Grande surfista de ondas grandes, conhecido pela galera na comunidade do surfe, tendo visto um grande respeito pelo seu estilo atirado “go for it” verdadeiro e real “brazilian nuts”
Evaristo “Kiko” Ferreira soul surfer —Realmente, em contrapartida, a nova geração do surfe agradecerá por esse projeto no portal Litoral na Mídia. Contudo, o surfe da nova geração pouco conhece a sua base e como aconteceu a profissionalização do esporte nos últimos anos. Portanto, o surfe está de parabéns e conheça mais um surfista e sua linda história no surfe: Evaristo “KIKO” Ferreira Boa Vista, “big rider” carioca e casca-grossa é o surfista do mês de junho de 2023. Uma matéria recheada de grandes depoimentos. Acima a foto de nossa capa e da Revista SURFAR, escute logo após sobre esse dia, na fala de Evaristo “Kiko” Ferreira Boa Vista:
Sobre a foto da capa da Revista SURFAR
Primeiramente Kiko Ferreira tem 51 anos, é carioca da gema, nasceu no dia 2 de fevereiro de 1972. Em contraste, o surfista do mês de julho de 2023 é filho de Jaime Boa Vista e Dona Ieda Ferreira Boa Vista, seus pais são o alicerce de Kiko. Afinal educou o filho com muita dedicação e com uma educação ilibada.
Kiko e Dona Ieda Ferreira Boa Vista com sua família
A sua família soul surfer
Em outras palavras, Kiko é pai de Rayan, Maily, Marina e Maria Eduarda e hoje é casado com Lillian Koenig Boa Vista. Dessa forma, então confira a trajetória do “soul surfer” do mês de julho de 2023. Evaristo “Kiko” Ferreira, no entanto, o Litoral na Mídia agradece sua grande participação e colaboração com o conteúdo. Aloha!
Kiko Ferreira esua esposaLillian KoenigBoa Vista
Por analogia, Evaristo “Kiko” Ferreira surfou pela primeira vez com uma prancha de isopor aos 8 anos. Depois, como resultado, ingressou para o surfe de pranchinha. Portanto, onde disputava campeonatos de rua de Copacabana, que existia no Rio de Janeiro. Kiko ganhava todos os campeonatos locais, a princípio foi onde evoluiu no surfe com seus 12 anos.
O visionário do surfe Rico de Souzae professor de Evaristo “Kiko” Ferreira Boa Vista, na foto em Sunset…
Por outro lado, aos 12 anos, essa foi a idade com que Kiko começou a ficar fissurado por ondas grandes. Desse modo, entrou na escolinha de surfe do nosso surfista do mês de março de 2023 Rico de Souza. Confira logo depois o áudio sobre a saga de Kiko:
Curso de surfe com Mestre Rico de Souza
Rico de Souza
Certamente que o grande mestre e embaixador do surfe brasileiro, não podia ficar de fora desta. O conteúdo ficou rico com o grande depoimento de Rico de Souza. E finalmente aperte o “play” logo após e confira a grande vibração do professor do curso de surfe do Rio de Janeiro, aloha:
Por conseguinte, graças as suas vitórias nos campeonatos de rua e Kiko ganhando destaque no cenário do surfe local. O saudoso pai de Kiko, sobretudo o senhor Jaime Boa Vista, percebeu que seu filho era bom de surfe na época. Inegavelmente continua sendo, ainda é, até os dias atuais surfando as bombas do planeta.
Kiko descendo a ladeira: GO FOR IT!
Portanto, o Senhor Jaime Boa Vista tinha um notável conhecimento jurídico, teve cargos importantes durante sua existência aqui em vida. De conformidade com o Sr. Jaime, o pai queria ver o filho estudando sempre que possível, em virtude de ceder seu apoio ao filho no esporte. No caso, o surfe.
Master Kiko em Pipeline, HI
Estudos big rider
Contudo, o apoio foi primordial de seu pai, Kiko tinha que estudar para poder surfar. Visto que o pai gostava de ver o filho surfando. Porém, entre uma bateria e outra, Kiko estava com os livros nos campeonatos. Portanto, sempre estudando honrado seu pai em vida. “Paizão Kiko, parabéns big!”
Itacoatiara-RJEl Gringo-AricaSunset-HISunset-HIBeg Rosemberg e Kiko Ferreira na remadaKiko Ferreira Boa Vista, surfista do mês de julho de 2023
Família e Sr. Jaime
Embora Kiko é um apaixonado pela sua família. Assim sendo, seus pais são o alicerce verdadeiro, a base de tudo que o solidifica, de forma bem positiva, na vida do “big rider”. Carater e principios são as verdadeiras qualidades deste “soul surfer”. Nos inícios dos anos 2000, Evaristo perdeu seu pai. Faleceu deixando muita saudade na família do atleta. Quando regressou ao Havaí, o surfista do mês de julho de 2023, fez uma prancha homenageando seu pai e os seus filhos.
🇧🇷 A prancha de Kiko com o nome do pai e o “drop” com a sua prancha em Waimea 🇧🇷
“Certa vez, quando eu estava no Havaí, eu encontrei um ”shaper” que estava iniciando na arte de fazer prancha. O nome do “shaper” é André Pasquale, a prancha saiu quase que de graça, devido à iniciação do profissional no ramo de pranchas de surfe”. Escute logo depois o áudio abaixo:
A prancha que homenageia Sr. Jaime Boa Vista
Competições da juventude
Contudo, o amor ao surfe prevaleceu. Surpreendentemente Kiko foi campeão nos eventos de base, brasileiro amador na categoria mirim, júnior e open. Na categoria mirim desenrolou ficando em terceiro colocado. Na categoria júnior Kiko encontrou dificuldades, devido muitos talentos, então, como resultado ficando entre os 10 primeiros.
Tube rider
Certamente Evaristo teve um grande apoio familiar para poder surfar, porém, não podia deixar o estudo de lado, honrando seu amado pai, o Sr. Jaime Boa Vista.
Surfista do mês de julho de 2023 em Pipeline, HI
So para ilustrar na categoria “Open” foi vice-campeão e terceiro lugar no brasileiro amador. Ficando entre os 5 primeiros, chegando perto de uma vaga para o mundial da França. Nesta época Kiko se acidentou, machucando o fêmur, o tirando o das competições. Desse modo, quando precisava subir para a primeira ou segunda colocação e conquistar a vaga no mundial.
Jovem Big Rider, casca-grossa! ALOHA!
Gabriel Sodré
Sobretudo o amigo mais novo que Kiko Ferreira Boa Vista, Gabriel se espelha no surfe do amigo. E não podia ficar de fora dando seu depoimento. Escute logo após o casca-grossa Gabriel Sodré, amigo de Kiko, apresentando a fera:
A recuperação
Em virtude de sua recuperação, voltou, contudo, depois da sua lesão. Surpreendentemente voltando como surfista profissional, competindo pela Organização dos Surfistas Profissionais do Rio de Janeiro (OSP/RJ). Em contrapartida, sempre dividindo o tempo em outras atividades escolares e desportivas.
Quintal de casa em CopacabanaCopacabanaquintal de casa
Arpoador Surf Club – ASC – Kiko Campeão Master
Surfe carioca
Nesse sentido, a cultura surfe na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, é vivida com muita vibração. Nesse hiato a energia boa e pura do surfe contagia a sociedade local. Dessa forma Evaristo cresceu no surfe, viajando o planeta competindo. Visto que, Kiko tornou-se um atleta “free surf” de ondas grandes. De maneira idêntica é conhecido atualmente como “big riders”. Contudo, percebeu que esse era o caminho das ondas grandes. Em resumo, é conhecida pela comunidade do surfe como “big waves”.
KIKO EMPIPELINE
Thiago Jacaré
Finalmente mais um amigo do time de “big riders”, próximo ao surfista do mês de julho de 2023. Thiago Jacaré mostrou sua habilidade e bravura nas ondas portuguesas, portanto surfou a temida onda de Nazaré, logo depois confira o depoimento de muito respeito e reconhecimento do amigo Jacaré:
Sobrevivendo no surfe
Contudo, Evaristo, é um local casca-grossa do Arpoador, vivia na cidade maravilhosa atuando como um agente de turismo. Por certo onde a sua empresa era bem conhecida como “Vava Tour Personal Treining”, na cidade do Rio de Janeiro. Dessa maneira, Kiko, como é conhecido, organizava “surf trips” e “surf school” levando turistas de outros países para surfar em Saquarema, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio e Ubatuba. Onde o turista quisesse ir, Kiko levava os turistas para o surfe e ensinando algumas pessoas a arte de surfar.
Kiko Ferreira Boa Vista na mídia
Enfim, Evaristo foi atrás da felicidade para ficar a frente de sua escola de surfe. Ou seja, Kiko não estima a ambição, ele trabalha a felicidade. Dessa forma fazendo da sua vida um rio abundante de muita alegria e prosperidade. Escute logo após Kiko falando da sua “Big” correria, na cidade do Rio de Janeiro:
Vava Tour Personal Treining
Surfe e sabedoria de vida com a palavra…
Antes de mais nada a “Vava Tour Personal Treining” que ficava no Arpoador, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a rua Joaquim Nabuco. Porém, Kiko fazia o translado de pessoas no aeroporto. Ou seja, tinha um pacote de serviços turísticos na mão. Hospedando franceses, ingleses, espanhóis e outras nacionalidades, com o seu pacote de serviços turísticos.
Surfe tupiniquim carioca, aloha!
Arthur Herdy
Antes de tudo, irmão de Guilherme Herdy, amigos de Kiko Ferreira Boa Vista. Evaristo, como é para a grande maioria de seus melhores amigos, Arthur Herdy é parceiro de “line up”. Desse modo rolou um depoimento sincero do médico e faixa preta da família, apresentando um pouco do surfista do mês de julho de 2023, para todos, confira logo após Arthur Herdy:
Outros ofícios
Como resultado, de todo esforço e estudo, Evaristo Ferreira Boa Vista é Bacharel em Direito pela PUC-RJ. Muito antes da “Vava Tour Personal Treining”, o “big rider” atuou na administração e venda de imóveis com um tio de Kiko. De fato trabalhando em outros lugares nesse mesmo ramo. Depois investiu no que ama: o surfe.
A princípio reside no arquipélago havaiano. Dessa maneira comprou seu terreno com sua esposa e construiu seu retiro “soul surf”. Certamente Kiko vai ao Havaí há mais de 30 anos. Portanto, na última vez que foi aconteceu a pandemia, onde não tinha como voltar ao Brasil. Sendo assim permaneceu por lá e casou no Havaí com a sua atual esposa.
Pelo Brasil 🇧🇷 atrás das bombas…
Marcello Danucalov
Decerto o surfista do mês de julho de 2023 têm amigos incríveis. O Dr. Marcello é pai de Noa Danucalov. Amigos de Kiko. O Dr. Marcello Danucalov não podia ficar de fora. Portanto, escute o depoimento e confira o apelo do doutor, mostrando o real valor de Evaristo “Kiko” Ferreira Boa Vista, tem para a comunidade do surfe, logo após, aperte o “play”, aloha:
Dicas de picos
Se bem que, antes de tudo, Evaristo ficava um período de 8 meses no Arpoador, trabalhando e sobrevivendo do turismo. Por consequência, tirava 4 meses para viajar o mundo. Em suma, sempre pela procura da onda perfeita. Só para ilustrar viajou por um tempo para o Chile e Peru. Deu um tempo e começou ir para El Salvador no meio do ano. E alguns anos Kiko viajava para o Havaí e para Indonésia nos finais de ano. Permanecendo por muito tempo neste eixo na busca da onda perfeita. Sempre com a visão de busca das ondas grandes.
“In search of the perfect wave”.
Bomba havaiana – Kiko Ferreira Boa Vista
Romeu Bruno
Enfim, o salva-vidas brasileiro mais casca-grossa do arquipélago havaiano é amigo do surfista do mês de julho de 2023. Evaristo está rodeado de amigos nobres, valorizando a sua origem e sua atitude, na comunidade do surfe havaiano. Portanto, Romeu Bruno está há muitos anos no Havaí. O casca-grossa tem muita história relacionada ao surfe para contar. Uma delas é a icônica presença de Kiko nas bombas. Logo após aperta o play e confira a fala de Romeu Bruno:
Kiko Coach
Atualmente Kiko mora no Havaí, vivendo dos treinamentos e de sua escola de surfe no arquipélago havaiano. Sobretudo desenvolve o trabalho de translado, buscando seus alunos no aeroporto e dando toda a infraestrutura. Em outras palavras, Evaristo tem vários pacotes de serviços relacionados ao surfe e turismo para a família, empresas. Contudo, tem o “personal surf” onde é somente o professor e o aluno.
Kiko o menino maluquinho descoberto em Waimea
Nando Grilo
O casca-grossa do remo, da escalada e do big-surf Fernando Grilo, fala facilmente do nosso surfista do mês de julho de 2023. Logo após veja o video que Grilo fala de Evaristo em depoimento, aloha:
Kiko agradece o Litoral na Mídia
Surpreendentemente é um momento sensacional com este ícone do esporte, onde acreditamos que estamos no caminho certo. Só para ilustrar, Evaristo nos elevando dando uma moral muito grande. O Litoral na Mídia vem divulgando grandes nomes do surfe. Sobretudo acreditando em tudo que envolve o oceano, praia e meio ambiente, colaborando com um planeta melhor. Logo após confira o vídeo abaixo, aloha:
Se bem que Evaristo “Kiko” Ferreira Boa Vista é o surfista do mês de julho de 2023 e exalta a equipe que rege os conteúdos deste portal. Muito obrigado pela oportunidade Kiko, você é merecedor.
Soul surfer
Evaristo tem uma empesa chamada “Aloha Surf Academy HI”, toda informação tu encontra no site do nosso surfista do mês de julho de 2023. Faça seu pacote exclusivo, treine e se prepare para a temporada havaiana. Portanto, a “Vavá tour experience Hawaii” é o nome do trabalho que Evaristo “Kiko” Ferreira oferece para as pessoas que vão ao arquipélago. Servindo sobretudo as pessoas com pacotes variados de serviços, levando o turista ao conhecimento da cultura havaiana. O surfe para Kiko é tudo, logo após aperta o play escute o áudio abaixo:
O que é o surfe para Evaristo “Kiko” Ferreira
Kiko Nias, Aloha!
Portanto, Kiko um verdadeiro casca-grossa reconhecido no mundo do surfe, um verdadeiro “free surf” de ondas grandes. Por consequência, surfando muito bem, logo que, em todos os tamanhos de onda. Sempre orando e agradecendo a Deus por tudo, sendo assim reservando melhores momentos dentro e fora d’água.
Kiko Havaí, Aloha!
Guilherme Herdy
Sobretudo amigos para Kiko é o que nunca falta, pois Guilherme Haddad Herdy é um surfista brasileiro de grande destaque mundial. No circuito era conhecido como Herdy. Foi um representante do Brasil na elite mundial do surfe, o WCT, manteve-se na elite por dez anos, no período de 1995 a 2004. Logo após confira o depoimento de Herdy, ao amigo Evaristo, aloha:
Portanto, amigo de Kiko, o surfista profissional Guilherme Herdy em 1999. Obteve resultados expressivos em duas finais em Mundaka. Sobretudo ficou com a segunda colocação, atrás de Mark Occhilupo. E em Tavarua no ano de 2000 a etapa foi vencida por Luke Egan. Herdy é conhecido por sua habilidade em pegar tubos.
Guilherme Herdy em Tavarua Fiji, ficou com o vice-campeonato na etapa do CT
Dessa forma existe uma lenda de uma onda surfada por Guilherme Herdy, durante uma sessão de “freesurf” da etapa de G-Land em 1995. Surpreendentemente o Circuito Mundial viria se transformar no “Dream Tour”, devido à qualidade das ondas. Aloha!
Prêmio Greenish
Nesse meio tempo, nos meados de 2007, Kiko venceu o 1º Premio Greenish e embolsou um valor de R$ 20.0000,00. Sobretudo para a sua grande conquista e alegria. Surpreendentemente a bomba oceânica surfada no Brasil foi na temporada de ondas entre 2006 e 2007. Porém, Evaristo “Kiko” domou o monstro em Itacoatiara, Niterói, RJ. Confira logo após a onda premiada de R$ 20.000,00 nas imagens de R$ 4.000,00, aloha:
“Primeiramente gostaria de agradecer a Deus. Pois sem ele nada disso teria acontecido. O Iuri foi como um anjo da guarda para mim. Se ele não registrasse a onda, não teria como provar nada e nem ganharia o prêmio”, declarou Kiko.
Go for it!
Logo depois disso participou de mais dois prêmios Greenish. Ou seja, conquistando dois segundos lugares por conseguir registros de grandes ondas. Sobretudo teve outros eventos que ele participou e ganhou. Um deles foi o evento da Wave Giant organizado pela Revista Hardcore. Logo após escute Evaristo “Kiko” Ferreira Boa Vista, falando de tudo isso e algo mais:
Fera braba que também arrebentou no Chile
1-El Buey – Chile1-El Buey – Chile2-El Buey – Chile4-El Buey – ChileEl Buey – ChileEl Gringo – ChileKiko pelo mundo do surfe
Campeonatos Havaianos
Primeiramente Evaristo “Kiko” Ferreira seguiu seus instintos e muito de seus sonhos e começou a competir no Havaí. O surfista do mês de julho de 2023, pagava as competições antecipadamente, que sempre acontecia em Haleiwa, Sunset e Pipeline. Percebia a necessidade de “dropar” uma bomba em um desses lugares.
MAHALO BROTHER !
Dessa maneira, Kiko se dedicava, nos espetáculos, para garantir uma imagem para as revistas especializadas na época. Com capas de matérias e as publicidades das marcas, no qual Kiko representava. Através do apoio delas no “free surf”. Conseguindo o feito, Evaristo sendo assim renovava contratos com patrocinadores.
Sobretudo nestes eventos as competições aconteciam com baterias de 6 atletas na água. Ficando fácil o trabalho dos fotógrafos. Portanto, os profissionais ficavam de prontidão nas areias havaianas, para um bom registram publicitário. Logo após ouça o áudio de Kiko falando sobre este tema:
A batalha de Evaristo
Solto na vala
Conquistas no arquipélago havaiano
Kiko Ferreira no WQS da época, na segunda divisão do surfe internacional. O surfista do mês de julho de 2023, chegou perto das oitavas de final em Pipeline, ficando entre os 33 melhores surfistas do arquipélago. Em Sunset Beach Kiko fez duas vezes as oitavas de final e uma quarta de final. E Haleiwa ficou entre os 17 melhores. Depois de algum tempo, no ano de 2004, sagrou-se campeão, da Surf and Sea Haleiwa Open Masters profissional amador em Haleiwa.
Off the wall – HIOff the wall – HI
Haleiwa, North Shore
Primeira temporada havaiana
Kiko viajou 22 países ao redor do mundo, competindo e surfando nas melhores ondas do planeta. Sempre em busca da onda perfeita. Porém, Kiko não gostava de competir, sempre cumprindo com as obrigações de contrato, com as marcas patrocinadoras da época. Lembrando que uma delas foi a Globe, Tavarua, Billabong, Drop Shoes e óculos Dragon e Van Zíper. Sua primeira temporada havaiana foi em 87–88. Evarsito tem muitos carimbos em seu passaport, só de Havaí tem mais de 20 temporadas.
Concentração…
Waimea
Na sua primeira temporada, Evaristo “Kiko” Ferreira tinha apena 15 anos. Surfando Waimea gigante, pegando ondas impressionantes naquela época dourada do surfe mundial. E, portanto, nesse mesmo dia passou um perrengue para sair da água com sua prancha de 7′ 10″ (2,39 metros) pés.
GO FOR IT!
Portanto, a comunidade do surfe na época festejou as ondas de 15 a 18 pés (5,49 m). Quase 20 pés (6,1 m) do pequeno Evaristo, com os seus 15 anos. Ficou conhecido como “garoto maluquinho” no Havaí. Logo depois Evaristo fala neste áudio abaixo sobre como foi com a galera em Waimea, escute:
Kiko tem a cara e a coragem até hoje, extremo “Go for it!”
GO FOR IT!
A segunda vez que foi Kiko surfou Waimea, logo após a situação novamente se repetiu, da sua primeira temporada. Na terceira vez pegou Waimea 20 pés (6,1 m) plus. Portanto, a onda foi registrada, sendo que a foto foi página dupla da saudosa Revista Fluir na época. Um relato espetacular. Contudo, Kiko atualmente pratica o town-in, porém gosta mais do surfe de remada. Logo após escute um pouco mais sobre sua determinação e foco nas ondas grandes, escute:
Evolução no território havaiano do surfista do mês de julho de 2023
Dias de Waimea de Kiko Ferreira Boa Vista
André da Montanha
Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito. Assim, André da Montanha é um verdadeiro leão da montanha, amigo fiel a Evaristo “Kiko” Ferreira. André reconhece a caminhada do surfista do mês de julho de 2023. Confira logo após o breve depoimento de André, aloha:
No entanto, cansamos de falar aqui. Evaristo, é verdadeiramente um casca-grossa, “soul surfer” e herói de reconhecimento havaiano, pela crítica na comunidade do surfe. Com toda a certeza Kiko é uma pessoa diferenciada. Graças a grande educação de berço mediante a D. Ieda e Dr. Jaime Boa Vista.
Evaristo rasgando forte no arquipélago havaianoe o local onde mora Diamond Head
Rodrigo Koxa
Amigos bombásticos, isto é, interligados por uma paixão, pela liberdade que o surfe dá, através das limitações. O céu é o limite, a amizade de Evaristo com Koxa, portanto é sem limites para o “drop” eterno. Rodrigo Koxa é o detentor da maior onda já surfada no planeta. E até hoje não se ouviu falar de um novo recorde. Se tiver corrija-nos aqui.Logo depois confira o depoimento deKoxa Bomb, aloha:
Cerimônia Eddie Aikau
Kiko Alternate do Eddie Aikau
Antes de tudo, o surfista do mês de julho de 2023, foi convidado para participar do famoso “Eddie Aikau” em 2005 e 2010. O convite veio através do mestre Lapo Coutinho e de Rômulo Fonseca, que era juiz do evento na época. Foi uma grande honra para Kiko, logo após escute o áudio:
Alternate Eddie Aikau
Uma sequência memorável nos tubos de Off the wall
No entanto, Kiko é um dos poucos surfistas de ondas grandes que rema para o “outside” e se posiciona nos maiores dias. Em outras palavras, tudo isso sem ajuda de máquinas e parceiros. Kiko rema com vontade, com o intuito de surfar as maiores ondas. Se jogando, botando para baixo com coragem e disposição. Considerado um dos maiores surfistas de ondas grandes do Brasil. Surfou em ondas gigantes de quase todo o mundo. E as suas ondas prediletas é Backdoor, Pipeline, Off The Wall e Waimea. Em resumo, tem uma preferência por Sunset.
Visual havaiano, aloha!
Diego Santos
De fato mais um brasileiro no arquipélago havaiano atrás dos sonhos. Diego é fã de Evaristo, quando ele começou a surfar, Kiko já estava desbravando as ondas gigantes. Sobretudo Diego constituiu família no arquipélago, sendo grande promessa para o surfe profissional. Logo após confira o depoimento de Diego Santos, aloha:
A casa de Evarsito “KIKO” Ferreira: SUNSET
Preparação física
Visto que o surfista do mês de julho de 2023 é criterioso com sua saúde. Sendo que até para sentar a mesa e se alimentar é algo muito importante e sagrado para Evaristo. Temente a Deus, Kiko cuida da sua preparação física e espiritual.
Posto que Evaristo “Kiko” Ferreira, sempre treinando e mantendo ritmo de um grande atleta. Surfando, pedalando, malhando, correndo, nadando, pulando corda, alongando o tempo todo e praticando arte suave através do jiu-jitsu.
Acima de tudo é treinar onde tem onda de verdade. Só que ondas grandes, por exemplo, no Brasil treina em Itacoatiara, Saquarema e Barra da Tijuca, isso quando Evaristo está no Rio de Janeiro. Um local bom para treinar varando a arrebentação. Contudo, Grumari nos dias grandes também é importante para seu “know-how” de treinamentos. Os picos de São Conrado e Posto 5 em Copacabana são boas opções para os treinos de tubo.
Kiko no território tupiniquim fazendo o que sabe fazer
Pedro Calado
Exatamente isso, Evaristo “Kiko” Ferreira Boa Vista, para a galera bem próxima, Evaristo faz questão de estar sempre do lado. Pedro Calado é “big rider”, com grande atuação em “MEXPIPE”, em Puerto Escondido, México. Pedro Calado sobreviveu de alguns perrengues, além dos tubos completados, no qual Evaristo, valoriza a tal atuação. Na percepção da nova geração, Kiko é referência para essa rapaziada, logo após confira o depoimento de Pedro Calado, aloha:
Kiko rasgando forte na marola
Apneia
Em primeiro lugar, o treino de apneia de Kiko não pode ficar de fora. Desse modo o surfista sempre usa as piscinas para fazer o seu treinamento. Kiko nada cerca de 2.000 a 3.000 metros. Fazendo isso, em média 3 vezes na semana. O atleta tem que ter a apneia como treinamento primordial para sua sobrevivência.
Exemplo de um caldo, de maneira idêntica uma vaca ou o famoso “wipeout”, sendo a queda de uma prancha de surfe. Nestas situações extremas o surfista pode quebrar um braço “fazendo parte do show do atleta”, o surfista tem que se garantir sobrevivendo através da apneia. Logo depois escute o áudio abaixo, ondeEvaristo “Kiko” Ferreira Boa Vista, com um bom pulmão treinado, fala sobre os treinos e a apneia:
Kiko dá uma aula de apneia
Fernando de Noronha “soul surfer”
Resumindo a situação, a apneia é sua companheira, todas às vezes em que é preciso, em casos extremos, nos perrengues. O grande lance é a calma, controle das emoções e dos batimentos cardíacos. Respire!
Em síntese, a apneia é bem legal, mas o treino é remar para o “outside” e exercitar o corpo e o psicológico durante horas.
Dahui
Há mais ou menos uns 5 anos, Evaristo, o “soul surfer” do mês, foi presenteado pelo grupo de surfistas casca-grossa e locais do Havai. Na verdade, Kiko ganhou a bermuda do local do time Dahui, Ikaika Kalama, sem dúvida o que representa os locais cascas-grossa do Havai.
Ikaika Kalama é local respeitado no arquipélago havaiano
O surfista do mês de julho de 2023, foi totalmente reconhecido na comunidade do surfe havaiana. Em outras palavras, tendo o respeito pela sua bravura nas ondas grandes. Encarando as bombas no arquipélago havaiano. Escute logo após o relato sobre o reconhecimento, com a fala Kiko:
Merecedor casca-grossa representando o Brasil. Reconhecimento e respeito da comunidade havaiana e de seus defensores DAHUI
Filhas de Kiko Ferreira Boa Vista
Hunting Giants
Precipuamente Evaristo tem amigos pelo planeta todo. Em resumo na cidade nativa de Kiko, de origem cultural, a maravilhosa cidade do Rio de Janeiro. Evaristo tem sua equipe onde pratica o town-in. Atualmente sua equipe é a “Hunting Giants”, fica na Bella Marina na Barra da Tijuca. Assim sendo composta pelos surfistas Rodrigo Costa, Evaristo “Kiko” Ferreira, Ricardo Avillez e Matheus Lopes.
Equipe e equipamentos da Hunting Giants-RJ
Rodrigo Costa
Amigos de equipe, Kiko e Rodrigo Costa se conheceram no “line-up” no Havaí. Pegando juntos altas ondas em 2000. Visto que Rodrigo “shapeou” uma prancha para Kiko, surfista do mês de julho de 2023.
Inevitavelmente o espírito do surfe te conduz a bons amigos, qualquer esporte em geral. Porém, o surfe é em especial, vive o “aloha spirit”, às vezes não precisa de estar no Havaí, pode se estar em qualquer lugar do mundo e viver o estilo de vida através do surfe.
Ricardo Avillez e Kiko vivem essa vibe na mesma equipe de Town-in no Rio de Janeiro. Em suma, o ponto de encontro na Bella Marina da Barra da Tijuca, para poder construir muitas histórias no surfe. Logo depois Avillez fala com um reconhecimento e respeito do amigo de equipe Evaristo, escute:
Matheus Lopes
Antes de mais nada aluno treinado por Evaristo “Kiko” Ferreira, hoje é amigo e companheiro de equipe de Town-in. Matheus Lopes escolheu o surfe, logo que, como estilo de vida. Hoje viaja pelo mundo atrás da onda perfeita.
O depoimento foi gravado em Bali por Matheus, revelando uma grande amizade de carinho e gratidão a Kiko, confira logo depois:
Amigos
Sobretudo o surfe é algo muito mágico, o surfe de Evaristo nas ondas grandes, médias e nas marolas transcende o sobrenatural de Deus. De fato, até na hora das suas aulas envolve muitas particularidades do esporte. A amizade, além do contato com a natureza, traz essa vibração.
Amigos no Brasil
Portanto, amizades que reúnem as pessoas que respiram o surfe. De fato, Evaristo tem muitos amigos pelo planeta. A amizade no surfe é algo que magnetiza a alma. Em princípio, reunimos algumas imagens de seus amigos que a vida no surfe lhe deu.
Como resultado são tantos amigos, que podemos conferir tudo nas redes sociais de Evaristo “Kiko” Ferreira. Dessa forma podemos constatar, os novos amigos, os das antigas, de competição, de “surf trips”, tatame, igreja e entre outras conquistas, realizadas pelo surfista do mês de julho de 2023. Aloha e confira!
Amigos no arquipélago havaianoe muitas outras conquistas
Marlon “Caveira” Ribeiro
O Peru tem um lado bom de se viver, de enxergar e de muitas oportunidades. O território latino ganhou de presente uma pessoa especial, Marlon “Caveira” Ribeiro, que está por lá há 16 anos ensinando a arte do jiu-jitsu. Caveira conforme conhecido no surfe e no jiu-jitsu é fã de Evaristo “Kiko” Ferreira, veja logo depois o depoimento de Caveira:
Kiko currículo
Evaristo surpreendentemente é um cara singular, humilde, temente a Deus. Vive a verdade, vive a luz e esta livre para contar e escrever sua história. Desse modo, no currículo ele coleciona 237 pontos no corpo, mais 5 faturas ósseas, decorrentes do surfe em condições extremas. Logo que, Kiko revela seu filme e disse que vai sempre fazer o mesmo e repetir a saga “big rider”:
“Sinceramente, irmão faria tudo de novo, não me arrependo de nada. O surfe me fez ser uma pessoa melhor e a cada caída no oceano eu me encontro com meu amado Deus. Também tem aquele encontro com meus medos e os demônios que mechem com a minha alma. No fim sempre prevalece a vibração do amor e a grandeza da natureza de Deus. Sempre nos presenteando com momentos inesquecíveis quando estou no mar”, revela Kiko. “Bem-vindo ao meu mundo, aloha”.
Considerações finais
Decerto grande “big rider”, Kiko é surpreendentemente sensacional. Portanto, o Litoral na Mídia faz mais uma bela história do surfe brasileiro. Afinal, Evaristo “Kiko” Ferreira Boa Vista é o surfista do mês de julho de 2023. De fato é evidentemente um surfista considerado pela DAHUI Havaiana um grande “black trunk”. Portanto, Evaristo tem uma bagagem de um embaixador havaiano que respira o surfe.
Evaristo, o “Kiko” ama o surfe. E tem um recado para aqueles que ama o que faz, escute logo após:
Conduza tudo por amor, Kiko Ferreira Boa Vista…
Contudo, o surfista do mês de julho de 2023, é uma pessoa muito respeitada na comunidade do surfe. Sobretudo com uma atitude humilde e ilibada de um grande “big rider”. Surpreendentemente Evaristo Ferreira Boa Vista é um havaiano brasileiro de alma, atleta do surfe, que continua na ativa, surfando as maiores ondas do planeta.
Ficha Técnica do vídeo e imagens
Imagens: Paulo Barcelos, Barbara Becker, JP Mubarah, Steven Kornreich, Aleko Stergiou, André Cyriaco, Annibal, De Heeckeren, Bruno Lemos, Guto Ribas, Pierre Toste, Kaique Silva, Paulo Ricardo Sant’Anna, James Thisted e arquivos pessoais de Evaristo “KIKO” Ferreira Boa Vista.