Novo projeto do grupo Giralua Teatro traz 11 ações envolvendo teatro e literatura para crianças, em transmissões online ao vivo e gravadas
Litoral Norte com o grupo Giralua de Teatro – O Projeto Giralua para Crianças. Traz para o mundo virtual da internet 11 ações voltadas ao público infantil. Nos dias 22, 23 e 24 de julho, sempre às 15hs. A Intervenção Cabeças de Livro será apresentada ao vivo no canal da Giralua Teatro no YouTube.
Já em agosto, entre os dias 10 e 17, também às 15hs. O grupo traz para as plataformas do YouTube, Facebook e Instagram. Oito histórias de contos de fada. Utilizando a oralidade, música e bonecos, em vídeos gravados.
A programação 100% online e gratuita. Será direcionada à população das cidades de Bertioga, São Sebastião e Caraguatatuba. Aberta a todos apreciadores da arte feita para a infância que navegam pela internet.
Confira as datas da Intervenção Cabeças de Livro em eventos.
Literatura e teatro online
Para a Intervenção Cabeças de Livro. Serão 8 artistas apresentando três performances divertidas para todas as crianças. “Muitos livros fazem parte. E deles são apresentados trechos de poemas, poemas inteiros. Narrativas curtas e textos plurais. Lidos ou falados de cor. Cantorias, seleção literária com toques de humor, afeto e poesia. Junto a um chapéu alegórico. Perfazem os elementos físicos e sonoros da intervenção cênica” conta Val de Castro, atriz e produtora da Giralua Teatro.
O Elenco
Os artistas das mais variadas linguagens da arte. Como dança, teatro e artes visuais. Passarão juntos por uma residência artística virtual. Para criar as três intervenções que serão apresentadas ao vivo. Cabeças de Livro conta com uma movimentada trajetória cênica. E neste encontro reúne Alessandro Brandão, Alice Flor, Camila Oliveira, Fabiana Castro, João Folcato, Talita Neves, Val de Castro e Will Queiróz. “A intervenção literária Cabeças de Livro tem o intuito da disseminação oral da literatura em espetáculos de spoken-word. E performance literária em fusão da literatura com teatro”, detalha a produtora.
Na segunda ação, entre os dias 10 e 17 de agosto. Serão realizadas apresentações do repertório do Grupo Giralua Teatro. Com a contação de oito histórias para público infantojuvenil. Com os vídeos gravados na sede da companhia em Bertioga. No Vórtice Espaço Giralua de Artes. E distribuídos gratuitamente ao público através do YouTube, Instagram e Facebook, nos perfis do grupo.
“A companhia Giralua Teatro optou por contar histórias tradicionais. Por acreditar que estas narrativas têm muitas qualidades. Os contos tradicionais protegem e advertem. Na medida que ajudam a criança a elaborar esta consciência sobre os perigos. E também aprendem a contar com as ajudas. As histórias divertem, aconselham e ensinam uma leitura do mundo”, explica Val de Castro.
A essência de todo contos de fada é o aprendizado do prosseguir com a energia. De quem percebe as armadilhas. Antes de depararmos com elas. Ou sermos capturados por elas. Apontando para um fato importante. Embora a alma possa tropeçar. E no fim ela reencontrará seu coração, sua natureza divina.
O despertar das crianças
“As narrativas orais incentivam o surgimento das imagens. E cada um pode ter a sua. O que estas histórias dizem para cada um? Não há uma interpretação universal. São expressões nascidas. Criadas anonimamente e são tantas e plurais! Com estas premissas. A pesquisa da Giralua Teatro encontra expressividade através da linguagem cênica. Da oralidade e com bonecos para as crianças. Disponibilizadas de forma gratuita e democrática”, descreve a atriz da companhia.
Premiação Infantojuvenil
Este projeto do grupo Giralua Teatro foi premiado no Edital ProAC Expresso LAB 52/2020. Eixo Premiação Infantojuvenil no Estado de São Paulo. Com objetivo de promover a escuta literária. Para incentivar as artes e a leitura junto às crianças. Promovendo o encontro e a alegria que a literatura e o teatro proporcionam.
O projeto conta com a realização:
- Do Ministério do Turismo;
- Secretaria Especial da Cultura;
- Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa;
- Produção artística da Giralua Teatro.
Confira as datas da Contação de Histórias em eventos.
Projeto Contação de Histórias
A Temporada abrange contos, lendas e mitos. Em diversas narrativas durante os oito dias. Abre com Os Navegadores de Skidbladnir. Contando histórias da mitologia nórdica sobre Odin. Em suas criações e sacrifícios. Thor, o deus do trovão. E vida de Loki, o trapaceiro.
Em outra sessão, uma coletânea de pequenas narrativas sobre a esperteza e desventuras dos Bichos na mata do sem fim. Onde onça, macaco, veado, jabuti. E até a caipora realizam disputas e acertos em divertidas invenções.
Seguindo com O cesto da avó sobre os gêmeos Isabel e Miguel. Que certo dia, foram enganados. E sendo enviados para encontrar a Bruxa dos Bosques. Por sorte, as crianças tinham uma avó sábia para dar bons conselhos.
No Ciclo das Princesas Sapas. Narrativas de origens europeia e recontadas no Brasil. Nas histórias a princesa, ou a rainha, figura encantada em rã ou jia. Provoca uma série de maravilhosas ações para chegar ao desencantamento.
Em A Princesa e o gigante. Uma bela história, nela todos se ajudam mutuamente. As irmãs, os cunhados e o irmão. Em encontros e esperanças com seres da terra, do ar e da água para derrotar o gigante.
Na Saladinha de Histórias. Duas narrativas se combinam numa salada bem saborosa sobre alimentos e amizade. Os bolinhos de Arroz do Japão e quem vai ficar com o Pêssego.
Chegando no penúltimo dia da temporada de Contação de Histórias. As lendas incríveis de Sereias e Tritões. Os seres fantásticos que vivem do fundo do mar e dos rios da Amazônia brasileira. Como tritões, sereias, nereidas e até o boto.
Fechando com O Camaleão Encantado. Das narrativas de Luzia Tereza. Esta história conta sobre um camaleão encantado que se casou com a filha do fazendeiro. Como desencantar o ser antropozoomorfizado. É o desafio da corajosa jovem.
Companhia Giralua Teatro
Giralua Teatro tem 21 anos de história na trajetória das artes cênicas. Fundada na cidade de Bauru. Teve sede nas cidades do interior de São Paulo. Como Sta. Bárbara d’Oeste, Botucatu, Bauru. E atualmente está em Bertioga cidade do litoral paulista.
A companhia desenvolve pesquisa e projetos artísticos com:
- Teatro Adulto e Infantojuvenil;
- Teatro de Animação;
- Intervenções Cênicas e Literárias;
- Leitura Encenada;
- Contação de Histórias;
- Oficinas arte- educativas.
No site do grupo todas as informações detalhadas e acesso aos perfis.
Litoral Norte com o grupo Giralua de Teatro
Litoral Norte com o grupo Giralua de Teatro