Helfštýn, M. Central, República Tcheca
O monumental castelo de Helfštýn – Visto de certos ângulos, o castelo de Helfštýn Castle parece um bloco impenetrável de pedra entalhada. As origens de uma fortaleza no alto desta colina da Morávia Central remontam ao fim do século 13. O castelo acabou crescendo de uma forma colossal com a reforma em estilo gótico que sofreu cerca de cem anos depois.
A história de Helfštýn está intimamente relacionada ao desenvolvimento da cidade vizinha de Lipník nad Bečvou. Que possui uma série de valiosos monumentos arquitetônicos. Entre eles o castelo clássico e uma das mais antigas sinagogas do gótico tardio da República Tcheca.
As muralhas de Helfštýn resistiram bravamente a inúmeros ataques ferozes. Inclusive ao longo da cataclísmica Guerra dos Trinta Anos, no século 17. Desde então, as coisas se acalmaram consideravelmente. E agora, o castelo (que está ótimo após uma reforma iniciada em 1911). Abriga visitantes. E sedia um encontro mundial de exímios ferreiros. O Hefaiston.
As ruínas do castelo estão situadas em uma colina alta e arborizada. Acima da parte mais estreita do Portão da Morávia. E acima da margem esquerda do rio Bečva. O complexo tem 187 metros (614 pés) de comprimento. E 152 metros (499 pés) de largura. É um dos maiores castelos em área da República Tcheca.
Galeria de imagens
História
O castelo foi provavelmente estabelecido no final do século 13. Pelo cavaleiro saqueador Friduš (ou Helfrid) de Linava. Que usou o castelo como base para roubar mercadores durante os tempos turbulentos. Que se seguiram ao assassinato de Wenceslas III, o último Přemyslid, em 1306. Como as escapadas de Friduš não podiam ser ignoradas. O jovem rei João de Luxemburgo enviou suas tropas para lidar com os bandidos. Embora Friduš tenha morrido, ele deu seu nome ao castelo.
Na virada do século 14, a família Kravař a adquiriu, após o que ela se tornou o centro de suas extensas propriedades. Durante o século 14 e o início do século 15. O castelo foi remodelado como um gótico fortaleza. Os Senhores da Kravař proprietária do castelo até 1447. Foi então realizada principalmente por uma série de Morávia famílias nobres. Entre eles o Sovinec família, a Kostek de Postupice família, a Pernštejn , o Ludanice e o Bruntálští z Vrbna família.
Esta estrutura inatacável resistiu a vários cercos. Foi um importante bastião hussita contra a cidade católica alemã de Olomouc. E também atuou em apoio ao rei George de Poděbrady. Contra o rei húngaro Mathias Corvinque. E foi incapaz de derrotar as tropas do rei. E capturar a fortaleza em 1468. Nem mesmo os suecos e dinamarqueses. Conseguiram capturá-la durante a Guerra dos Trinta Anos.
O monumental castelo de Helfštýn
Castelo de Helfštýn