Discute a tua causa com o teu vizinho, e não reveles o segredo a outro
Espírito de Deus em Provérbios 25:9 – Questões particulares e pessoais devem permanecer particulares e pessoais. No entanto, se você tem uma questão contra uma pessoa, trate disso com ela. E, portanto, ninguém precisa saber, e contando a qualquer pessoa isto se tornará o pecado de fofocar, cochichar e espalhar boatos. Você não deve só guardar esta regra de sabedoria para você mesmo, sobretudo como também deve ajudar outros a guardarem ela também (Pv 25:23).
23: O vento norte traz a chuva, e a língua fingida, a face irada. 24: Melhor é morar num canto do terraço do que com a mulher contenciosa em casa compartilhada. 25: Como água fria à alma cansada, tais são as boas novas de terra remota. Provérbios 25:23
A violação da bondade
Isto é valiosa sabedoria. Sobretudo isto é uma condenação clara de um pecado popular. A maioria dos homens e das mulheres, a princípio, são tão egoístas e odientos, que preferem espalhar as suas desavenças com outros, ao invés de tratá-las diretamente com bondade. A maioria das dissensões e das disputas entre homens, antes de mais nada, é causada pela violação frequente deste simples provérbio (Pv 26:20).
A reputação
Pois revelar informações particulares a respeito de uma pessoa é estuprar a reputação dela. É uma ofensa séria. Ela está resumida nos Dez Mandamentos em seu artigo sexto, “Não matarás”, pois qualquer atividade odiosa contra outra pessoa quebra esta lei (Mt 5:21-22). Somente pessoas tolas ou más não têm nenhuma consideração pelo caráter, ou reputação dos outros.
Deus condena a fofoca. Na Bíblia, a fofoca é sempre vista como algo mau, e detestável por Deus (Provérbios 6:16-19). As pessoas são sempre advertidas a tomar cuidado quando se faz uma fofoca, ou ao andar com um fofoqueiro (Levítico 19:16).
A bússola da Bíblia
A quantidade e a severidade dos avisos contra este pecado na Bíblia, provam primordialmente o quanto Deus o odeia. Sobretudo, ele é tratado numerosas vezes nos dois testamentos (Lv 19:16; Sl 15:3; Rm 1:29-30). E, portanto, Salomão frequentemente os condenou nos seguintes Provérbios (Pv 11:13; 20:19; 26:22).
O segredo da solução
Há dois tipos de causas com seus próximos. Ou eles o ofenderam por alguma ação deles, ou você os ofendeu por uma ação sua. Nos dois casos, a regra é a mesma:
- Acerte a questão diretamente com eles;
- Não espalhe nenhum conhecimento da questão para mais ninguém.
- Tanto a bondade como a sabedoria guardará em segredo a questão entre os dois.
Jesus e o segredo da solução
Jesus expandiu este provérbio de uma forma maravilhosa. Surpreendentemente, Ele ensinou claramente a forma de agir quando alguém lhe ofende. Ele disse, “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão.” (Mt 18:15). Preste bem atenção às Suas palavras, que mantém em segredo a questão.
A oferta reconciliadora
Ele também ensinou claramente a linha de ação quando você ofende alguém. Ele disse, “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.” (Mat 5:23-24).
A justiça e a glória
Se você não tem a glória de ignorar a ofensa pessoal dos outros (Pv 19:11), pelo menos, certamente demonstre um pouco de justiça ao manter as ofensas deles entre você e eles (Pv 17:9).
Provérbios 25:9
Afinal, tu acabou de ler o “Espírito de Deus em Provérbios 25:9“, reflita, faça o seu melhor e seja abençoado com as coisas de Deus.
Conheça a coluna Espírito de Deus na sua palavra…
Google do Espírito Santo de Deus!