A História de Burgos
Burgos entre o medieval e o gótico – Essa cidade da Espanha foi fundada em 884 como fortaleza para preencher um espaço entre o Reino de Navarra e os domínios árabes, foi a capital do Reino de Castilla y León nos séculos seguintes. Também foi capital da parte rebelde da Espanha durante a Guerra Civil Espanhola, ente 1936 e 1939 sendo sede de governo de Francisco Franco.
A cidade é um bom ponto de parada. Para dar uma volta ou passar um final de semana a caminho do País Basco. Ou para um bate e volta de Madri, que está a cerca de duas horas de distância.
Pontos Turísticos de Burgos
Um dos pontos turísticos é o Arco Santa Maria que é a porta da cidade antiga, nela estão esculpidas seis imagens que representam personalidades de Burgos. No seu interior existe um museu com foco na história da região e da cidade.
A Catedral de Burgos foi Inspirada na Notre Dame de Paris, porém em dimensões bem maiores, ela é repleta de ornamentos e vitrais . A mesma é dedicada à Virgem Maria e sua construção começou em 1.221 seguindo os padrões góticos franceses e a tradição germânica.
Foi nessa catedral que Fernando III e Beatriz de Suábia se casaram e nela que se encontra o túmulo de Cid (Rodrigo Díaz de Vivar), famoso guerreiro do século XI .
O Castelo de Burgos foi construído durante o reinado de Alfonso III no ano de 884 e é um antigo alcazár com uma prisão e o mesmo está em ruínas, porém é famoso por estar em uma colina 75 metros acima da cidade, de onde se tem uma ótima vista.
E tem muito mais
Temos também o Museu da Evolução Humana que desde sua inauguração em 2010, esta entre os museus que recebem maior número de visitantes na Espanha. Ele é considerado uma referencia por demonstrar o processo evolutivo dos seres humanos em seus aspectos biológicos, ecológicos e culturais em uma sequência cronológica.
Não podemos esquecer a bela estátua de El Cid Campeador um herói nacional da Espanha que foi um nobre guerreiro que viveu no século XI, época em que a Espanha estava dividida entre reinos rivais de cristãos e mouros. Sua história foi retratada no filme El Cid, de 1961 com Sophia Loren e Charlton Heston.
Abaixo um vídeo que mostra mais pouco desse lugar incrível.
Na próxima semana iremos desbravar mais um destino.
Espero vocês e até lá.
Veja mais lugares com Bob na Estrada!
Burgos entre o medieval e o gótico