Um homem preguiçoso esconde a mão no peito e não a leva de novo até a sua boca
Espírito de Deus em Provérbios 19:24 – Pessoas preguiçosas adoram conforto e odeiam esforços. Eles evitam o trabalho mesmo para comida. Eles querem que você trabalhe e os alimente. Salomão usou hipérbole sarcástico para ridicularizar homens preguiçosos. Eles cruzam os braços para manter as mãos afastadas do trabalho, pois têm preguiça de se alimentar. Eles esperam que a comida caia na boca. Um exagero? Sim, mas ele fez um argumento poderoso.
Preguiçosos dos preguiçosos
Tão necessária é a lição para alguns homens, Salomão repetiu em termos semelhantes ( Pv 26:15 ). Ele o alterou levemente para dizer que preguiçosos dos preguiçosos estão entristecidos por terem que levar as mãos novamente à boca para comer. Incomoda e magoa um homem preguiçoso fazer qualquer esforço, mesmo para si mesmo. Programas de bem-estar e o pensamento das nações socialistas modernas incentivam esse pecado.
Você já ouviu?
“Esse vagabundo fica sentado com os braços cruzados”. Com os braços cruzados, as mãos são seguradas contra o peito pelo braço oposto. Você já ouviu: “Ele fica parado com as mãos nos bolsos”. Pessoas preguiçosas não gostam de esforço e afastam as mãos do trabalho. Davi até pediu ao Senhor que estendesse a mão e a usasse para ajudá-lo ( Sl 74:11 ).
Uma grande ética de trabalho não se originou no homem
Deus trabalhou seis dias na criação do mundo, e Seu exemplo deve ser bom o suficiente para você. Ele ordenou sabiamente que o trabalho é bom e deve ser feito com zelo diligente. Antes de Adão pecar, Deus havia lhe dado o trabalho de vestir e cuidar do jardim ( Gn 2:15 ). O trabalho não é uma maldição; é uma benção.
A fome curará a preguiça
As verificações de bem-estar incentivam a preguiça. Paulo ordenou que aqueles que não trabalhavam não comessem ( IITs 3:10 ), e Salomão advertiu que homens preguiçosos implorariam na colheita e nada receberiam ( Pv 20: 4 ). A caridade cristã não inclui preguiçosos. Quando um homem não recebe comida e conforto por tempo suficiente, ele trabalha ( Pv 16:26 ).
Pais sábios aplicam essa sabedoria
Crianças e adolescentes não merecem comer, a menos que tenham trabalhado na escola, no trabalho ou nas tarefas domésticas. Por que criar adultos preguiçosos? Preparar refeições e lanches quando eles não trabalham duro não é amor; é um ódio cruel. Treine-os para trabalhar duro, rápido e para desfrutar de um trabalho bem feito. Eles terão sucesso e terão muito o que comer.
Defina prioridades sábias para seus filhos
Uma ética de trabalho piedosa é mais valiosa do que as notas mais altas possíveis. A escola não é como o mundo real. A regurgitação acadêmica não é um bom preditor de sucesso na vida. Os professores são pagos para lisonjear e promover; mas os empregadores pagam e promovem apenas aqueles que produzem mais do que o esperado. Um GPA de 3,90 contra um 3,50 é marginalmente desperdiçado em comparação com criatividade, diligência e responsabilidade extracurriculares.
Levante-se, preguiçoso!
Um lugar favorito para pessoas preguiçosas segurarem as mãos no peito é na cama. O prazer de se abraçar por uma hora desnecessária de sono é demais para resistir. O Pregador sábio viu esse amor pelo sono e o ridicularizou ( Pv 6: 9-10 ; 24: 30-34 ; 26:14 ). Os botões de soneca nos despertadores são tolos. Levante-se, preguiçoso! Levante-se! O dia está perdendo!
Atitude preguiçosa
Uma vez que uma pessoa inicia o caminho da preguiça, o trabalho se torna cada vez mais difícil. Uma atitude preguiçosa em relação ao trabalho o deixará sonolento ( Pv 19:15 ); obstáculos parecerão muito mais difíceis ( Pv 15:19 ). A diligência começa no coração e na mente, quando você escolhe desfrutar do trabalho. A melhor maneira de enfrentar um trabalho é começar agora, com intensidade. Não pense nisso. O trabalho duro é a sua própria recompensa, mas você só conhece essa bênção ao trabalhar.
Já ouviu falar?
“Estou cansado demais para consertar alguma coisa hoje à noite”? Mulheres virtuosas não dizem isso. Uma mulher se sentiria melhor e menos cansada, se corresse para a cozinha e preparasse o jantar de forma criativa. As próprias palavras e os pensamentos que as geram são mental e fisicamente incapacitantes. Não dê desculpas. Trabalhos! Você vai se sentir melhor e dormir melhor.
Analise
Pessoas preguiçosas têm bênçãos, mas são preguiçosas demais para tirar proveito delas. Eles podem jogar caça, mas estão cansados demais para vestir quando chegarem em casa ( Pv 12:27 ). Uma oportunidade é assustadora para eles, pois provavelmente envolve mais do que dormir. Que pena!
A preguiça arrogante
Obviamente, os preguiçosos sempre têm desculpas para não fazer muito. Eles falam de perigos no trabalho ( Pv 22:13 ; 26:13 ) e de circunstâncias desfavoráveis ( Pv 20: 4 ). E sua preguiça arrogante resistirá até sete homens sábios, dando boas respostas ( Pv 26:16 ).
Objetivo de diligência
Salomão podia detectar um preguiçoso verificando seu campo ( Pv 24: 30-34 ). Irmãos, quão limpo é o seu carro? Sua casa? Seus armários? Sua mesa? Existe desordem em algum lugar? Por quê? Existe um leão no caminho? Está muito frio? Ou dobrar as mãos é muito emocionante? Não deixe que nada o distraia do importante objetivo de diligência onde for mais necessário.
Os cristãos devem odiar a preguiça (Rm 12:11)
Seus ativos e reputação devem refletir uma ética de trabalho divina. Em vez de dar as mãos ao peito, as mãos devem ser submetidas a um bom trabalho produtivo ( Atos 20: 34-35 ; Ef 4:28 ; I Ts 4: 11-12 ). Em vez da ociosidade que arruina as mulheres ( Ezequiel 16:49 ), combine-as com a mulher virtuosa ( Pv 31: 10-31 ; I Tm 5: 13-14 ).
Ela
A mãe do rei Lemuel descreveu a mulher virtuosa em detalhes ( Pv 31: 1-2 ). A medida mais importante dessa mulher perfeita era seu trabalho diligente. Ela trabalha voluntariamente com as mãos ( Pv 31:13 ). Rejeita atalhos ( Pv 31:14 ). Ela acorda cedo ( Pv 31:15 ). Faz mais do que deveres domésticos ( Pv 31:16 , 20 , 24 ). Ela fortalece os braços para fazer ainda mais ( Pv 31:17 ). Suas mãos estão sempre ocupadas ( Pv 31: 19-20 ). Ela não está ociosa ( Pv 31:27 ).
A Bíblia também define os padrões dos homens
Salomão promoveu Jeroboão, porque ele era diligente – ou diligentemente produtivo ( 1 Rs 11:28 ), cumprindo a recompensa da diligência ( Pv 22:29 ). O faraó perguntou a Joseph se ele tinha irmãos excepcionais – homens de atividade – que pudessem administrar seus grandes rebanhos ( Gn 47: 6 ). Os homens sábios apreciarão o trabalho, pois esse é seu propósito e prazer na vida, e uma razão para não gostar da morte é sua falta de trabalho ( Ecl 9:10 ).
Por Ele
O Senhor Jesus Cristo estava concentrado na obra que Deus lhe dera ( João 4:34 ; 9: 4 ; 17: 4 ), e você deveria ser grato por Ele e Sua diligente fidelidade em salvar sua alma. Deus O promoveu sobre o universo e O recompensou com alegria e prazeres à Sua mão direita. Você tem oportunidade de ser espiritualmente diligente por Ele ( Hb 6: 11-12 ; II Ped 1:10 ).
Você acabou de ler o “Espírito de Deus em Provérbios 19:24“, reflita, faça o seu melhor e seja abençoado com as coisas de Deus.