Conheça as novas trilhas de Bertioga – Afinal, cachoeiras, rios, montanhas, praias e rica biodiversidade esperam os amantes de natureza e aventura no Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB). Portanto, diversas trilhas ecológicas do PERB. Contudo, já estão oficialmente abertas à visitação monitorada. Em terceiro lugar, além do próprio passeio, as trilhas dão acesso a atividades como rapel, rafting, trekking, tirolesa, observação de aves, expedições fotográficas, entre outras.
Trilha de Itaguaré
Em outras palavras, para realizar as atividades. Embora os visitantes devem agendar previamente os passeios com as associações. De fato, das 12 trilhas em operação, uma é autoguiada, a do Itaguaré. Contudo pode ser feita com ou sem a contratação de monitores. Desde que para realizar as demais é obrigatório o acompanhamento de profissionais credenciados.
Localizada no bairro Mangue Seco, certamente é um atrativo especial, que tem como diferenciais, seu aspecto educativo. Ela permite conhecer o processo de mudança da vegetação de Mata Atlântica preservada, passando pelo manguezal, restinga, mata paludosa, de encosta e ombrófila densa. Além disso, possui atrativos culturais, com a passagem pela linha do bondinho da Usina Itatinga e a ponte de ferro do Rio Guaxanduva. Complementa o passeio, assim como a aventura da travessia de barco pelo Rio Itapanhaú na ida e na volta. Necessita de monitoramento credenciado.
Extensão: 2.700 metros
Grau de Dificuldade: Médio
Duração: 3 horas
Trilha da Torre 47
Foto: Divulgação
Visto que é pertinho do Centro, a trilha passa pela histórica Ponte da Banana e adentra em uma densa vegetação de mata atlântica e restinga. O trajeto passa por um linhão de energia até a torre de transmissão 47, chegando até a cachoeira que leva o mesmo nome da trilha. Além de contemplar diferentes ecossistemas, o visitante tem como opções de lazer belas cachoeiras e piscinas naturais. O lugar é ideal para rapel, trekking, observação de aves (birdwatching), fotografia da natureza e banho de rio.
Extensão: 2.240 metros Grau de dificuldade: Médio Tempo estimado: 4 horas (ida e volta)
Trilha do Vale Verde
Foto: Divulgação
Porém de fácil acesso, é excelente para crianças e pessoas da melhor idade. Atravessa áreas de restinga e de proteção ambiental do rio Itapanhaú, até chegar a um grande poço com uma pequena praia cheia de histórias. Ideal para esportes náuticos, como boia, cross e rafting, atividades de educação ambiental e lazer à beira do rio.
Extensão: 2.240 metros Grau de dificuldade: Médio Tempo estimado: 4 horas (ida e volta)
Trilha da Casa de Pedra do Rio Itapanhaú
Foto: Divulgação
Atravessando a pé ou de barquinho o rio Itapanhaú, de fato encontramos a histórica Casa de Pedra, com vasta área gramada ao seu redor, ideal para acampamento e recreação. Porém, ao lado da encosta da Serra do Mar e das águas claras e mansas do rio Itapanhaú, permite contato direto com a restinga alta e a prática de esportes náuticos, como boia cross, rafting e travessia de barco, entre outras de opções de acampamento e lazer nas diversas piscinas naturais.
Extensão: 2.700 metros
Grau de Dificuldade: Médio
Duração: 3 horas
Trilha do Véu da Noiva ou Cachoeira do Elefante
Foto: Divulgação
A trilha dá acesso à maior cachoeira da região, também conhecida como Cachoeira do Elefante. O percurso inicia na Casa de Pedra e permeia parte do rio Itapanhaú, passando por diversas prainhas e poções para mergulho. Além da paisagem deslumbrante, é possível praticar atividades como trekking, rafting, canoagem, boia cross, rapel.
Extensão: 1.750 metros Grau de dificuldade: Médio a Alto Tempo estimado: 7 horas (ida e volta)
Trilha da Família Pinto
Foto: Divulgação
Sobretudo é a área de maior incidência de animais de médio e grande porte, como aves e répteis. Ótimo para trekking, programas educacionais, fotografia da natureza e observação de aves (birdwatching).
Extensão: 5000 metros Grau de dificuldade: Médio Tempo estimado: 6 horas (ida e volta)
Trilha da Garganta do Gigante
Foto: Divulgação
Enfim uma trilha esportiva de alto impacto, exige preparo físico para longos percursos. a trilha passa por trechos alagados, possuindo diversos obstáculos naturais como vales e rios. Saindo da trilha da Família Pinto, o trajeto percorrendo todo o pé da serra, até chegar à Garganta do Gigante, a 300 metros de altitude. O lugar é ideal para esportistas, aventureiros, observadores de aves e fotógrafos de natureza.
Extensão: 18.000 metros Grau de dificuldade: Alto Tempo estimado: 10 horas (ida e volta)
Trilha Ribeirão dos Monos
Foto: Divulgação
Contudo a trilha de alta intensidade, atravessando vegetação densa, rios e lagos. Ideal para esportistas e aventureiros preparados, proporciona a quem encara esse desafio muita emoção e paisagens deslumbrantes. Possibilita aos visitantes atividades como fotografia da natureza, observação de aves e opção de lazer no Rio Vermelho.
Extensão: 4.600 metros Grau de dificuldade: Alto Tempo estimado: 3 horas (ida e volta)
Trilha do Morro do Itaguá (Aeromoças)
Foto: Divulgação
Portanto a trilha é famosa pelo treinamento de aeromoças na selva. Ótima para estudo do meio e estudo de costões rochosos, oferecendo uma linda vista do mar e das praias de Guaratuba e Boracéia.
Extensão: 8.000 metros Grau de dificuldade: Alto Tempo estimado: 10 horas ( ida e volta)
Trilha do Guaratuba
Foto: Divulgação
Conheça as novas trilhas de Bertioga – Portanto a trilha mais visitada do Parque, é cercada por riachos, poços, cachoeiras belíssimas e pequenas praias naturais. Além disso, o visitante pode encontrar grande diversidade de vegetação, como florestas paludosa, de restinga e submontana, cada qual com suas belezas características, animais nativos, cores e formas. Ótima para estudos do meio, atividades de educação ambiental, passeio, ciclismo, corridas e muito mais!
Extensão: 4.140 m Grau de dificuldade: Médio Tempo estimado: 6 horas (ida e volta)
Trilha do Itatinga
Foto: Divulgação
Trilha com saída embarcada de Bertioga, percorrendo o rio Itapanhaú e o rio Itatinga. Seu caminho é plano, com muita vegetação e rios de águas límpidas, que formam piscinas naturais. O trajeto dispõe de acampamento e café colonial no fim de tarde em uma das fazendas da região, onde é possível se hospedar e vivenciar uma experiência gastronômica com delícias típicas. O visitante pode ainda conhecer diversas trilhas de acesso aos rios e cachoeiras próximas.
Extensão: 3.000 metros Grau de dificuldade: Baixo Tempo estimado: 7 horas (ida e volta)
Trilha do Itaguaré
Foto: Divulgação
Trilha pode ser autoguiada ou realizada com os serviços de monitores. É composta de três trilhas, sendo uma, no acesso principal à praia, e outras duas, que se ramificam no decorrer da praia, dando acesso à restinga, ao jundu e ao mangue. Praia cênica onde já foram gravados diversos filmes e séries, além de ser a mais utilizada para estudos de campo de escolas e universidades.
Extensão: 1.140 metros Grau de dificuldade: Médio Tempo estimado: 3 horas (ida e volta)