Um canal que envolve as artes marciais e um vasto conteúdo informativo de lutas
Muito mais ação Jiu Jitsu – Jaime é um Youtuber e Faixa- Preta de Jiu Jitsu que possui um dos maiores canais especializado do Brasil. Além do maior canal de PodCast da modalidade. Trabalha sempre para trazer o melhor e mais completo conteúdo sobre Jiu Jitsu para quem o acompanha.
Gentilmente nos concedeu uma entrevista exclusiva falando sobre sua história e seus canais que fazem o maior sucesso!!!
News For Fighters Brasil – Com quantos anos você iniciou na modalidade e quem foi que você se espelhou?
Jame Jr. – Eu comecei a treinar Jiu Jitsu com 24 anos de idade, e comecei a treinar por que eu assistia Royce Gracie, Rickson Gracie e outros lutando MMA e vencendo usando um tal de “Jiu Jitsu”, e eu queria saber do que se tratava aquela “bruxaria”, afinal eles eram bem menores que os adversários e venceram com facilidade.
NFFB – Sabemos que o esporte evolui e que novas técnicas, treinamento e valores acompanham, mas qual a principal diferença da velha guarda e do atual Jiu Jitsu?
J.J. – Além das técnicas que evoluíram bastante dentro do jiu jitsu, acredito que a hoje chamada “velha guarda” do jiu jitsu. Trata-se das pessoas que começaram a treinar nos ainda nos anos 90 ou antes disso. As pessoas que começaram do ano 2000 em diante já estão mais na pegada de serem chamadas de “new school”.
E a principal diferença que eu vejo, é que a velha guarda, foi forjada em um Jiu Jitsu muito mais concentrado em competições. Onde praticamente todos eram obrigados a competir. Isso criava um ambiente peculiar. E bastante digamos “hostil”. Dificilmente você encontrava pessoas que treinavam jiu jitsu. Apenas pelo estilo de vida. Na minha opinião, afastou o grande público do jiu jitsu, por muito tempo. Prejudicando de certo modo o crescimento do esporte e da arte marcial.
Hoje em dia, temos muito mais pessoas, praticando o Jiu Jitsu como estilo de vida. Com os que não querem necessariamente competir, porém que gostam do jiu jitsu da mesma maneira. Consumindo produtos, seja kimonos, camisetas, hashguards, eventos e tudo mais.
NFFB – Embora tivemos o Roger Gracie, Bruno Malfacine, Rodolfo Vieira dentre muitos outros que por anos conseguiram se manter no topo com o jiu jitsu muitas vezes simples e eficaz, na sua opinião o Jiu Jitsu atual supera o jiu jitsu Old School? e se haverá atletas como Roger Gracie entre outros da atualidade e que conseguirão se manter no topo por anos?
J.J. – Muita gente diz que o Jiu Jitsu de Roger Gracie é um Jiu Jitsu básico. Sinceramente eu não vejo nada de básico naquele jogo. Roger Gracie, chegou em um estado tão grande de perfeição de técnica. Que tudo que ele faz, faz parecer que é fácil. O que é simples e que qualquer um faz! Se fosse assim, todos nós seríamos como Roger Gracie. Afinal, ele troca em pé, queda o adversário, passa a guarda, monta e estrangula da montada. Em tese isso é simples né? Mas agora vai fazer pra ver se vc consegue!. Em cada uma das situações, ele criou um leque imenso de alternativas. Além de possuir uma consciência corporal absurda.
Mas a maioria das pessoas veem apenas que ele queda? Passa? Monta? E estrangula? Não conseguem avaliar todo o contexto, o estágio final de perfeição. Torná-la simples aos olhos do leigo. Na minha visão, em termos competitivos. E domínio de categorias, cada vez mais será mais difícil termos novos “Rogers”, “Malfas” e “Rodolfos”. Pela simples e pura quantidade de pessoas praticando, quando mais pessoas praticarem mais atletas de ponta teremos.
NFFB – Nos conte sobre o seu Canal do youtube que faz muito sucesso e como surgiu essa ideia?
J.J. – Eu sempre fui autodidata, sempre aprendi sozinho tudo que eu queria saber. Eu era aquela cara que no colégio aprendia algo só do professor explicar. E se me interessava em alguma coisa dava um jeito de tentar aprender mais um pouco e sozinho. No Jiu Jitsu não foi diferente, eu queria aprender mais do que era me passado nas aulas. Eu queria conhecer a história. Eu queria dicas para evoluir mais rápido. Queria saber o “porquê” das coisas. Porém para a minha surpresa, não existe esse tipo de conteúdo sobre o Jiu Jitsu.
Então eu pensei.. “Se não existir, eu vou criar”, e foi assim que nasceu a ideia de produzir conteúdo na internet.
Eu comecei falando sobre o Jiu Jitsu no MMA, por exemplo quando tinha algum evento e tinha uma finalização. Publicava no blog (comecei com um blog), quem tinha finalizado, qual golpe tinha feito, qual a graduação do cara, quem era o seu professor, e por aí vai. E foi daí que surgiu o nome “Muito Mais Ação Jiu Jitsu”, “MMA+Jiu Jitsu” que era para ser provisório, mas que ficou até hoje. e com o passar do tempo e das minhas graduações, eu comecei a publicar também dicas para iniciantes, e me concentrar mais no Jiu Jitsu propriamente dito, e com o passar do tempo, eu migrei para o youtube, e comecei a transformar em vídeo todo o conteúdo que tinha escrito, e o canal começou a crescer, e as coisas começaram a dar certo. e se Deus quiser em breve eu vou poder dizer que vivo exclusivamente do jiu jitsu.
NFFB – Você faz PodCast e também é um sucesso, nos conte um pouco sobre ele?
J.J. – Eu sempre pensei que eu deveria ser Multiplataformas, eu deveria estar em todo o local que as pessoas consomem conteúdo, e o podcast é uma forma que está crescendo muito das pessoas consumirem conteúdo. Hoje eu sou o maior podcast sobre Jiu Jitsu do Brasil, e tenho muito orgulho disso. Além é claro, de ser um formato que eu gosto muito de fazer, afinal é basicamente a resenha que a gente faz depois do treino, só que gravada, e que milhares de pessoas podem participar.. rsrsrs
NFFB – Qual foi a entrevista mais difícil (ou que se arrependeu) e a que a mais teve orgulho e se emocionou?
J.J. – Não tive (graças a Deus), algo que eu tenha me arrependido de fazer. Espero que nunca tenha. Agora sobre a que eu mais tenho orgulho e que mais me emocionei. Foi quando eu conversei com o Marcelinho Garcia. Quando eu fui ao Mundial de Jiu Jitsu em 2019. Eu sou muito fã dele. É um dos caras que eu mais admiro como atleta. Que boa parte do meu jiu jitsu, eu tentei me espelhar nele. Passava horas e horas vendo lutas dele. Procurando conteúdo dele na internet. E quando eu conheci ele pessoalmente, me apresentei, falei que tinha um canal no youtube sobre jiu jitsu. E ele me disse que já me conhecia e que assistia os meus vídeos. Aquilo para mim foi o momento mais emocionante da minha jornada dentro do Jiu Jitsu. Tenho um vídeo falando sobre isso, logo depois que nós conversamos, e eu literalmente choro.(Risos).
NFFB : Qual recado você daria, através de sua experiência, aos iniciantes de Jiu Jitsu e a nova geração que sonham viver do esporte e chegar na faixa preta conquistando diversos títulos?
J.J. – Vou dividir a resposta em duas:
- Primeiro para os iniciantes no Jiu Jitsu: Eu sei que vc que começou agora, deve estar maravilhado com o Jiu Jitsu e que devem estar passando sufoco na academia rsrs, as coisas não estão funcionando, as técnicas muito vezes parecem difíceis, e vc em a impressão de quem nunca vai aprender. Mas a dica principal que eu tenho pra dar a você é “confie no processo” , o processo de aprendizagem do Jiu Jitsu, é isso!, é te colocar em situações difíceis, e que você ainda não sabe direito como sair, mas que com o tempo, tudo isso vai deixando de ser novidade, e aquele que parecia “inalcançável” vai se tornando mais fácil, e você vai sentindo que está evoluindo, mas para que isso funcione, a única coisa que você precisa fazer é continuar treinando.
- Segundo para aqueles que querem viver do esporte e conquistar títulos: Eu posso dizer que não conheço nenhum atleta de ponta que não tenha sacrificado centenas de finais de semana com a família, com os amigos, em troca de ir treinar. Que não tenha trocado aquela pizza, ou aquela hamburger por manter a dieta. e o que eu quero dizer com isso, é que para ser um astro do jiu jitsu, você vai ter que pagar um preço, e um preço muito alto, você está realmente disposto a isso? Se a resposta for, verdadeiramente SIM. Vai com fé, trabalha direitinho que o esporte ainda está em evolução, e ainda tem lugar na primeira fila para assistir de camarote. e torço para que um dia eu possa contar a sua história no quadro do meu canal, chamado “História de Campeões”
Obrigado pela oportunidade, um forte abraço pra você, conte comigo… OSS!!!
Mídias Sociais
Site: Confira!
Youtube: Assita!
Instagram: @muitomaisacaojiujitsu_oficial
Facebook: @muitomaisacaojiujitsu
Twitter: muitomaisacao
Muito mais ação Jiu Jitsu
Muito mais ação Jiu Jitsu