Jojó é uma lenda viva do surfe brasileiro, local da Praia de Backdoor, no Balneário de Olivença, em Ilhéus
Jojó de Olivença na Pérola do Atlântico – Jocélio de Jesus a lenda, muito conhecido como Jojó de Olivença. Nasceu no interior da Bahia, na cidade de Ipiaú, em 20 de julho de 1967. Jojó aos 3 anos de idade, teve o primeiro contato com o mar, após se mudar de Ipiaú, para a região de Ilhéus com sua mae e o irmao José. O contato com o oceano fascinou o pequeno baiano.
As suas primeiras ondas, foi através do surf de peito, famoso “jacaré”. Depois buscou outros recursos com objetos flutuantes. O menino do mar de Ilhéus, com 11 anos de idade, observava a chegada de muitos surfistas nos picos de Olivença.
Vinha gente de todo o Brasil. Jojó gostava de fazer amizade com os surfistas e turistas que ali chegavam, e em uma das oportunidades com os surfistas,conseguiu uma prancha emprestada e flutuou em sua primeira onda.
Família Olivença
O surfista brasileiro é casado, pai de dois filhos, o Kauan e Kaipo e hoje morando no Guarujá. Chegando ao município em 1989, Jojó percebeu que o lugar era perfeito para sua evolução. Onde permanece até hoje onde constituiu família, amigos e seu trabalho. Veja o que diz o nosso surfista do mês de Dezembro Jojó de Olivença.
“Na época, a Pérola do Atlântico foi importante para evolução e técnica de meu surf, principalmente, entre 1989 a 1993. Contribuindo com o meu preparo. Passando a encarar o circuito mundial entre 1994 e 1998. E resolvi fixar residência na cidade em 1989. Devido a receptividade dos munícipes, o respeito, amizade e o carinho de meus fãs. Foi um ambiente perfeito para meu desenvolvimento profissional”, conta Jojó. Veja o áudio abaixo sobre esse tema:
Títulos
Jojó de Olivença é uma máquina humana, talentoso surfista faturou muitos títulos. A diversão é sua profissão surf, se destacando no cenário nostálgico na elite surf até os dias de hoje. Teve grandes patrocínios de marcas que sobrevivem até hoje como a Billabong, Pena, WG e a HD.
A cereja do bolo
Jojó através de suas conquistas, presenteou sua mãe com uma linda casinha em Olivença. No final da matéria algumas fotos do Jojó: garoto propaganda.
Sagacidade
A máquina de títulos de Olivença, mostra que o pico de Backdoor é realmente o treino de surf ideal. Jojó realmente foi abençoado pelo surf. Os principais títulos do humilde baiano de Ipiaú, tem um lista admirável, como:
- Bicampeão brasileiro de surfe, em 1988 e 1992, pela ABRASP;
- Vice-campeão brasileiro em 1993;
- Campeão Paulista Profissional em 1993;
- 3º lugar no ISA World Master Surfing Championship 2008 em Punta Rocas, Peru;
- Vice campeão mundial Master 2012 em El Salvador;
- Penta Campeão Master;
- Tri-Campeão Guarujaense;
- Top 11 no WCT durante 5 anos;
- Vice 1994 em Saint Leu;
- Vice 1996 em Biarritz;
- 4º lugar no ano de 1994 – WQS 47: Hapuna World Cup of Surfing em Sunset.
No CT, seus melhores resultados foram duas finais, contra Sunny Garcia nas Ilhas Reunião em 94. Campeonato em que se lembra com orgulho de ter vencido uma bateria contra Kelly Slater. Depois em Biarritz, no Quiksilver Lacanau Pro de 96, contra o próprio Kelly.
Nosso surfista do mês de Dezembro foi abençoado em 2016. Guarujá recebeu o revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Jojó não ficou de fora e representou o surf no transporte humano da tocha. Graças a luta deste guerreiro e mais um celeiro nostalgico do esporte. O surf hoje é Esporte Olímpico.
Reconhecimento internacional
Em 94 ele foi o “rookie of the year”, terminando o ano em 11º lugar. Posição que acabaria sendo sua mais alta no ranking durante seus anos na elite. Mas se tem um prêmio que o deixou particularmente feliz no Circuito Mundial foi o “Sportsman of the Year Award”, conferido a ele por seu espírito esportivo.
Surf Trips
Jojó levou o nome de Olivença para o mundo, viajando para lugares incríveis, além dos lugares já acima citados. Como Saint Leu nas Ilhas Reunião, Biarritz na França, Sunset e Pipeline no Hawaii. Picos alucinantes de Portugal.
A onda de Olivença
A onda que marca o nosso Surfista do Mês de Dezembro é a onda de Grajagan, na regência de Banyuwangi, Java Oriental. Próximo a Bali nas ilhas da Indonésia. Marcou Jojó devida a riqueza natural e biodiversidade. Jojó tem seu inglês sem ir a uma escola, viajando o mundo pelo surf. A de surf treino de Jojó, que o atirou para o mundo competitivo do surf. Foi a onda de Backdoor, Olivença, Ilhéus, Bahia.
Amigos e surfistas de Cristo
Por onde Jojó passou, brilhou na conquistas e novas amizades. Jojó além de ser Cristão, onde foi uma necessidade espiritual, que lhe conduziu ao caminho do bem. Livrando-se de muitas mazelas. As amizades de Jojó, não tem limite social e nem de idade.
Convívio social e espiritual é que conduz ao nosso campeão, a nossa máquina de títulos. Faz do Jójo de Olivença uma pessoa querida e bem lembrada pela comunidade do surf nostálgico e bem citado na nova geração.
Foi um dos percussores junto a outros surfistas a comunidade Cristã dos Surfistas no Brasil e no mundo. Jojó é um surfista que coleciona uma riqueza de informações dentro e fora do surf. Dá um google ai e se impressione Com Jojó de Olivença.
Jojó de Olivença?
Jocélio de Jesus ficou conhecido pela elite mundial do surf como Jojó de Olivença. Um grande surfista, uma máquina de títulos, que ajudou a base do surf brasileiro, a ser sólida para que os novos nomes do surf crescessem de forma tranquila.
Jojó de Olivença, esse nome foi construído dentro da comunidade do surf. Jocélio na época era um pouco difícil em sua pronuncia. Amigos do surf por um tempo o chamavam de “Nativo”.
Depois um amigo para facilitar o chamava carinhosamente de Jojó. E quando começou a competir Jojó de Olivença, ficou conhecido devido ser local do lugar. Escute o áudio da história de seu nome:
Projeto Onda, um oceano de cidadania
O bicampeão brasileiro de surfe Jojó de Olivença está na crista da onda. Projeto ONDAS completa 15 anos de existência, atendendo cerca de 60 crianças e adolescentes. Já beneficiou mais de 700 crianças. Além de influenciar indiretamente na vida de mais de 5 mil pessoas.
A ONDA
Muitos jovens, deram continuidade em seus estudos em universidades. Hoje estão empregados, formados e sendo exemplo de um bom ser humano para a sociedade.
Algumas crianças realizam atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem. Fazer o bem sem olhar a quem.
Currículo do ONDAS
As atividades do Ondas são realizadas no contra turno escolar. Além de incentivar a prática do surfe, complementa o ensino dado nas salas de aula. Com reforço em português, matemática, informática, educação ambiental, palestras sobre valores, além de assistência psicossocial e jurídica para os alunos e suas famílias.
“No ONDAS temos uma menina, nome dela é Ingrid Cristina do Rosário, de 8 anos. Que melhorou sua leitura com as atividades dentro Projeto Ondas. Como todos os outros de seus colegas. Cada um tem acompanhamento individual”, Jojó comentando sobre este exemplo.
Detalhe na foto, com os cabelos molhados da aula de surfe, Ingrid faz reforço de português no Projeto Ondas.
O Projeto Ondas conta com o apoio da Prefeitura de Guarujá, FUMCAD, Brasil Terminal Portuário, Banco Daycoval, Santos Brasil, Banco Pan, Wilson Sons e Instituto ACP, além de outros colaboradores, como Overboard, Delphin Hotel, Dona Eva, Anasol e Layr.
A ONG Projeto Ondas está localizada na Avenida Almirante Tamandaré, 87, no bairro Jardim Três Marias – próximo à Praia da Enseada, no Guarujá. Para mais informações e doações:
- Pelo telefone (13) 3355-6347;
- O e-mail do ONDAS;
- Pelo SITE do projeto;
- Ou nosso Instagram;
- FACEBOOK.
Mapa
Filme Aloha
Jojó ao lado de seu amigo de surf e amigo em Cristo Jairzinho de Oliveira, participou do Filme Aloha. Jojó foi um dos protagonistas do filme de curta-metragem. Um documentário sobre o surf adaptado. Com uma produção de jovens das Oficinas Querô. E a produtora Querô Filmes em 2010. Onde participou com outro nomes do esporte, Taiu Bueno e Jairzinho de Oliveira.
O filme já foi citado aqui no Litoral na Mídia. Com o surfista do mês de Outubro: Menino Furacão.
A direção do documentário foi de Nildo Ferreira e Paula Luana. Com a ênfase na sintaxe de que o mar é a inspiração para a vida. Das ondas, o impulso para o prazer.
Com os avanços tecnológicos acabaram as barreiras entre surfistas com necessidades especiais e sua paixão pelas ondas. Escute o áudio de Jojó, sobre sua participação:
Outros filmes
Além do curta-metragem Jojó de Olivença, teve participação em outros filmes de ação, como:
- Hang Loose – Pro Contest Brasil 87;
- 1º Sea Club Surf;
- Fico Surf Festival – 88;
- Fico Surf Festival – 89;
CAPAS DE REVISTA
O bicampeão brasileiro e nosso surfista do mês de Dezembro, fechando o ano de 2022 com o Portal Litoral na Mídia. Foi vitrine para o mundo. Jojó sendo capa de algumas revistas. Mostrou ao mundo o seu potencial na comunidade do surf. Sendo garoto propaganda de algumas grandes marcas. Como a Billabong, Pena, WG e a HD de seus patrocínadores na época. Veja alguma delas abaixo:
Olivença Businnes
Nosso surfsita do mês de Dezembro, vende. Vendeu muito e continua com as ideias. Jojó com seu surf alta performance, mandando aéreos, surf inovador, arrojado. Aproveitou as marcar patrocinadoras e colocou a economia do surf para funcionar. A máquina de titulos, como já citados acima. Construiu um sonho para sua mãe. Uma casinha própria cheio de virtudes. Parabéns Jojó! Tu é exemplo!
Considerações finais de Jojó de Olivença
Série ao fundo. Finalizando essa conexão de Jojó de Olivença. O surfista que entrou na onda da educação e solidariedade, continua na ativa. Surfando altas ondas, competindo e transformando cidadãos na Pérola do Atlântico. O Bi-Campeão Brasileiro de grande reconhecimento, ora e trabalha por um mundo cada vez melhor. E melhoria social é a primícia em todos os processos de vida.
O Litoral na Mídia fica muito orgulhoso em publicar este renomado surfista profissional no mês de Dezembro. Big Aloha a todos e boas festas!
Ficha Técnica do vídeo e imagens
Imagens:
Mário Veloso, Fábio Lopes, Daniel Cruz, Pedro Monteiro, Silvia Winik, Lori Paula, Guilherme Zauith, Sebastian Rojas, Marcio David, Flávio Vidgal, Ricardo Stuckert, Gabriel Gomes, HARDCORE, FLUIR, BANZAI, ECOVIAS, ALMA SURF e arquivos pessoais.
Roteiro e direção do Vídeo:
Litoral na Mídia e Boletim das Ondas Brasil
Edição:
Litoral na Mídia
Finalização:
Alexandre Destro
Apoio cultural:
Boletim das Ondas Brasil
Música:
Broken – Patrick Patrikios
Oceans – Bobby Renz | Text Me Records
Aloha nui Loa !!!
Matérias de Surfe
GOOGLE Surf Jojó de Olivença
O que fazer em seu litoral?
Pode pet na areia da praia?
Litoral em ação
Escolha a sua rádio
1 ST Music Surf
Confira o Boletim das Ondas
Veja a situação das Balsas SP