O Guarujá apresenta o Morro do Maluf que separa as praias das Pitangueiras e a Praia da Enseada
Morro do Maluf na Pérola do Atlântico — Portanto o Mirante Morro da Campina é conhecido como Morro do Maluf, fica localizado entre as mais belas e movimentadas praias da Enseada e das Pitangueiras. É um ponto de referência e representa, contudo, o marco Zero da cidade do Guarujá. Sobretudo localizado na Praia da Enseada, o Morro do Maluf possui uma vocação natural para as atividades de aventura. Proporcionando uma vista privilegiada da praia mais badalada da região.
A maioria das pessoas associa-o ao fato de que o político Paulo Maluf seria o dono do morro, mas não o é. Sua história, sobretudo, aconteceu em meados da década de 30, quando o jogo era o principal atrativo da cidade.
Nesta época, Edmundo Maluf, industrial em São Paulo, solteiro, que tinha casa na ladeira do morro. E ademais, dava festas memoráveis que agitavam os fins de semana do Guarujá. Maluf sempre que estava em Guarujá, armava uma tenda árabe no pico do morro.
Todos pensavam que ele fosse milionário. Pois suas festas eram realmente de grande destaque. Todavia, perdeu uma grande quantia de dinheiro no cassino do Grande Hotel. Deixando de frequentar assiduamente o Guarujá.
Surf
O Malufão, para os mais íntimos. É o pico mais constante do litoral. E por vezes, o mais crowd (cheio) também. Uma das três etapas do Guarujaense de surf faz por merecer o posto. Esquerdas e direitas deliciosas e extensas. Abrindo paredes muito manobráveis e cavadas no inside. Pra pegar uma onda da série, lá do fundo, e fazê-la até a areia tem que ter moral. Haja visto a quantidade de moradores locais que surfam no pico. Mas nada de extremismo, o Malufão oferece uma variedade de ondas para todos os níveis de surf. Desde o mais amador até o mais performático. Com certeza vale a queda.
Rapel
O local é também um destino consagrado para a prática de técnicas verticais. Proporcionando uma vista privilegiada da praia mais badalada da região. Além de possuir vias de vários níveis de dificuldade. Agradando tanto iniciantes quanto os mais experientes na modalidade rappel.
Descida de 45 metros com pontos em positivo e negativo. Equivalendo a um prédio de 14 andares:
Duração média: 3 horas;
Grau de dificuldade: Moderado;
Idade mínima: 9 anos;
Grupo mínimo: 6 pessoas;
Grupo máximo: 20 pessoas;
Horário de início: 09h00;
Horário de término: 13h00;
Local de saída: Alto do Morro do Maluf – Guarujá SP;
Investimento: R$ 150,00 por pessoa;
Forma de pagamento: À vista, transferência bancária OU no cartão de débito/crédito;
Inclui – Dicas Preparatórias, Seguro, Aluguel Equipamento Completo, Instrução e Prática Supervisionada, Seguro e Condutores de Rappel Especializados.
Morro do Maluf como subir?
É possível subir no Morro do Maluf caminhando e de carro. O acesso é feito através de uma rua de condomínios de prédios. Bem tranquila, que fica entre a Praia da Enseada e a Praia de Pitangueiras. O final da rua é basicamente o Mirante Morro da Campina. Por lá é possível estacionar carros ou motos.
Se optar pela caminhada. Vale destacar que a subida é bem íngreme. Mas a linda vista do Morro do Maluf. Vale todo o esforço físico.
Morro do Maluf é perigoso?
O Morro do Maluf é um mirante que como qualquer outro, é necessário ter cautela. Não é indicado chegar próximo das rochas, pois não tem nenhum bloqueio que garante a sua segurança e isso pode causar um acidente fatal, além de ser perigoso.
Por ser um ponto turístico da Cidade de Guarujá muito frequentado durante o ano inteiro. É comum avistar bases policiais no Morro. Principalmente durante a temporada. Oferecendo maior segurança para o seu passeio.
Como é feita a escalada no Morro do Maluf?
Atualmente tem empresa especializada em Turismo Radical. Que oferece a escalada no Morro do Maluf através de uma diversão segura.
Mesmo que alguns viajantes escalam o Morro pelas rochas sem instruções e equipamentos de segurança. Vale ressaltar que isso é um risco muito grande. E pode causar acidente. A trilha é íngreme. E em partes do percurso não se tem apoio.