Segue distração para época de PANDEMIA
Distração com Jogos de baralho – Jogos com baralho toda família gosta , temos tradicionais como buraco, tranca, vinte e um, canastra, sete e meio e temos as brincadeiras com muitas risadas nos jogos:
Mico
O objetivo desse jogo é fazer o maior número possível de pares e não ficar com o Mico. Dá para jogar com 3 ou mais jogadores e com um baralho de 52 cartas, para mais participantes, jogar com dois baralhos.
O jogo
- Cada jogador separa os pares de cartas de mesmo número em um monte ao seu lado;
- Assim que todos abaixarem os pares formados, o primeiro jogador pega uma carta, aleatoriamente, da mão do jogador à sua esquerda;
- Se formar um par, o jogador abaixa esse par junto com seus outros pares. O próximo jogador faz o mesmo e assim por diante;
- O jogo termina quando todos os pares forem formados e um jogador ficar com o Mico;
- Quem estiver com o Mico não deverá contar seus pares.
Mau mau
O objetivo é livrar-se de todas as cartas da mão. Dá para jogar com quatro ou mais jogadores. Para mais jogadores, usar dois baralhos.
Preparação
Distribua as cartas, uma a uma, até que cada jogador tenha sete cartas. O monte restante fica no centro da mesa. Uma carta do monte é virada para dar início à partida.
O jogo
- O primeiro jogador deve descartar uma carta que tenha o mesmo naipe ou o mesmo número da carta virada. A partir daí, cada jogador, na sua vez, descarta uma carta de acordo com o descarte do jogador anterior. Os descartes vão sendo empilhados com suas figuras voltadas para cima.
- Se um jogador não conseguir acompanhar a carta da mesa, deverá comprar do monte, uma a uma, até poder descartar.
- Caso as cartas do monte acabem, a pilha de descarte deve ser embaralhada para formar um novo monte, deixando apenas a última.
- Quando um jogador ficar com apenas uma carta na mão, deve falar Mau-Mau. Caso esqueça e alguém perceba, terá que comprar duas cartas como multa.
Poder das cartas
- Valete – Funciona como coringa e muda o naipe da mesa para o naipe do valete;
- 10 – Inverte o sentido do jogo. Se estava no sentido horário, passa a correr em sentido anti-horário e vice-versa;
- Ás – Pula a vez do próximo jogador.
Burro
O objetivo do jogo é não ser o último jogador a abaixar as cartas. Uma boa estratégia é abaixar as cartas de maneira discreta, para que os outros jogadores não percebam que você abaixou as cartas. Dá para jogar com quatro ou mais participante.
Preparação
É preciso separar quatro cartas iguais, mas de naipes diferentes, para cada jogador que for jogar, mais um coringa para o jogo. Embaralhe todas as cartas e distribua, uma a uma, aos jogadores da mesa.
O jogo
- O jogador que ficar com cinco cartas escolhe uma carta da sua mão e passa para o seguinte, sem mostrá-la aos outros jogadores.
- O jogador que receber a carta escolhe uma carta qualquer da sua mão e passa ao próximo, e assim por diante.
- Assim que alguém formar um quarteto, deve abaixar as cartas com as figuras para baixo. Os jogadores que virem, devem abaixar suas cartas também.
- O último jogador a abaixar as cartas é o perdedor.
Atenção!
O coringa não pode ser a primeira carta a ser passada e o jogador que recebê-lo deve ficar com ele por pelo menos uma rodada antes de repassá-lo.
Mexe mexe
Distração com Jogos de baralho – Obriga o próximo jogador a comprar duas cartas e perder a vez.
O objetivo do jogo é formar sequências e livrar-se das cartas. Jogue com quatro ou mais jogadores e dois baralhos. Os coringas neste jogo são as cartas de número 2.
Preparação
Embaralhe as cartas e distribua 11, uma a uma, para cada jogador, iniciando por quem estiver à sua esquerda. As cartas restantes ficam no centro da mesa e servem de “monte de compras”.
O jogo
- O primeiro jogador verifica se há alguma sequência em sua mão. As sequências podem ser de três ou mais cartas de mesmo naipe (ex: A23 de ouros ou 78910 de copas) ou de cartas de números iguais, mas de naipes diferentes (ex: KKKK ou 999).
- Se o jogador tiver alguma sequência, pode abaixá-la na mesa para que todos vejam. Não há limite de sequências abaixadas por vez.
- O próximo jogador verifica se há alguma sequência que ele possa abaixar ou se tem alguma carta em sua mão que ele possa utilizar para alterar uma sequência na mesa.
- Se o jogador não conseguir fazer nada, ele compra uma carta do “monte” e passa a vez para o próximo jogador.
Saiba no site: Alto Astral