Jair de Oliveira 52 anos de idade, continua sendo um menino radiante e humilde, sendo treinador de surf da nova geração nos dias de hoje
O menino furacão do surf brasileiro – Jairzinho como é conhecido pela nata do surf, pela grande comunidade do esporte. Hoje continua vivendo na sua cidade de nascimento da Baixada Santista. A cidade de Santos. Jairzinho Pai de 3 (três) filhas e Avô de 2 (duas) netinhas. É casado com Sumara Oliveira. O furacão do surf, como era visto no início de milênio. Fez parte da base, da elite do surf. Visto como um dos percursores da história do surf brasileiro. Um “master” atleta, com um nível de surf bem completo.
Um dos principais nomes do surf santista e hoje um dos mais experientes atletas entre os profissionais do surf brasileiro. Jairzinho, o menino furacão, coleciona títulos importantes, como:
- Campeão paulista júnior em 88;
- Campeão paulista open 89;
- Tri campeão paulista pro 94, 97,98;
- Campeão brasileiro de triagem em 1991;
- Campeão brasileiro de duplas em 2000;
- Campeão circuito capixaba pro 97;
- Bi Campeão Santista Pro.
O furacão da cidade de Santos, permaneceu por vários anos, entre os tops 16 brasileiros. Na principal elite de surf. Competiu por muito tempo no Super Surf, evento que retornou em 2015. E agora é conhecido como Super Surf Experience. E o SSXP é realizado com sangue novo da CBS ao comando do ex-surfista profissional Teco Padaratz.
Outras competições do Furacão
Jairzinho fez história em Maresias no ano de 2003. Aos 33 anos de idade já era tricampeão paulista. A Disputando a terceira e decisiva etapa do Paulista FreeSurf Protrials. Teve a chance de fazer a história de ser 4 vezes campeão paulista profissional. Não atingindo o seu principal objetivo.
O feito foi obtido por Almir Salazar, que deixou sua marca no início da década de 80.
Na época Jairzinho antes de competir, disse sem perder sua fé: “Vou lá para ganhar, como em todos os campeonatos que participo”.
Em 2017, o menino furacão, Jair de Oliveira foi campeão do 2º Festival de Surf Costa da Mata Atlântica. Mostrou que foi um ciclone do surf. Foi uma potência na praia de Itararé em São Vicente, São Paulo. Quando conquistou esse título já há tantos anos competindo, ele disse:
– Ganhar é sempre bom. É um sentimento muito gostoso. Gostei muito do evento pela estrutura dada ao atleta, área e tratamento. Não cobrar inscrição também ajuda. Isso é muito bom para o esporte – disse o surfista na época do evento.
Evolução nos treinos
O furacão brasileiro da cidade de Santos, foi sempre muito bem assessorado, treinado e corrigido no seu surfar. Jairzinho lembra dos seus treinamentos, para dar mais ênfase aos benefícios da prancha e das remadas. Depois do seu tri-paulista, Jairzinho comenta sobre seu treinador na época. O educador físico Rogério Mello, ex-técnico da seleção santista de surf. Dando todo amparado físico ao Jair de Oliveira livrando-o de sérias contusões e erros.
Outra pessoa que Jairzinho lembra é do o lendário Chico Paioli, um dos precursores do surf nos anos 60. Acompanhou nosso surfista do mês nos três títulos paulista, onde ensinou tudo o que sabe sobre o surf e tranquilizando nos momentos de competição. Jairzinho ressalta com muito orgulho o monstro das pranchas Twin Fin e as Fishboards O mestre Chico Paioli
Coach surf
Hoje a vida do Jairzinho de Oliveira é de retribuições. Hoje em dia está em aberto, para passar seus conhecimentos do esporte. Atletas que buscam desempenho e melhorar a “performance” na água, tem esta oportunidade com o Furacão do Surf. Viaja o mundo, atrás das melhores ondas para aumentar a sua curva no surf. O seu carisma e profissionalismo lhe garantem como um excelente treinador e grande técnico de surf. Sendo mais conhecido como “coach surfers”.
Na edição desta matéria, nosso surfista do mês de Outubro, Jairzinho esteve em El Salvador. Pegou algumas ondas nos picos de El Salvador. Sua ida foi para buscar ondas e fazer um treino com seu aluno Gabriel Brasil. Escute o áudio abaixo da trip:
El Salvador
Obrigado menino furacão do surf brasileiro
O Furacão do surf é uma pessoa que dispensa muitos comentários. Precisa ser lembrado e reconhecido como o surfista que ajudou no alicerce do esporte. Ajudou fazer o nome, livrando o surf de muitos preconceitos e hoje reconhecido como um esporte olímpico.
Além de muitos amigos pelo mundo do surf, seu carisma cativa quem o conhece. Esse é o nosso surfista do mês de Outubro, mês das crianças. Parabéns garotinho!
O garoto cintilante de sorriso sereno e eterno campeão, não deixa de agradecer a tudo e a todos.
“Gostaria também de agradecer meus apoiadores, ou melhor “Grandes amigos” que fiz nesses anos de surf, DUKFIN surfwear, Float Action surfboards, Rip Cord acessórios, Surf Trunk surf shop, Rodrigo de Deus e Fu Wax”, finaliza o comentário, Jairzinho de Oliveira. O furacão do surf brasileiro.
Filme Aloha
Jairzinho foi um dos protagonistas do filme curta-metragem. Um documentário sobre o surf adaptado. Com uma produção de jovens das Oficinas Querô. E a produtora Querô Filmes em 2010. Onde participou com outro nomes do esporte, Taiu Bueno e Jojó de Olivença. Assista o documentário.
A direção do documentário foi de Nildo Ferreira e Paula Luana. Com a ênfase na sintaxe de que o mar é a inspiração para a vida. Das ondas, o impulso para o prazer. Com os avanços tecnológicos acabaram as barreiras entre surfistas com necessidades especiais e sua paixão pelas ondas. Escute o áudio de Jairzinho, sobre sua participação:
Considerações finais do Furacão
Finalizando a sessão com Jairzinho Oliveira. O menino tranquilo da cidade Santista, Furacão continua na ativa. Surfando altas ondas, viajando, ensinando e escrevendo seu nome nos 7 mares do planeta. Tri-Campeão Paulista de grande reconhecimento. O Litoral na Mídia fica muito orgulhoso em publicar este renomado surfista profissional no mês de Outubro. Big Aloha a todos!
Ficha Técnica do vídeo e imagens
Imagens:
Knal do Esporte, Dinho Imagens, Alberto Dias, Agobar JR., Luiz Felipe, Oficina QUERÔ, Albatroz Burns, FLUIR, Clemente Coutinho, HARDCORE e arquivos pessoais.
Roteiro e direção do Vídeo:
Litoral na Mídia e Boletim das Ondas Brasil
Edição:
Litoral na Mídia
Finalização:
Alexandre Destro
Apoio cultural:
Boletim das Ondas Brasil
Música:
Broken – Patrick Patrikios
Oceans – Bobby Renz | Text Me Records
Aloha nui Loa !!!
Matérias de Surfe
GOOGLE Surf
O que fazer em seu litoral?
Pode pet na areia da praia?
Litoral em ação
Escolha a sua rádio
1 ST Music Surf
Confira o Boletim das Ondas