Um lindo lugar escondindo na América do Sul
Cabo Polonio um paraíso perdido no tempo – Um povoado localizado no Uruguai, Cabo Polonio está a 250 Km de Montevidéu. À 140 Km de Punta Del Leste. E sendo 100 Km de distância do Chuí no Rio Grande do Sul. Próximo de sua costa, localizam-se três pequenas ilhas que servem de moradia para os lobos marinhos: La Rosa, El Islote e La Encantada.
O nome do povoado vem de um galeão espanhol que naufragou em 1735. E esse local é conhecido por suas grandes dunas e por conservar o clima selvagem com poucos habitantes e casa rústicas de madeira. Destacando que não há eletricidade. Para chegar na cidade somente de caminhão 4X4 ou cavalos. Lá não é permitido circulação de carros.
O povoado transporta o visitante para uma vila hippie dos anos 70.
Surpresas de um paraíso
O legal desse paraíso é justamente não fazer nada, ficar à toa, curtir a praia, conversar com pessoas, admirar o mar. Esses são os principais programas que o viajante deve ter em mente, pelo menos se tratando de Cabo Polonio. Sem asfalto, obviamente, sem máquina de cartão de crédito, sem wi-fi, sem nenhuma sofisticação. Aqui é somente simplicidade e a possibilidade de se conectar com você mesmo.
A praia é bastante procurada por surfistas, por suas ondas serem bravas e perfeitas para a prática desse esporte. Mais se você não gosta de surfar há outras atividades como visitar o farol. De onde você tem uma vista panorâmica de Cabo Polonio e dá para ver as praias norte e sul.
A noite, apesar dos estabelecimentos com geradores, não dá para enxergar nada além do farol. Sem uma lanterna, tudo é escuro. É um dos lugares que mais se ve estrelas naturalmente. A sensação é como o céu fosse uma janela do universo.
Morada dos lobos marinhos
A “lobería” é uma das maiores atrações do local. O Parque Nacional é conhecido por ser um santuário de leões marinhos e lobos marinhos, que aproveitam as pedras da praia para se deitarem ao sol. Deve ser respeitada uma distância de pelos menos 20 metros dos animais que se aglomeram nas pedras que ficam atrás do farol.
Outras espécies que habitam a região são os elefantes-marinhos, golfinhos, a orca e a baleia-franca-austral.
Dicas para os turistas
Segue algumas dicas para os turistas que querem conhecer esse paraíso:
- A melhor época para visitar é na primavera;
- Não é permitido entrar em Cabo Polonio de carro, o mesmo deverá ser estacionado na entrada do parque;
- Separa dinheiro para pagar o caminhão 4X4;
- Leve dinheiro vivo. No povoado não usa cartões de crédito;
- Não é permitido acampar em Cabo Polonio;
- Deixe se levar pela magia e encantos desse lugar, sinta-se livre.
Em destaque um vídeo com para trazer um pouco da atmosfera desse paraíso perdido no tempo.
Na próxima semana iremos desbravar mais um destino.
Espero vocês e até lá.
Veja mais lugares com Bob na Estrada!
Cabo Polonio um paraíso perdido no tempo