Com o documento, que permite ao Município o uso do patrimônio por 20 anos, a Prefeitura poderá agora realizar obras de restauro no local, transformando suas instalações em um espaço cultural para visitação pública
Guarujá assina com a União cessão do Forte do Itapema, prédio histórico onde fica o Forte de Vera Cruz do Itapema em Vicente de Carvalho, que foi cedido pela União ao Município na última quarta-feira (3), em cerimônia realizada no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho.
A cessão assinada com a União é de uso gratuito e foi firmada com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), representada na ocasião por Luiz Fernando de Melo, chefe do Escritório Descentralizado (Edesc) da SPU-Santos.
Com sua construção remanescente do século 16, e tombado pelo estado de São Paulo desde 1982, o Forte do Itapema agora será restaurado. Com este documento, permite ao Município o uso do patrimônio por 20 anos contanto a Prefeitura de Guarujá poderá agora realizar obras de restauro no local, transformando suas instalações em um espaço cultural, como um museu, por exemplo, para a sua visitação pública.
Para o prefeito, o valor histórico dessa fortificação é imensurável, e certamente uma grande vitória para a Cidade, que abrirá espaço para uma extensa revitalização cultural e social.
Já o secretário de Cultura afirma que o momento é um marco para sociedade, por isso haverá ações imediatas de restauro para a implantação do Museu Histórico Cultural, com o apoio do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).
Para que no futuro o Forte Itapema, continue sendo uma referência na Baixada Santista e possa abrir para visitação, dando suporte às mais diversas condutas públicas de apoio à cultura e valorização da história de Guarujá.
Guarujá assina com a União cessão do Forte do Itapema