O Parque fica localizando em Vitória, Austrália. A terra do canguru e dos aborígenes australianos são os habitantes originais do continente
Costa do Parque Nacional de Port Campbell – Está vendo aqueles leixões que parecem erguer-se das ondas na parte superior da foto? Icônicos pilares de rocha calcária da Austrália, reduziram-se a sete. (Para começar, na verdade nunca houve doze desses leixões, mas no início deste século ainda havia nove.) A mesma erosão que os criou continua a corroer-lhes a base. Em 2005, “Judas” afundou no mar e, em 2009, outro apóstolo seguiu o mesmo caminho.
Parque Nacional de Port Campbell é um parque que fica localizado na cidade Port Campbell. No estado de Vitória na Austrália, fica a uma distância de 190km a sudoeste de Melbourne. O parque foi criado para proteger as muitas formações rochosas calcárias. Umas dessas formações mais conhecidas é os Doze apóstolos (em inglês: “Twelve Apostles”).
As ondas continuam minando os penhascos da praia e talvez um dia consigam esculpir mais leixões para engrossar as fileiras. Este litoral que está sempre mudando. Integra os 17.000 quilômetros quadrados do Parque Nacional de Port Campbell. Criado originalmente para proteger estas extraordinárias formações de calcário ao longo da Great Ocean Road. A rodovia panorâmica da costa de Vitória.
Aborígenes
Os aborígenes australianos são os habitantes originais do continente australiano e de suas ilhas próximas. Dados recentes indicam que os australianos nativos, são provavelmente, descendentes dos primeiros humanos modernos a migrar para fora da África.
Surf em Port Campbell
Há uma agitação geral em torno da cidade quando as profundas baixas da Antártica enviam grandes ondas do Oceano Antártico em direção a costa. Você só pode ver surfistas internacionalmente reconhecidos no line-up. Com bravos locais quando o swell sobe acima de 5 mts. Não se surpreenda se a pessoa que está servindo seu café ou fazendo o check-in em sua acomodação ao ficar de olho no oceano, quando as ondas estão fortes. Certo! Multitarefa sob pressão faz parte da vida do surfista.
Antes de entrar no mar escute um pouco sobre o local
Ao contrário dos contos de pesca em que um exagero de 10 a 15% no tamanho das ondas é rotineiramente tolerado. É um hábito dos surfistas minimizar o tamanho do perigo estudando o local. Você terá que ouvir com atenção as histórias ao redor das fogueiras da galera local, em bares, restaurantes. Para realmente entender a profunda conexão com o oceano e a região que os surfistas compartilham.
Pressão oceânica
O acesso a alguns dos principais pontos de ondas grandes tornou-se mais seguro nos últimos anos. Com o uso de jet skis e tow-ins. O recente aconteceu um afogamento do surfista profissional de ondas grandes, Russel Bierke. É um lembrete oportuno de que às vezes o oceano vence a batalha. Independentemente da habilidade, preparação, condicionamento físico e equipamento certo.
Esta costa não é um lugar para testar a sorte ou aprender a surfar. Aconselhamos oportunidades mais protegidas em Apollo Bay ou Warrnambool.
O cais de Port Campbell é um ótimo local para assistir os surfistas locais arrebentando. Na maioria das condições, a galera já pula do cais, remando até o pico do surf spot.
Surf Shop local
The Port Campbell Trading Company é uma loja costeira peculiar com uma mistura eclética de equipamentos de surf, roupas e ideias para presentes. Há rumores de que eles oferecem trocas em roupas de mergulho recentemente sujas e são muito bons em consertar pranchas de surfe quebradas.
Veja mais sobre surf!
Conheça o Boletim das Ondas Brasil!
Costa do Parque Nacional de Port Campbell