Como cantou CAZUZA o eterno poeta, em sua música Ideologia: “o meu prazer agora é risco de vida”
Crowd insuportável na praia da Macumba – Em analogia a canção de Cazuza. O surf caminha evoluindo sempre. Surfistas inconsequentes. Não a geral. Entram no mar sem cultivar a essência magnífica do esporte. Que não para de crescer no mundo inteiro de forma saudável.
Despertando em seus praticantes os grandes benefícios do surf. Como no contato com a natureza. A saúde do corpo. A importância do meio ambiente. Preservando. Equilibrando de forma sustentável. O alto astral da vibe gerada. Uma verdadeira terapia para nossas mentes e corações.
Nos trazendo muito força e muita vontade. Uma dunamis inexplicável. Para superarmos os desafios diários aos quais nos foram designados. E para a nossa evolução de espírito. Traçar uma breve passagem no nosso lindo planeta azul.
Acidente na Macumba
Ainda lembrando de Cazuza, “meu partido é um coração partido”. Outra canção de sucesso “ideologia, quero uma para viver”. A comunidade em geral, que realmente vive a pura essência do surf. Se indignou com o acidente, que por pouco não foi fatal.
Ocorrido nesse último domingo dia 25 de abril deste ano de 2021. Na praia do Pontal. Conhecida como “Macumba”. Quando o surfista Fernando Baeta. Foi atingido na cabeça pela quilha de uma prancha de Stand UP Paddle. Causando um corte extenso. Chegando a soltar o tampo de seu couro cabeludo. Fernando foi socorrido por outros surfistas. Levado ao hospital onde tomou 13 pontos como mostra a imagem. Tudo isso diante de sua mulher que está grávida. E o acompanhava na sessão de surf.
A praia da Macumba
Todos sabemos, que acidentes podem ocorrer em um mar lotado de surfistas. Entre iniciantes, simpatizantes, legend´s, profissionais. Como tem sido de “praxe”.
Na praia da Macumba é de se acreditar. Que ninguém tenha a intenção de machucar. De se machucar ou com intenção proposital de machucar alguém. Quem quer que esteja dentro e fora d’água. Entrando e ou saindo.
Este fato que deixou a galera indignada. Foi que todos, no momento do acidente. Ficaram verdadeiramente chocados. Dando ciência que tivera ocorrido. A omissão de socorro do dono da prancha de Stand UP Paddle. Que atingiu Fernando deixou a comunidade do surf perplexa. Com a ideia que vai demorar para o ser humano: ser humano.
O praticante do Stand UP Paddle. Viu nosso amigo Fernando todo ensanguentado. Simplesmente! Agiu de forma leviana. Como nada tivesse ocorrido. Pegou sua prancha. E voltou calmamente para o outside. Continuando surfar.
Inacreditável! Um “ser humano” tomar uma atitude lamentável dessas. Dispensa até de mais comentários. Exclama indignadamente Abílio Fernandes…
…Tenho presenciado constantemente diversos acidentes desse tipo. Sendo o comentário da geral. E entre os surfistas. Praticantes de outras modalidades com pranchas que frequentam a Macumba. Finaliza Abílio.
Veja uma dica maneira para o iniciante do surf com Surf Lessons
Ações prioritárias
Tudo isso gera uma reflexão bem contundente. Abordando de forma bem literal. Os pensamentos que ecoa sobre este assunto. Sendo preciso o quanto antes. Que a comunidade do surf deva se alinhar com as lideranças locais. Como a entidade Recreio Surfe Clube. Reconhecida oficialmente pela a Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro. E todas as escolas de Surf do Rio de Janeiro. As guardarias de pranchas de surf. Na maioria os shapers. E grandes fabricantes de pranchas. Entre outras pessoas. Representantes. E entidades.
Objetividade
Toda essa comunidade acima citada. Esta ficando ciente de tudo. Propondo medidas cirúrgicas para atingir o objetivo. Inicialmente planejado. Efetiva na habilidade de ser eficiente. E eficaz. Que a efetividade consiste em fazer o que deve ser feito. Com muita qualidade. Utilizando os recursos da melhor maneira possível. Que possam se evitar mais acidentes.
Modalidades
As principais causas desses acidentes, no contexto geral. Tem acontecido com um grande número de iniciantes. Na prática do surf. SUP. Bodyboarding. Kneeboard. E FOILboard. Entre outros adeptos de pranchas de todas as modalidades.
O que causa esses acidentes?
Essa galera de iniciantes estão totalmente despreparadas. Sem noção de posicionamento dentro. E fora d’água. As condutas. E as prioridades. Entre outros aspectos na disciplina do Surf. Existem muitos instrutores de surf descredenciados. Sem a menor noção de profissionalismo. E legalidade necessárias para exercer a função. Zero de um preparo. Sem algum tipo de conhecimento. Sem o gabarito essencial. Para passar com profundidade os aspectos de comportamento. De dentro e fora da água para o iniciante.
escolas de surf
Devemos lembrar também que a maioria dos surfistas precisa ter no mínimo o entendimento de “Primeiros Socorros”. Não isentando também as escolas de surf, que devem estar preparados para todos os tipos de ocorrências. Além da educação. E da disciplina comportamental de um surfista. Que também esteja comprometido com o meio ambiente. Ajudando na limpeza das praias e dos oceanos. A integridade física do praticante é valiosa. Tanto de seus alunos quanto aos demais surfistas.
“Paz nas águas ao Surfistas de boa vontade…”
Veja mais sobre surf aqui!
Rádios online: Escute aqui!
Texto: Abílio Fernandes
Adaptação da Matéria: Litoral na Mídia e Boletim das Ondas Brasil
Crowd insuportável na praia da Macumba
Crowd insuportável na praia da Macumba