Celebrado no dia 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano
Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 — Certamente a moda é a sustentabilidade, pois é educando que se desenvolve mais consciência. Contudo, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 e tem por objetivo conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais. Com grande finalidade de criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.
Contudo, o meio ambiente pode ter diversos conceitos, identificados pelos componentes que fazem parte dele.
Composição do meio ambiente
A princípio para a Organização das Nações Unidas (ONU) o meio ambiente é o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que podem causar efeitos diretos ou indiretos sobre os seres vivos e as atividades humanas.
O meio ambiente é o conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural. Assim, o meio ambiente é composto por toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera. Em resumo também fazem parte do meio ambiente os recursos naturais, como a água e o ar e os fenômenos físicos do clima, como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo.
Além disso, o meio ambiente é composto por quatro esferas diferentes: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.
Entretanto, a atmosfera é a camada ar que envolve o planeta, formada por gases como oxigênio, gás carbônico, metano e nitrogênio. A litosfera de tal forma que é a camada mais externa do planeta, formada pelo solo e por uma superfície rochosa, também chamada de crosta terrestre.
Antes de mais nada a hidrosfera inclui todas as águas do planeta, dessa maneira rios, mares, lagos, oceanos. A fim de que a biosfera é a camada referente englobando todas as formas de vida que existente no Planeta Terra.
Meio ambiente e ecologia
Além disso, na ecologia o meio ambiente, é o ecossistema em que, desenvolve a vida há um tipo organismo. Contudo, existem diversos tipos de ecossistema no qual os organismos vivem. Se reproduzem e se expandem.
Inegavelmente no meio ambiente existem vários fatores externos com influência sobre a vida dos organismos. Assim, a ecologia é uma área que tem como objeto de estudo as relações existentes entre os organismos e o ambiente que os envolve.
Preservação ambiental através da sustentabilidade
Contudo, a sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, é manter a qualidade de vida e manter o meio ambiente em harmonia com a existência das pessoas.
Sobretudo o próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, significa cuidar e preservar todo o sistema para que as gerações futuras também possam aproveitá-lo.
A sustentabilidade se refere às diversas medidas e estratégias que podem ser adotadas pela sociedade. Para que o meio ambiente seja preservado e seja considerado sustentável. Isso significa que devem ser encontradas formas de ação que permitam a coexistência das pessoas com a preservação do meio ambiente. Para que os recursos naturais não se esgotem.
Exemplos de como preservar o meio ambiente
A sustentabilidade é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Sendo uma característica ou condição de um processo, ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo ou definitivo. Embora essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
São algumas medidas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente:
- Evitar todo tipo de poluição nas águas dos rios, mares, oceanos e lagos;
- Separar o lixo orgânico do lixo reciclável e os diferentes tipos de lixo reciclável;
- Fazer o consumo consciente de recursos, como a água e energia elétrica;
- Evitar desastres ecológicos, como queimadas, derramamentos de óleo nas águas, desmatamentos e morte de animais;
- Diminuir, portanto, a poluição e a emissão de gases poluentes;
- Usar energias reaproveitáveis e renováveis, como a solar, eólica “do vento” e hidrelétrica “das águas”;
- Diminuir, contudo, o consumo de alimentos e de produtos industrializados;
- Usar meios de transporte conquanto alternativos e menos poluentes, usando bicicletas e transportes públicos;
- Construção de casas sustentáveis, que sejam preparadas para o uso de energias alternativas e renováveis.
Surfe e o Meio Ambiente
Os surfe surpreendentemente criou uma interação, uma “vibe”, uma energia contagiante, gerando uma ligação do mar com a natureza, por consequência engana-se quem pensa que o surfe é apenas um esporte. Ou nesse sentido utilizar algum produto ligado ao estilo de vida. De fato até vestir roupas de marca. Ou seja, o surfe é um estilo de vida, uma filosofia para quem ama esse esporte e cultua o mar e a natureza e o principal: o nosso DEUS criador.
Por isso, a preservação do meio ambiente é evidentemente muito importante para quem ama surfar. Portanto, recicle e inove. Seja gênio de sua consciência sempre com o propósito de geração para gerações.
Em contrapartida, maioria dos surfistas estão diretamente envolvidos com a preocupação e proteção do meio ambiente. Inegavelmente os praticantes embutem a educação ambiental. Sobretudo a preocupação vai desde a fabricação das pranchas, acessórios, vestuários entre outros equipamentos esportivos. Salvo que tudo favorece aos praticantes na hora de surfar com consciência e oceano limpo.
Primeiramente para quem gosta desse estilo de proteção ambiental e a bela sintonia do surfe e o meio ambiente. Muitos dos surfistas recolhe das areias e águas, lixos e micro-lixos, em virtude de tudo isso os atletas colocam esses descartes em suas bermudas e roupas de borracha. Todavia sendo assim amigo surfista descubra a relação entre a sustentabilidade e o surfe. E inove!
Dia Mundial do Meio Ambiente
Decerto há muitos anos ouvimos falar da degradação ambiental, do excesso de poluição na natureza causado pelo mau comportamento dos homens, do mundo consumista. Isso acontece em razão da pouca conscientização que temos de que é fundamental preservar a natureza para continuarmos recebendo tudo que ela nos oferece de melhor, a começar pelo ar que respiramos.
Litoral na Mídia e o Meio Ambiente
Ao propósito existem algumas atitudes que podem ajudar nessa preservação, que devemos seguir com grande afinco. Confira algumas dicas que o Litoral na Mídia buscou para auxiliar o nosso planeta, confira abaixo:
- Não corte, nem pode árvores sem autorização. Portanto, poda drástica é PROIBIDA!!!
- Preserve a vegetação nativa. Jamais desmate! Não toque fogo na mata!
- Jamais altere cursos d’água ou banhados, eles são protegidos por lei. Poços artesianos somente com autorização.
- Não crie peixes sem licença. Todavia nunca solte peixes nos rios, mesmo quando estiver bem-intencionado.
- Respeite os períodos de proibição da pesca.
- Não compre, nem tenha animais silvestre em casa.
- Nunca maltrate animais silvestres ou domésticos.
- Separe o lixo em casa e no trabalho, e coloque na rua no dia da coleta seletiva em seu bairro.
- Não jogue lixo no chão. Carregue-o até a lixeira mais próxima. Ensine às crianças dando exemplo.
- Recicle ou reaprove tudo o que puder. É de suma importância a reciclagem e conservação para o meio ambiente. Retorne com seu lixo dos rios, canhoeiras, praças e areia de praias.
- Reduza o consumo, especialmente do que não puder ser reaproveitando ou reciclado.
- Mantenha seu veículo regulado e ande mais a pé, portanto é ótimo para a saúde.
- Não contribua com a poluição sonora e/ou visual.
- Use menos veneno em sua lavoura ou horta.
- Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto. Contudo, armazene e doe para reciclagem.
- Evite o desperdício de água. Esse é um dos recursos mais importantes e frágeis do planeta: feche torneiras, conserte vazamentos, portanto não use mangueiras para lavar calçadas, aproveite água de chuva.
- Não desperdice energia elétrica: desligue aparelhos, verifique sobrecargas, apague as luzes.
- Ensine às crianças amor e respeito pela natureza.
- Cuide da higiene e da sua saúde!
- Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.
Dia Mundial do Meio Ambiente 2023
Fonte: IF Catarinense Campus Videira, Mundo Educação, SURFGURU.
Adaptação do texto: Litoral na Mídia.
Veja no GOOGLE a matéria!
Veja mais sobre o Meio Ambiente…
Leia mais sobre São Vicente!
Conheça as praias de São Vicente…
O que fazer em São Vicente?
Escolha a sua rádio!
Travessias do litoral paulista.