Série bíblica brasileira de grande sucesso no mundo
Primeira Fase
Os Dez Mandamentos uma superprodução de novela que começa na cidade de Pi-Ramessés no Egito aproximadamente 1300 a.C quando o poderoso faraó Seti (Zé Carlos Machado) que odeia e despreza o povo hebreu decreta a morte de todos bebês israelitas do sexo masculino.
A filha do faraó é a princesa Henutmire (Mel Lisboa) uma jovem boa e de bom coração que está prestes a se casar com o general Disebeck (Daniel Aguiar) que leva sua amante Yunet (Day Mesquita) para morar no palácio dizendo que a mesma é sua prima.
Yunet finge ser amiga da princesa e se torna sua dama de companhia. Após o casamento a mulher começa a fazer com que Henutmire perca os bebês causando grande dor a princesa. Yunet descobre que está gravida de Disebeck e para que ninguém desconfie se casa com o sacerdote Paser (Paulo Nigro).
A saga de Moisés
É nesse periodo que a hebreia Joquebede (Samara Felippo) dá a luz ao bebê Moisés. Ela seu marido Anrão (Roger Gobeth) e seus filhos Miriã e Arão tentam escondê-lo por causa do decreto do rei. Mas logo Moisés é descoberto.
Anrão luta para salvar seu filho, mas acaba morrendo, Joquebede sem outra escolha o coloca em um cesto de junco e o lança ao Rio Nilo confiando que Deus o levará para um local seguro.
O cesto desce o Rio Nilo e vai parar nas mãos de Henutmire que desde o primeiro momento demonstra amor pela criança, mas Miriã que seguiu o cesto diz a princesa que conhece uma ama de leite para o garoto e o leva para casa novamente. Henutmire consegue que seu pai suspenda o decreto.
Depois de 3 anos, Henutmire continua a perder filhos e chega ao ponto de tentar suicídio, mas se lembra de Moisés e com muita tristeza adota Moisés a força. Moisés é criado como um príncipe egípcio e se torna melhor amigo de de seu tio-irmão Ramessés e Nefertari (filha de Yunet).
Segunda Fase
Os Dez Mandamentos uma superprodução 30 anos depois Moisés (Guilherme Winter) é um ótimo guerreiro e arquiteto. Ele e Ramessés (Sérgio Marone) mantêm uma amizade inabalável. Mas tudo começa a mudar quando os dois se apaixonam por Nefertari (Camila Rodrigues).
Isso causa vários conflitos. Arão (Petrônio Gontijo) irmão hebreu de Moisés é um homem revoltado e nervoso vive em conflito com o feitor Apuki (Heitor Martinez). Mas se controla em consideração a sua esposa Eliseba (Gabriela Durlo), sua irmã mais velha Miriã (Larissa Maciel) e por sua mãe Joquebede (Denise Del Vecchio) que sofre profundamente por está longe de seu filho.
Na vila dos hebreus também vive Leila (Juliana Didone), uma mulher de fé tanto que quando seu marido Uri (Rafael Sardão) e seu sogro Hur (Floriano Peixoto) vão se tornar joalheiros do rei e adorar os deuses egípcios ela se separa e vai criar seu filho Bezalel (Luís Felipe Mello) junto com sua irmã Abigail (Bianka Fernandes). Mas com medo de seu filho se tornar escravo vai morar no palácio.
Yunet a dama do mal
Nefertari começa a namorar Moisés causando assim o ódio de sua mãe Yunet (Adriana Garambone) que quer ver sua filha casada com Ramessés, futuro rei. Ela então conta a Moisés toda verdade sobre sua origem. Ao saber de toda verdade o príncipe se envolve no sofrimento de seu povo, chegando ao ponto de matar um oficial egípcio para defender um hebreu.
Após Yunet descobrir isso ela usa seu marido Paser (Giuseppe Oristanio) para contar tudo ao rei que ordena sua morte. Moisés com ajuda de Ramessés e Henutmire (Vera Zimmermann) e de sua família hebreia foge para Midiã, lá ele conhece a bela e rebelde Zípora (Giselle Itié), se casa com ela e se torna um pastor de ovelhas.
No Egito mesmo com a ida de Moisés, Ramessés não consegue se casar com Nefertari pois seu pai não permite. Mas Yunet o assassina e assim Ramessés sobe ao trono e se casa com ela. No casamento são reveladas todas as maldades de Yunet e ela é expulsa do palácio se tornando uma mendiga.
Terceira Fase
Os Dez Mandamentos uma superprodução, muitos anos depois Moisés um dia está a pastorear um rebanho quando recebe um chamado de Deus que se revela a ele e o manda voltar ao Egito para que junto com seu irmão Arão liberte todo o povo hebreu da escravidão.
Ao voltar para o Egito Moisés tem que enfrentar aquele que um dia considerou como um irmão e agora se tornará seu pior inimigo. Somente após as Dez pragas do Egito Ramessés Liberta o povo. Mas acaba voltando atrás e decide persegui-los através do deserto.
É então que Deus em um dos momentos mais grandiosos do Antigo Testamento, abre o Mar Vermelho deixando o povo hebreu passar e depois o fecha matando o exército egípcio que os persegue. No deserto Deus revela a Moisés os Dez Mandamentos, um conjunto de regras que todos os hebreus devem seguir.
Nova Temporada
Dez mandamentos uma superprodução, Moisés libertou seu povo do Egito e agora enfrenta um novo desafio: conduzir milhares de hebreus pelo deserto rumo à Terra Prometida. Porém, para chegar a Canaã, eles precisam atravessar uma região habitada por reinos inimigos, que temem que o povo do Deus de Israel invada suas terras.
Além disso, apesar de todas as maravilhas que testemunham, há ainda hebreus que duvidam e, ao primeiro sinal de dificuldade, reclamam e conspiram contra Moisés, tornando sua tarefa ainda mais árdua. O desafio de Moisés é transformar os hebreus em uma nação santa e poderosa e vencer os povos inimigos que tentarão destruí-los para impedir que cheguem até Canaã, a Terra Prometida.
Sucesso Mundial
Dez mandamentos uma superprodução é uma novela baseada em um passagem da bíblia. Com efeitos especiais grandiosos e uma história emocionante, a superprodução reconta a saga de Moisés, desde seu nascimento até a chegada de seu povo à Terra Prometida. Primeiro episódio: 23 de março de 2015 Emissora original: Record TV Número de episódios: 242 Número de temporadas: 2 Prêmios: Troféu Imprensa for Best Actor
Além de Argentina e Chile, “Os Dez Mandamentos” é exibida em Porto Rico, Japão, Portugal, Cabo Verde, Angola, Costa Rica, República Dominicana e Polônia. Em setembro, a novela chega aos Estados Unidos onde será exibida pela Univisón, maior rede hispânica de TV no país.
Os Dez Mandamentos uma superprodução uma superprodução, exibida em duas temporadas: a primeira de 23 de março a 23 de novembro de 2015 em 176 capítulos e a segunda de 4 de abril a 4 de julho de 2016 em 66 capítulos. Foi a 24ª novela exibida pela emissora desde a retomada da dramaturgia em 2004.
Equipe de produção
Escrita por Vivian de Oliveira, com a colaboração de texto de Altenir Silva, Joaquim Assis, Maria Cláudia Oliveira e Paula Richard na primeira temporada, Alexandre Teixeira, Emilio Boechat, Gabriel Carneiro e Joaquim Assis na segunda. Sob direção geral de Alexandre Avancini. Enquanto a primeira temporada foi produzida totalmente pela emissora, a segunda teve coprodução da Casablanca.
A Bíblia Sagrada
Os Dez Mandamentos uma superprodução, é uma adaptação de quatro livros que compõem a Bíblia:
- Êxodo;
- Levítico;
- Números;
- Deuteronômio.
Narrando a história de Moisés desde o seu nascimento até sua morte, destacando as dez pragas do Egito, a abertura do Mar Vermelho, a libertação do povo hebreu, a revelação dos “Os Dez Mandamentos” e a travessia de quarenta anos pelo deserto até a terra prometida.
Reconhecimento internacional
A trama recebeu três indicações no Seoul International Drama Awards de 2016 nas categorias de melhor novela, melhor diretor e melhor escritor. A trama também foi indicada ao Shorty Awards, o maior prêmio mundial de redes sociais na categoria televisão.
É a primeira telenovela brasileira e do mundo baseada em uma história bíblica. A previsão inicial era de que Os Dez Mandamentos fosse exibida em 150 capítulos. Dividida em quatro fases, com gravações no RecNov em Vargem Grande no Rio de Janeiro. E com as filmagens externas no Deserto de Atacama, Chile, além de locações no estado do Paraná, no município de Guarapuava.
Também ocorreram gravações com locações nos municípios fluminenses de Itaguaí e Seropédica e no bairro de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. É considerada uma das produções mais caras da história da emissora, com um custo estimado de R$ 700 mil por capítulo. Perdendo para, por exemplo, Milagres de Jesus (900 mil por capítulo).
Estrutura e cameras
Foram constituídos 28 cenários e uma cidade cenográfica com mais de 7 mil metros quadrados, onde são reproduzidas as cidades dos hebreus, egípcios e midianitas. Para a gravação da telenovela, foram utilizadas câmeras digitais Arri Alexa.
Abertura do Mar Vermelho
Uma das cenas mais esperadas desde que a novela Os Dez Mandamentos começou foi a abertura do Mar Vermelho. A sequência de cenas foi gravada em maio de 2015, na Fazenda Lama-Preta, no Rio de Janeiro. O episódio cravou recorde histórico com média de 28 pontos, com picos de 31 e 39% de share na Grande São Paulo, no Grande Rio, cravou 32 pontos com 36 de pico e 47% de share.
Para a gravação foram usados 120 animais, mais de 400 figurantes e 240 profissionais envolvidos nos 31 dias de filmagens. Inicialmente a abertura do Mar Vermelho estava programada para ir ao ar dia 27 de outubro de 2015, mas como a trama ganhou mais 20 capítulos, a exibição foi adiada em duas semanas, sendo exibida no dia 10 de novembro de 2015.
Investimento cinematográfico
Além de envolver um grande número de funcionários desde o elenco de apoio até os responsáveis pela pós-produção, realizada pelo Stargate Studios, em Hollywood, que produz efeitos especiais em séries como Revenge, CSI e The Walking Dead, o capítulo em que Moisés (Guilherme Winter) abriu o Mar Vermelho para a fuga dos hebreus custou à Record TV o investimento de R$ 1 milhão.
Esses custos vão desde o elenco até os recursos gráficos. Tanto a abertura do Mar Vermelho quanto a sétima praga tiveram a superprodução do estúdio americano Stargate Studios, que ficou responsável pela computação gráfica. Para as cenas do fechamento do Mar Vermelho foram produzidas quatro rampas de 12 metros de altura, feitas de madeira e metal, que despejavam 12 mil litros de água reutilizada sobre os atores e figurantes. Para esta sequência foram utilizados no total 20 mil litros de água transportados em dez caminhões-pipa.
As pragas do Egito
Os Dez Mandamentos uma superprodução, a atriz, que vive Nefertari, a mulher do faraó Ramessés II (Sérgio Marone), ficou completamente coberta de sangue cenográfico ao gravar a cena em que a rainha resolve tomar um banho na piscina do palácio e, ao mergulhar, emerge da água tingida de vermelho. “Fiquei manchada por quase uma semana”, disse Camila Rodrigues ao site oficial da novela.
Em entrevista ao R7, Petrônio Gontijo, conta como a cena em que a água vira sangue foi gravada e revela curiosidades sobre os bastidores da praga das rãs: “Arão não transforma a água em sangue, ele é usado por Deus para que aquilo aconteça. Nós gravamos a cena cerca de três vezes para capturar todos os detalhes. Filmamos de longe, de perto e apenas o lago, justamente para ter material nos diversos ângulos possíveis. Assim, a equipe de efeitos pôde trabalhar em cima destas imagens.”
Petrônio Gontijo em Arão
Arão não sofre os efeitos das pragas e aparece apenas no momento em que elas são criadas. Petrônio Gontijo não teve contato com animais de verdade, mas revela que se divertiu na gravação com rãs de borracha. “Foi muito engraçado ver o bicho desanimado e imaginar que ele tem vida. Não é normal dividir o set de gravação com sapos de mentira.
Depois, eu assisti à cena da praga das rãs já com efeito e ficou incrível. O trabalho da equipe de 3D está espetacular”. O ator conta que não tem experiência com cenas em que há efeitos especiais e diz que a concentração é primordial neste tipo de gravação. “A concentração é mais importante do que a imaginação.
Precisamos pensar que as coisas estão acontecendo ali, quando na verdade nada acontece. A atenção é redobrada, pois temos que estar cientes do que vamos fazer para não perder o foco”.
Embora não tenha contracenado com animais inusitados durante as gravações, Gontijo revela dois bichos que causariam certo nervoso. “Sou tranquilo, até porque vim do mato, do interior e cresci no brejo. Meu problema não seria sapo, barata, mosca, nada disso.
Não consigo imaginar uma aranha subindo pelo meu corpo ou um rato, acho que seria arrepiante. Ainda assim, faria o que fosse preciso.
O diretor de 10 Mandamentos
Alexandre Avancini, diretor da trama, elegeu a chuva de gelo e fogo como a praga mais difícil de gravar. O castigo envolveu todo o elenco, além de dublês e figurantes. Segundo ele, a cidade cenográfica foi completamente destruída para as filmagens, feitas pela equipe da Record TV. Já os efeitos especiais ficaram a cargo da produtora norte-americana Stargate, que tem no currículo produções como Walking Dead e Spartacus.
Elenco
Guilherme Winter como Moises; Giselle Itié como Zípora Arthena; Sérgio Marone como Ramessés II; Camila Rodrigues como Nefertari Alib; Adriana Garambone como Yunet Alib; Denise Del Vecchio como Joquebede de Levi; Petrônio Gontijo como Aarão de Levi; Larissa Maciel como Miriã de Levi,; Floriano Peixoto como Hur Assyr; Giuseppe Oristanio como Paser Alib; Vera Zimmermann como Henutmire Seti, Princesa da Alexandria; Zé Carlos Machado como Seti I; Faraó-Rei do Egito; Angelina Muniz como Tuya Seti, Rainha do Egito.
Os Dez mandamentos uma superprodução
Saiba mais: Wikipédia