praias do Sul, depois do Centro e, na sequência, as praias do Norte. Todas com acesso pela mesma pista. Depois, invista nas praias do Leste, mais selvagens e acessíveis de barco ou por longas trilhas. Veja mais sobre as principais praias de Ilhabela.
As praias do Sul
A princípio as praias do Sul de Ilhabela são bem movimentadas e estão entre as mais visitadas pelos turistas. Apenas 7 km separam a primeira e a última praia na região. Se você faz a linha que curte praia badalada, a melhor pedida é a Praia do Curral. Para curtir o mar, aliado à boa infraestrutura e um lindo pôr do sol, a opção é a Praia do Julião. Agora, para quem não gosta de quiosques à beira-mar, o caminho é a Praia da Feiticeira.
Além dissom, os turistas que querem de tudo em um mesmo lugar vão se identificar com a Praia Grande, que oferece quadras de esportes, orla, restaurantes, aluguel de equipamentos esportivos e ainda uma igrejinha. Portanto para fugir de todo o agito, o melhor é ir à Praia do Veloso. Mas se o desejo for por um mergulho especial, siga para a Praia da Ilha das Cabras e aproveite para praticar snorkeling.
As praias do Centro
De fato o Centro de Ilhabela é marcado pela boa infraestrutura da orla, que segue por todas as praias e proporciona um belo passeio para quem quer percorrer o trajeto, com total de 4 km, a pé ou de bike. A Praia do Perequê é a primeira faixa de areia do Centro e também a mais animada. As praias de Itaquanduba e Itaguaçu são bem mais tranquilas e agradam principalmente ao final da tarde, quando o pôr do sol dá espetáculo. O passeio também vale na Praia do Engenho, que conta com um belo edifício colonial do engenho de açúcar do século XVII.
Em suma a Praia do Saco da Capela tem orla charmosa e é um convite ao passeio sem pressa. Sente-se em um quiosque, aproveite a linda vista para os veleiros que colorem o mar e curta sem hora pra ir embora. Para fechar, termine o tour pela Praia da Vila, onde a graça está nos prédios coloniais que marcam o centro histórico de Ilhabela. Emende o dia de praia em um happy hour ou jantar em um dos bons restaurantes da ilha.
As praias do Norte
Inegavelmente o Norte de Ilhabela é bem tranquilo e mais frequentado pelos turistas que se hospedam na área. A região, conta com asfalto em quase todas as praias, sendo que as duas últimas e mais preservadas — Praia da Pacuíba e Praia do Jabaquara — são acessíveis por estrada de terra. Seguindo do Centro rumo ao Norte, a primeira faixa de areia é a Praia de Santa Tereza, que rende lindos retratos entre as coloridas canoas caiçaras. Na sequência, a Praia do Barreiros é bem pouco movimentada, enquanto que a Praia do Viana e a Praia da Siriúba oferecem deliciosos quiosques em praias com mar calmo e clima de tranquilidade.
Um pouco adiante, a Praia da Pedra do Sino atrai os turistas pela boa oferta de serviços. Tanto quanto a Praia Ponta da Azeda e a Praia do Pinto chamam atenção pelo lindo mar transparente e repleto de vida marinha. A qualidade do mar se repete na Praia da Armação, que conta com restaurantes, quiosques e uma linda igrejinha para completar a paisagem. Aqui, termina o asfalto e começa a estrada de terra, que leva à escondida Praia da Pacuíba e a uma das estrelas de Ilhabela: a Praia do Jabaquara, onde o mar é espetacular e o mirante no alto da estrada causa comoção.
As praias do Leste
Portanto com acesso mais restrito e ambiente mais selvagem, as praias do Leste de Ilhabela são consideradas as mais preservadas da ilha. A maioria é acessível apenas pelo mar, o que torna a visita a essas praias um grande passeio. As mais conhecidas são a Praia do Bonete (com acesso pelo mar) e a Praia de Castelhanos (com acesso por trilha, carro 4×4 e barco). Inegavelmente com boas ondas e cercadas por montanhas repletas de verde, as duas estão entre as mais bonitas de Ilhabela.
Castelhanos é famosa pela orla em formato de coração, que pode ser vista do alto de um mirante. O passeio que leva à praia pelo mar faz paradas também na Praia da Fome e Praia do Saco do Eustáquio, sendo que há outras praias no percurso que podem ser vistas em trajetos de barco, como a Praia do Poço, Praia da Serraria, Praia da Granxuma e a Praia da Caveira. Já a Praia Mansa, Praia Vermelha e Praia da Figueira podem ser visitadas também por trilha a partir de Castelhanos. Vale dizer que Castelhanos também pode ser conhecida por via terrestre, com veículos 4×4.
Surpreendentemente Bonete é um dos passeios mais difíceis de Ilhabela, já que depende de boa condição de mar para ser visitada. A praia é linda e oferece boas ondas para o surfe. A partir do Bonete, vale ir também à Praia de Enchovas (acessível também por trilha de 50 minutos a partir do Bonete) e a Praia de Indaiaúba (com acesso de barco).
Mergulho de snorkel ou cilindro
Contudo o mar de Ilhabela é repleto de vida e até alguns naufrágios. Mergulhar nos arredores da ilha é uma excelente experiência. E nem é preciso investir em passeios. Para ver peixes, corais e tartarugas, basta botar o snorkel e a máscara e seguir para praias como a Ilha das Cabras, Ponta da Azeda, Julião e Armação. Confira aqui os melhores lugares para mergulhar na América do Sul.
Trilhas e cachoeiras
Se bem que Ilhabela não vive somente de praias. Há muitas cachoeiras por toda a ilha. Exatamente 365 cachoeiras espalhadas pelo arquipélago. Resumindo 1 cachoeira para cada dia do ano. Há cachoeiras com acesso bem fácil sendo alcançadas de carro. Pesquise um Guia para leva-lo em qualquer canto do arquipélago.
Embora outras trilhas exigem um pouco mais de resistência humana, como a trilha que parte do sul até o Bonete. São exatamente 4 horas de caminhada e muitos borrachudos. Um bom repelente é a pedida. Ou a lenda caiçara: comer um dente de alho puro, pra enfrentar algumas horas de trilha. A prática de trekking é uma das melhores atividades para quem busca uma boa aventura. A recompensa é sempre um delicioso banho de água gelada em meio à mata. Indicação para passeios e trilhas em Ilhabela.
O pôr do sol
Em Ilhabela, com toda a certeza, não será uma tarefa fácil escolher entre tantas opções. Relaxe depois de muitas atividades à beira-mar, escolha uma porção de areia que ofereça um lindo pôr do sol! O entardecer é muito lindo no arquipélago. Todos os lugares vai dar um tom especial ao seu visual.
Em síntese o final de tarde na Praia do Curral, pode ser regrado a brindes de espumantes, champanhes e um bom vinho branco; na Praia do Julião, onde as grandes pedras dentro do mar oferecem palco especial para ver o espetáculo; na Praia Grande, onde o píer parece ser o lugar perfeito para estar naquele momento; e no Restaurante e Bar All Mirante, com delicioso cardápio servido em um deck com vista para o mar.
Bares e Baladas
Dessa forma a balada em Ilhabela é curtir o visual. Relaxar e se divertir ao mesmo tempo. A natureza fez o trabalho dela e os empresários, o deles. À beira-mar, foram construíram os clubes de praia top: coisa fina, com faixa de areia, deck, espreguiçadeira, piscina, culinária sofisticada e, claro, muita música com DJ’s renomados.
Confira as Baladas mais Badaladas
Sobretudo as badaladas baladas pé na areia desembarcou em Ilhabela. Um clima do mediterrâneo totalmente verde-amarelo. Uma energia contagiante, paqueras, novas amizades e muita lembrança boa. Confira os mais indicados:
Sea Club
Contudo o Sea Club é um deles. São 3.900m² de área bem de frente para a Praia do Saco da Capela. De domingo à sexta, o atendimento é no formato Day Club: adulto desembolsa 50 reais e criança, 25, pra passar o dia curtindo o clube, almoçando à beira-mar.
DPNY
Portanto um outro point badalado de Ilhabela é o DPNY, um hotel pé na areia na Praia do Curral. Mesmo esquema “diversão/tranquilidade” num pacote só. Pufes, colchões, piscina, restaurante, música ambiente e um “detalhe” a mais: spa. Sim, um agrado para o corpitcho! Que mordomia!
Café de la Musique
Mas e a festa com DJ, que vara a madrugada? Lá tem, mas só no Réveillon. Que é quando rola outra balada organizada pelo Café de la Musique, ali perto, também no Sul da ilha. Sabe aquele dining club de Sampa, cheio de gente famosa? É o próprio. Pelo segundo ano, em contraste o pessoal de lá escolheu Ilhabela pra fazer a virada.
Contudo Open Bar com uísque, vodka, cerveja, energético, gim, refrigerante e água; mesa de frutas; queima de fogos e muita música lá no casarão histórico da Praia da Feiticeira.
Bares indicados
Precipuamente tu quer tomar uma cerveja bem gelada em ambiente descontraído e clima de praia? Ilhabela oferece alguns lugares para esse momento. Há diversas opções de bares com mesinhas na calçada. ao grande movimento de pessoas de todos os lugares do mundo em Ilhabela. A maioria destes lugares com direito a música e muita gente animada. Conheça alguns indicados:
Estaleiro Bar
Todavia o Estaleiro Bar é a casa da música ao vivo em Ilhabela, ambiente perfeito para uma noite agradável de entretenimento, cercado de gente bonita e interessante. No cardápio o mais variado repertório musical: do forró ao Rock and Roll, passando pelo jazz, MPB, samba, reggae, Surf Music. Sempre prezando pela qualidade sonora.
DPNY
A saber seguindo o estilo dos clubes de praia europeus, o bar do hotel DPNY Beach Club oferece um espaço requintado, onde se pode comer e beber, enquanto se aprecia a vista em sofás e espreguiçadeiras brancas posicionados à beira da piscina ou na areia.
Bar SP
Com vista para o Canal de São Sebastião e localizado na rua do Meio, o Bar SP conserva portanto um estilo de boteco, com mesas na calçadas e cerveja de garrafa.
Para agitar o público, shows de MPB, jazz e bossa nova nos finais de semana. No cardápio, porções de pastéis (carne, queijo e camarão),pizzas e cerveja Original.
SEA Club
Vista para o mar, pé na areia, ambientes deslumbrante, são características que consolidaram o Sea Club ao longo de seus quatro anos de existência como um dos endereços mais badalados para os amantes da música eletrônica. As famosas “Sunset Parties” do club contam ocasionalmente com uma estrutura impecável de som, iluminação, painel de led de alta definição, performances, tendas e muito mais.
Hoteis e Pousadas
Em suma Ilhabela oferece uma variedades de hotéis e pousadas pelo arquipélago, dependendo do estilo, gosto e bolso. Desde pousadas rústicas e hotéis bem estruturados. Com SPA, piscinas, saunas, áreas de lazer e serviços adicionais, como passeios, trilhas e atividades com guias turísticos. Deixaremos aqui opções de consultas e reservas para sua escolha. Veja alguns lugares do Litoral Norte para você e sua família!
Confira empresas de reservas e avaliações:
Onde comer em Ilhabela?
Entre as praias do Curral ao Sul até Ponta da Roçada perto da Praia do Pacuiba ao norte, portanto você encontra muitos lugares para comer aquele peixinho a moda. E no trecho mais movimentado da Ilha do Perequê até a vila se concentra uma cena gastronômica para todos os gostos e bolso.
Sobretudo com opções de quiosques, food trucks, bares, cafés e restaurantes para todos os gostos. Encontramos também os beach clubs para passar o dia na areia saboreando quitutes e drinks. Litoral na Mídia indica a Pedra do Sino onde podemos ficar próximo ao mar. E também, portanto os restaurantes de hotéis que podem ser frequentados sem precisar estar hospedado no sul da ilha.
Escolha o melhor lugar, logo após peça indicação de onde você está hospedado, sempre tem aquele cantinho bem caiçara, que vale a pena comer. Veja onde comer no Litoral Norte de São Paulo!
Veja alguns lugares, para você e sua família aproveitar bem o arquipélago:
- Famiglia Manzoli;
- Cheiro Verde;
- Hamzburger Artesanal;
- Creperia N’Areia;
- Restaurante Pimenta de Cheiro;
- Prainha Do Julião Bar & Restaurante;
- Quiosque do Alemão;
- Manjericão;
- All Mirante Bar e Restaurante;
- Sushi Bar DPNY;
- DPNY Gastronomia.
Aproveite Ilhabela
Surpreendentemente o arquipélago de Ilhabela é um paraíso com 83% de área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela e a maior reserva de Mata Atlântica do planeta. Com flora e fauna diversa, a beleza local é completada por 42 praias e cachoeiras abundantes.
Para atender a forte demanda de turistas na alta temporada, contudo a cidade conta com uma vasta rede hoteleira, gastronomia de alto padrão e uma movimentada vida noturna, aliada ao clima tropical. Ilhabela é um destino ideal durante o ano inteiro! Aproveite…
Telefones Úteis:
Defesa Civil | 192 |
Hospital Municipal Gov. Mario Covas Jr. | 3895-3520 |
Policia Militar | 3895-8562 |
Policia Ambiental | 3896-0811 |
Litorânea / Passaro Marrom – Ilhabela | 3895-8247 |
Parque Estadual de Ilhabela | 3896-2585 |
Samu | 192 |
Santa Casa de Misericórdia | 3896-1710 |
Conheça as praias de Ilhabela clicando aqui!
Divirta-se no belo arquipélago
A bela Ilhabela