Rodrigo Dornelles conhecido como “Pedra” na comunidade do surf, os amigos mais íntimos o chama de Dorna ou até de Sasquatch
O chimarrão alcalino do surf – Rodrigo “Pedra” Dornelles nasceu em Torres no dia 9 de Janeiro de 1974. Casado e pai de dois filhos. Foi Campeão Gaúcho de Surfe em todas as categorias após já ter sido campeão Mirim em Santa Catarina.
Pedra em sua carreira conquistou seu espaço no mundo do surf, levando o nome de Torres sempre na bagagem, confira suas conquistas:
- Ficou em 9º Lugar no Campeonato Mundial Amador realizado na França, em 1992;
- Conquistou o 8º Lugar no ranking brasileiro profissional, em 1993;
- Foi o melhor brasileiro no Circuito Mundial de Surfe, em 2007;
- Ficou em terceiro lugar no Ranking Mundial WQS (World Qualyfying Series) em 2007;
- Foi integrante do WCT (World Championship Tour) por quatro anos – 2001, 2002, 2007 e 2008.
Em 2007 aos 33 anos, foi o melhor brasileiro na temporada do World Men’s Championship Tour (WCT). Ao lado do carioca Leonardo Neves, ocupando a 19ª posição no ranking após nove etapas.
Foi o único gaúcho a participar do circuito mundial. Voltou à elite após cinco anos longe das competições. Em 2001 terminou em 40º lugar e, no ano seguinte, em 44º.
Picos preferidos
Pedra é um surfista versátil, como o polivalente surfista do mês março, Daniks Fischer. Pedra surfa ondas grandes, médias, com períodos curtos como as vagas e grandes swells, em beach breaks e reefs. Suas ondas preferidas são:
- Ilha dos Lobos, em Torres (RS);
- Praia do Silveira, em Garopaba (SC);
- Laje do Jaguáruna;
- Bell’s na Austrália, Oceania;
- Jeffreys Bay, na África do Sul;
- Puerto Escondido, no México.
Suas manobras favoritas são os tubos, cutbacks e rasgadas com pressão. Nos dias de hoje Pedra vem se atirando, nas ondas grandes perto de sua casa como na Ilha dos Lobos e a Laje do Jaguáruna.
Curiosidade de Jaguáruna
A Laje da Jaguá, também conhecida como Parcel do Campo Bom, ou ainda a Pedra do Campo Bom. É uma importante formação rochosa submarina situada no litoral de Jaguáruna 5,3 km quilômetros da costa, em frente à Praia do Arroio Corrente e a 5 quilômetros do Balneário Nova Camboriú.
E com o descobrimento do pico deram o nome de Zeca Scheffer. Foto acima de Castro Pereira. Veja o áudio abaixo do nosso surfista do mês de setembro, falando sobre o pico:
Reconhecimento profissional
O Prêmio Mérito Rotário foi dado para o surfista Rodrigo Dornelles Paz, no dia 26 de Outubro de 2019. Popularmente conhecido como “Pedra” no mundo do Surfe. Onde se destacou como personalidade pública. Pedra recebeu a homenagem do prefeito de Torres, Carlos Souza.
Pedra e sua cultura local
Torres tem um memorial localizado na Praia dos Molhes. Na Praça Zeca Scheffer. Foi um Chalé que abriga o Memorial do Surf. É um histórico imóvel construído em madeira nos anos 40. A família Dornelles foi bem requisitada, para ser lembrada no esporte neste antigo memorial do surf. Em especial Rodrigo ‘Pedra’ Dornelles. Que em 2007 foi o melhor surfista brasileiro no ranking mundial.
E no dia 28 de Novembro de 2021, Rodrigo “Pedra” Dornelles, foi lembrado no Memorial do Surf. Espaço foi aberto com uma exposição permanente da Associação dos Surfistas Torrenses – AST. Onde foi oferecido ao público visitação guiada e um show com música ao vivo com a cantora Joana Azevedo, de Torres.
Família e amigos
Pedra Dornelles é casado com Joselene Milanez Paz, mãe de Yasmim e Pedro. Joselene é irmã do “report de surf” José Milanez, que todos os dias leva informação das ondas nos picos de torres. Pedra exalta a sua família de berço, que o educou, lhe ensinou e o viu crescer. Ele fala com muito carinho do seu Pai, César Paz e sua Mãe Ely Dornelles Paz. Onde o incentivaram no esporte e o educaram.
E quem apresentou o surf para o Pedra, foi o seu irmão mais velho Ricardo Dornelles. Conhecido como “Fogo”. Uma família de apelidos, queridos pelos amigos.
E seu irmão mais novo o Stefáno Dornelles, que pega altas ondas, foi campeão gaúcho. Uma família do surf. Pedra e o seu privilégio familiar.
Rodrigo Dornelles Paz um chefe de família que cultua a saúde, sendo um pai zeloso e um marido cuidadoso com a sua família. Pedra é muito querido pela comunidade do surf, devido o seu carisma, humildade.
O seu talento competitivo no tour transmitia muita habilidade e todos queriam o garoto dourado do surf gaúcho por perto.
Pedra é um prodígio do surf. Onde amigos lhe fizeram render muitos apelidos. Um deles foi derivado de seu sobrenome: Dorna. Até o inusitado Sasquatch, famoso Pé Grande, lhe rendeu este apelido, nas trocas de brincadeiras com seus amigos.
No áudio abaixo veja, como surgiu seu apelido de mérito popular, na comunidade do surf. Veja o porquê do apelido Pedra?
Considerações finais do chimarrão alcalino do surf
Finalizando essa sessão com essa Pedra que flutua. O verdadeiro chimarrão alcalino do surf, Rodrigo Dornelles, continua na ativa. Dropando altas ondas e escrevendo seu nome nos 7 mares do planeta. Grande campeão de reconhecimento internacional. O Litoral na Mídia fica muito orgulhoso em publicar este renomado surfista profissional no mês de Setembro. Big Aloha a todos!
Ficha Técnica do vídeo e imagens
Imagens:
Flávio Vidigal, Kirstin Scholtz, James Santos, Miguel Diaz, Miguel Lopez, Jaciel Santiago e arquivos pessoais.
Roteiro e direção do Vídeo:
Litoral na Mídia e Boletim das Ondas Brasil
Edição:
Litoral na Mídia
Finalização:
Alexandre Destro
Apoio cultural:
Boletim das Ondas Brasil
Música:
Broken – Patrick Patrikios
Oceans – Bobby Renz | Text Me Records
Aloha nui Loa !!!
Matérias de Surfe
Variedades
O que fazer em seu litoral?
Pode pet na areia da praia?
Litoral em ação
Escolha a sua rádio
1 ST Music Surf
Confira o Boletim das Ondas