O Forte São João passa por reforma e recebe nova exposição permanente
Forte São João em Bertioga – Em maio, será inaugurada a exposição permanente do Forte São João. Primeira fortaleza do Brasil e candidato a Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Para receber o novo acervo, a fortificação receberá diversas melhorias e estará fechada para visitação durante o mês de abril.
As benfeitorias incluem alinhamento do telhado colonial. Substituição de portas e janelas. Além de pintura especial à base de cal virgem. Material apropriado para edificações de caráter histórico. Os trabalhos serão executados por mão-de-obra qualificada. Para garantir a preservação do mais importante cartão-postal de Bertioga.
Os funcionários que trabalharão na reforma da fortificação. Receberão capacitação para executar os reparos e a pintura. Por meio de curso de Zeladoria do Patrimônio Cultural. A atividade será realizada pelo Estúdio Sarasá. Empresa responsável pela conservação. E restauração de importantes construções históricas do país. Como o Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Para o público
A oficina gratuita, que também é aberta ao público em geral. Acontecerá nos dias 02 e 03 de abril. No Forte São João. Interessados podem se inscrever. Entre 27 e 28 de março, das 9 às 16 horas. Na Casa da Cultura. Localizada na Avenida Tomé de Souza, 130, Centro. É necessário levar o documento de identidade.
Durante o período de reforma não haverá atividades no Forte São João. O local reabre à visitação após a inauguração da nova mostra. Prevista para o início de maio.
Moderna e interativa. A exposição foi desenvolvida por meio de parceria entre. A Prefeitura de Bertioga e o Sesc. Sob a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).
A Diretora de Cultura Camila Quelhas. Explica que todas as ações fazem parte do processo de candidatura do Forte São João. A Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
“Com o título. Nosso Forte entrará para uma seleta lista de patrimônios mundiais. Como as Pirâmides de Gizé. A Grande Muralha da China. E o Taj Mahal. É um reconhecimento de grande importância. Que projetará Bertioga para o mundo”, destaca.
Exposição
Com jogos. Cenografias. Painéis. Ilustrações. E traquitanas divertidas. A exposição criada para os visitantes possam interagir ao máximo. Com os ambientes e mergulhar fundo na história do forte mais antigo do país.
As riquezas naturais. E a cultura de Bertioga. Também estarão presentes. Com elementos que representam a Mata Atlântica. A pesca. A culinária. E o povo indígena.
Quem assina a exposição. É a historiadora Marília Bonas Conte. Especialista em exposições históricas. Também foi curadora do Museu do Café de Santos. E responsável pela nova mostra do Memorial do Imigrante de São Paulo.
Parte do acervo atual. Permanecerá, como quadros, armadura e canhões. E as demais peças serão expostas em outros espaços públicos. Levando um pouco do Forte para os bairros.
Acessibilidade
O projeto prevê a instalação de um elevador na plataforma externa. Onde estão localizados os canhões e as guaritas. Dando a vista do Canal da Enseada. Também poderá ser apreciada por deficientes físicos. E pessoas com mobilidade reduzida.
Candidatura
O Forte São João e a Fortaleza da Barra Grande de Guarujá. Representam São Paulo na candidatura. Seriada do Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Mundial. Que inclui 19 monumentos em dez estados do país.
A candidatura deve ser oficializada em 2021. Pela Organização das Nações Unidas para a Educação. A Ciência e a Cultura (Unesco). A inclusão do Forte São João. Nesta lista reconhece a importância única da fortificação para o mundo. Criando um compromisso internacional para garantir a sua preservação.