As Palavras do rei Lemuel, a profecia que lhe ensinou a sua mãe
Espírito de Deus em Provérbios 31:1 — Surpreendentemente, temos aqui o alto chamado da maternidade. Sobretudo, existe alguma verdade no ditado, “Atrás de um grande homem existe uma grande mulher.” A verdade maior é que esta mulher é geralmente a sua mãe! O rei Lemuel estava agradecido à sua mãe pelo conselho que segue em Provérbios 31. Enquanto a descrição e os benefícios de ter uma grande mulher são encontrados em (Pv 31:10-31), o capítulo começa com o grande valor da mãe do rei Lemuel, que você deve considerar primeiro.
Espírito de Deus em Provérbios
Deus colocou um selo divino de aprovação sobre este capítulo das instruções de uma mãe, ao inspirar e preservar suas palavras selecionadas para as páginas das Santas Escrituras. Contudo, toda mãe deve se regozijar pela sua oportunidade de instruir e formar um filho para ser um grande homem ao considerar a sabedoria prática dessa mulher e a sua declaração concisa e clara dela. Nem toda mulher pode criar um filho para ser um grande rei, mas toda mulher pode aprender de uma mãe como esta!
Quem?
Quem é o rei Lemuel? E quem é Agur, o filho de Jaque (Pv 30:1)? Quem foi Itiel e Ucal? O que é o livro de Jaque (Js 10:13)? Considerando-se que, portanto, o Senhor não nos contou, suas identidades não são importantes. Não ficamos especulando a respeito dos Seus segredos e conquanto deixar escapar a sabedoria que temos aqui (Dt 29:29). Conhecemos o Autor, mesmo que não conhecemos especificamente o escritor.
Conselhos
Se foi o conselho de Bate-Seba a Salomão, ou o conselho de Abias a Ezequias, ou o conselho de uma rainha estrangeira a seu filho, pouco importa. Deus inspirou estas palavras para você, já que é uma profecia, e que contém um resumo muito piedoso a respeito de uma mulher virtuosa (Pv 31:30).
Providência divina
Salomão escreveu 3000 provérbios (IRs 4:32), mas os homens de Ezequias copiaram apenas alguns pouco selecionados (Pv 25:1). Eles provavelmente acrescentaram dois apêndices — os provérbios de Agur (um sábio professor) e o conselho real da mãe de Lemuel, ambos pela providência divina. Poderiam até ser a mesma pessoa; mas, novamente, não há comprovação ou benefício em tais conjeturas.
Mulher virtuosa
Sobretudo, Deus inspirou uma mulher a ensinar ao seu filho as regras da proteção moral (Pv 31:3-7), do honrado uso desse ofício (Pv 31:3-9), e da tranquilidade doméstica (Pv 31:10-31). Estas são as palavras mais valiosas e agradáveis na Bíblia. Porém, toda mulher deve se lembrar com humildade que foi uma mulher quem deu esta soberba descrição da mulher virtuosa, a seguir (Pv 31:10-31).
O tempo de sua mãe
Mulheres sábias conhecem o seu importante papel na criação de crianças, até mesmo de filhos. Bate-Seba ensinou a Salomão (Pv 4:3-4; 6:20), e Salomão presumiu que as mães ensinavam os seus filhos (Pv 1:8; 6:20). Mas ajudar com os deveres da escola e distribuir os deveres domésticos não são tudo. Esta grande mãe ensinou claramente ao seu filho, mesmo após crescido, sobre assuntos como mulheres, vinho, justiça e casamento. Que cada mãe use sabiamente o seu tempo com o seu filho.
A boa doutrina
Ana claramente ensinou bem a Samuel preparando-o para a vida religiosa em Siló, pois lemos que ele adorou a Deus ali, quando ela o deixou com Eli, pouco após tê-lo desmamado (ISm 1:21-28)! Lóide e Eunice, avó e mãe respectivamente, comunicaram a fé sincera delas a Timóteo e ensinaram-no as Santas Escrituras desde a sua infância (IITm 1:5; 3:15). Nós não conhecemos detalhes do relacionamento de Maria com Jesus, mas sabemos que Ele era submisso a ela, e que ela ponderava as Suas palavras em seu coração (Lc 2:51). Sendo uma mulher virtuosa, sabemos que ela ensinava a Ele a boa doutrina e que Ele a honrava (Jo 19:25-27).
Grandes homens
Portanto, que cada mulher santa regozije-se no treinamento de seus filhos no temor do Senhor e nos assuntos vitais da vida (Pv 22:6), e que cada filho ame, honre, e obedeça a sua preciosa mãe (Pv 1:8; 6:20). Que ele dê reconhecimento onde o crédito é devido, quando ele relembrar do excelente treinamento recebido como criança de sua mãe. Porém, que esta combinação levante grandes homens para Deus!
Mães mais jovens
Mãe, o que você fez hoje para transmitir a seu filho a sabedoria para a vida dele seguindo as linhas contidas neste último capítulo de Provérbios? Você foi negligente nesta questão? Deus pode e lhe perdoará (I Jo 1:9) e Ele consegue restaurar os anos de negligência ou castigo (Jl 2:25). Você é uma mulher de certa idade com filhos estabelecidos nos casamentos e nas profissões? Então dê atenção a este provérbio ensinando-o a mães mais jovens (Tt 2:3-5).
Afinal, tu acabou de ler o “Espírito de Deus com Provérbios 31:1“, reflita, faça o seu melhor e seja abençoado com as coisas de Deus.
Conheça a coluna Espírito de Deus na sua palavra…
Google do Espírito Santo de Deus com os Provérbios!