Um estilo de surf diferenciado, dono de uns dos “lay backs”, mais lindo do surf brasileiro, teve sua trajetória interrompida por um acidente, hoje é capitão de uma nova história
Bichinho surf life style adaptado – Afinal uma linda história de superação do nosso surfista de Janeiro de 2023. O nosso amigo e exemplo, para todos Francisco José da Silva Atanázio. Mais conhecido como Bichinho. Decerto este cearense de 51 anos com um estilo inovador, no auge de seu surfe. Nasceu no dia 15 de Maio de 1971 na cidade de Fortaleza, Ceará.
Porém Bichinho sendo local da Praia de Mucuripe. Acima de tudo foi radicado na praia de Titazinho do lado da praia do Náutico. Certamente foi onde desenvolveu o seu surf arrojado. Bichinho até os seus 9 anos era apaixonado por futebol. Bem como na sua transição de idade dos 10 aos 11 anos teve outra paixão. Assim sendo estiloso no surfe!
As pranchas NATURA do shaper Nelson Ari era dividida entre seus amigos. Principalmente em especial o amigo Kiko. Foi quando o mosquitinho do surfe pegou nosso amigo de vez. Lembrando, a saber, que nessa descoberta do surfe, Bichinho aprendeu a consertar pranchas. Sobretudo com seu ídolo na época de cristal do surfe, seu amigo Ivan Raley.
Conquanto Bichinho é filho de José Maurício da Silva Atanázio e sua mãe Ercilda da Silva Atanázio. Tem três irmãos, onde uma irmã é a caçula, por parte de seu pai.
O auge
Bichinho foi surfista profissional há 23 anos, onde anteriormente sua carreira foi promissora. Surpreendentemente lhe garantiu sucesso, na comunidade do surf. Por competir ao lado de grandes nomes. Bem como Fábio Silva, Ricardo Toledo, Shane Beschen entre outros.
Previsão das Ondas
Competindo Mundial WQS, Maresia Beach Park e competições pelo Estado do Ceará. Contudo Bichinho teve dias incríveis onde pode conhecer pessoas extraordinárias, competidores muito bem preparados. Portanto o mundo veio até Bichinho com resultado de seu talento.
“Shane Beschen foi um dos atletas que conheci, ele que conseguiu um lance inusitado. Ele, o Beschen foi o único surfista a somar três notas 10 em uma bateria, quando eram somadas as três melhores ondas, no Billabong Pro Kirra de 1996, na Austrália”, Bichinho falando da saga de Shane Beschen no seu auge.
Os Títulos
E o melhor da história de nosso surfista é as suas conquistas. Inegavelmente a sua trajetória relâmpago no surf, além do reconhecimento, lhe rendeu alguns títulos, como:
- Campeão cearense;
- 16X campeão da Praia de Caponga;
- Campeão paraense Master;
- 5º lugar em 1992 na etapa no Mundial WQS.
- Campeão nas etapas do norte-nordeste;
Menino tinhoso, humilde com um surfe salvo no pé. Com uma mola propulsora em seu famoso “lay back”.
Profissionalismo relâmpago
Bichinho é surfista profissional reconhecido pela comunidade do surfe. Mesmo assim sendo hoje um surfista adaptado. Contudo competindo nas ondas da superação. Pois Bichinho hoje está com 51 anos de idade. E seu talento há 23 anos passados precipuamente teve um encontro com o seu destino. Que fatalmente sobretudo lhe tira do percurso profissional de surfe. Então sua vida muda de caminho do dia para noite.
Conforme o relato Bichinho sofreu o acidente em 1999. Pulando de uma cabine de um barco, a uma altura de 3 metros. Bichinho cai de cabeça e fratura a quarta vertebra cervical. Ficando tetraplégico há 23 anos devido a essa fatalidade, de um mergulho mal calculado, num banco de areia.
Embora sua vida mudou completamente. Pois Bichinho é aguerrido. Tinhoso. Cabuloso. Nosso amigo “Life Style Adaptado”, passou tempos difíceis.
Sua trajetória no surf foi interrompida por questão de segundos. Assim vivenciando momentos, a saber, que seria dias, bem difíceis e delicados em sua vida. Bichinho passou dois anos praticamente comendo de cabeça para baixo. Devido ao uso de um colar em sua cervical. Não mexia nada, não sentia suas pernas, seu corpo.
Depois daí foi inegavelmente, onde que Bichinho entendeu sua situação. Percebendo que sua vida sobretudo seria complicada. Por que logo os médicos inesperadamente lhe deram 10 dias de vida. Então o surfista Francisco Atanázio, passou 78 dias no IJF-Instituto Doutor José Frota. Hospital da grande Fortaleza.
Bichinho surf social
Surpreendentemente Bichinho tem na conta mais de 100 eventos esportivos beneficentes. Nos quais ele que organiza, faz a locução e direciona o evento para as grandes mídias. Com grande repercusão regional. Primordialmente o cara é uma fera bicho!
Contudo sem falar das incontáveis palestras. Com intuito de falar sobre sua superação. Sempre na presença de amigos especiais. De quando não participam diretamente. Ajudando principalmente nas redes sociais. Promovendo arrecadações em prol das crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.
A princípio Bichinho realiza campeonatos de surfe que instrui, educa e inclui. Arrecada kits de empresas, prefeituras. Entretanto os distribui aos participantes presentes nos locais dos eventos.
Faz a locução dos eventos, mobiliza os voluntários. A saber que sempre tem uma palavra amiga para quem precisa. Dessa forma um grande estímulo de superação. O tamanho do bem com um grande feito, sendo, através dos eventos e de pessoas contempladas é incontável. Sempre sendo com um propósito de ajudar é um valor contudo imensúravel.
Spirit Brothers
Ademais Bichinho teve toda atenção da galera local. Familiares, amigos e sua mãe que cuidou do nosso surfista adaptado. Enquanto o bichinho ficou totalmente sem mexer um membro de seu corpo. Contou com várias pessoas lhe dando o real companheirismo e cuidado. A realeza espiritual de Bichinho como um xará dele. Um homônimo amigo de Bichinho. Um deles é Francisco José da Silva Martins, o Kiko.
“A história de Kiko comigo é longa. Faltava 15 dias para terminar as férias de Kiko, sendo esses dias ele ficou comigo. Do começo destes 15 dias, os médicos me deram 10 dias de vida. Passando os 15 dias comigo Kiko corria da emergência para o leito. Inesperadamente chegando lá o número do meu leito era a data de meu nascimento 1505. Eu nasci no dia 15 de Maio de 1971”.
“Quinze é o meu número da sorte, qual Deus escolheu para mim. A princípio “ELE”, assim sendo, me deu 15 amigos, que me deram muita força. Entre o Kiko, Antônio, José Grilo, Papagaio, Calunga, Dado Montenegro, Raimundo Pena, Afrânio, Fabinho, Raimundinho, Jairo, Damião, Petrônio, Dida e para fechar o 15 Olímpico Ítalo Ferreira.”
A mãe de Bichinho
Ercilda da Silva Atanázio, de fato uma rainha. Sua eterna mãe. De nosso surfista do mês de Janeiro de 2023. Portanto cuidou do Bichinho. Mãe é mãe. Indiscutível. Então ele lembra com muito amor e carinho de sua mãe.
“Minha mãe é a porta da minha vida, essa é a minha rainha, minha mãe querida. Onde Deus a chamou, levando ela de mim no dia 18 de Março de 2020. Ficamos agravados, tristes, porém aquela que te criou. E no mesmo tempo depois do acidente a 23 anos atrás. Contudo ela sempre foi minha mãe. A minha rainha.”
“Eu mesmo ficando entre uma cadeira de rodas, em uma cama. Dividindo essas 24 horas de verdade. Minha mãe. Afinal ela nunca desistiu de mim. Sobretudo te amarei para sempre minha mãe.”
Bichinho porém lembra de sua mãe, que hoje não está aqui. Mas é a figura áurea que lhe deu forças. A saber que ela foi muito importante na fase de vida de Bichinho. Podendo contar seus momentos, relatava a ela tudo sobre a sua história. Seus momentos de luta. Contudo quem sempre estava ali do lado de Bichinho. Afinal era sempre Dona Ercilda.
Dona Ercilda Atanázio é de uma família de Cascavel, Ceará, Brasil. Viveu na praia de Caponga ao lado do filho. Bichinho relata com muito amor. Visto que a lembrança, sobre sua mãe. Foi o que incentivou de fato inegável a adentrar no mundo do surfe.
O retorno de Bichinho
Bichinho voltou a surfar logo após de forma adaptada em 2016. E contudo desde 2018 é um agente multiplicador do projeto Sonhando Sobre as Ondas. Surpreendentemente deslizando em uma onda junto com o Mestre de Longboard Cisco Araña. Em resumo falaremos de Cisco um pouco mais abaixo desta matéria. Peça chave de grande importância na vida de Francisco Atanázio, Bichinho.
Bichinho acima de tudo voltou a surfar. Ele então carrega inclusão aos seus eventos. Fala para as pessoas por onde vai e anda de sua trajetória. E a fim de de falar de sua superação. Dessa maneira Bichinho está sendo uma referência social e de superação adaptacional em todo território brasileiro. Ao mesmo tempo com um grande reconhecimento internacional. Chegando ao topo dentro do limites superados. Com o propósito de um verdadeiro e grande Capitão do surfe adaptado!
“Quem sempre lembrou de mim, Francisco Atanázio, eu Bichinho, neste período de superação, nesse meio tempo, foi a equipe da Revista Beach Show. Em suma a Revista é especializada no surfe do norte e nordeste do Brasil”, relembra Bichinho.
Pupilos de Bichinho
Bichinho inspirou jovens locais das principais praias do Ceará. Sobretudo um local de Varjota e outro de Caponga, praias tranquilas de pessoas receptivas da grande Fortaleza. Nosso surfista do mês de janeiro inspira surfistas de grandes destaques. São as feras do surfe, enfim, Messias Félix e Márcio Farney.
Messias Félix de 36 anos é bicampeão brasileiro, começou a surfar com 12 anos e competir aos seus 14 anos de idade. Bichinho foi um dos apoiadores no começo de sua carreira. Messias Félix morava na Varjota, um dos bairros de Fortaleza próximo a praia do Náutico. Escute que Messias fala de Bichinho, só para ilustrar:
Márcio Farney antes de tudo, é local da praia da Caponga. Hoje reside em Santa Catarina. Bichinho também deu seu apoio e inspirou Farney no início de sua carreira. Bichinho frequentava e quebrava as ondas de Caponga. Local onde Bichinho atualmente reside. Escute que Farney fala de Bichinho, em conclusão:
Em resumo Bichinho fala com muito orgulho destas duas feras do surfe. Que acima de tudo seguiram suas trajetórias no esporte. Escute o áudio do nosso surfista do mês de janeiro, falando de Messias Félix e Márcio Farney, em seguida:
Praia de Caponga
Caponga é um praia brasileira localizada na cidade de Cascavel no estado do Ceará. Contudo tendo a extensão aproximada de 4,5 km. É vizinha das praias de Águas Belas, a leste, e Balbino, a oeste. A praia de Caponga está localizada a cerca de 63 quilômetros de Fortaleza e a 16 km de Cascavel. Por fim veja a localização abaixo:
Em suma Caponga é rica em belezas naturais. Apresenta dunas e cajueiros. Embora é uma praia muito tranquila no tocante às águas. Mar calmo com piscinas naturais. Ideal para crianças e idosos.
Equipe de reabilitação
Antônio José de Vasconcelos Araújo é de uma geração de surfistas anterior a de Bichinho. Conhecido como Tom, o terapeuta é casado com Andréia Paixão Araújo, que sobretudo também auxilia nos cuidados de Francisco Atanázio, o Bichinho.
Tom teve a felicidade de surfar junto com Bichinho. Contudo é um menino com um surfe talentoso. Quebrava as ondas de vários picos cearense, como:
- Titanzinho;
- Hawaizinho;
- Nautico;
- Praia do Futuro;
- Paracuru;
- Taíba;
- Icaraí e entre tantos outros picos de surfe do Norte e Nordeste.
Tom acompanhou a evolução do seu surfe desde cedo. Da mesma forma Tom revela que Bichinho foi um excelente surfista com um surfe de manobras potentes. Contudo sempre na parte crítica da onda. Agilidade, muita rapidez, energia, um estilo lindo com seu lay-back inconfundível.
Tom primeiramente é terapeuta ocupacional por formação, especialista no tratamento de lesão medular.
“A princípio realizamos um trabalho de reabilitação no ambiente aquático. Denominado de Terapia na Água. Dessa época até hoje é uma longa história de reabilitação, de amizade, de irmandade. Contudo o Bichinho faz parte da minha família”, finaliza Tom.
Além disso é uma grande equipe que acredita no surfe adaptado. O projeto Sonhando Sobre as Ondas, dos amigos como Cisco, Mozart, Calunga, Andréia e o Terapeuta Tom. Entre tantos outros irmãos do mar envolvido no projeto. Escute o áudio do Terapeuta de Bichinho, abaixo só para ilustrar o assunto:
Sonhando sobre as Ondas
Atualmente o Bichinho faz parte do Projeto Sonhando Sobre as Ondas. Afinal é um projeto mundial de inclusão social. Em contrapartida foi idealizado por uma equipe junto ao Mestre do surfe Cisco Araña. De fato foi quem permitiu à volta de Bichinho ao surfe adaptado. Acima de tudo as pranchas receberam adaptações para poder ampliar os limites da superação.
Cisco é surfista profissional da modalidade longboard, morador da cidade de Santos. Finalmente agora atualmente é a cidade do projeto.
Cisco Aranã ficou sabendo da história de bichinho, através do terapeuta Tom Vasconselos. Ficando encantado com a história do nosso surfista do mês de Janeiro de 2023. Mestre Cisco conheceu logo depois Bichinho, na capital de Fortaleza junto com todos os amigos.
De Santos, São Paulo
Bichinho deslizou pela primeira vez, com mestre Cisco Araña. Foi o primeiro dia de surfe de Bichinho sobre uma prancha adaptada. Esse é o verdadeiro Capitão do Surfe Adaptado. Em outras palavras, Bichinho é que representa bem esta modalidade. Sempre com um grande apoio de lojistas renomados do nordeste. Escute que Cisco Araña comenta de Bichinho, antes de mais nada:
De Paracuru, Ceará
O consultor ambiental e turistíco Mozart Araújo, amigo de Bichinho, morador de Paracuru. Visto que, no pico é onde tem uma direita alucinante no Ceará. Um onda com condições perfeitas, faz mente da galera do surfe. Mozart faz parte do projeto Sonhando sobre as Ondas, sob o mesmo ponto de vista, onde se dedica na reabilitação de pessoas. Em contrapartida como a situação do nosso surfista do mês de Janeiro de 2023, Francisco Atanázio, amigo Bichinho. Escute o áudio do Mozart Paracuru, como é conhecido em conclusão, espia:
“Afinal seria impossível mensurar o sentido de superação do nosso amigo Bichinho. Deu um novo sentido de vida, para ele com a sua volta ao mar. Esse ambiente familiar e acolhedor devido a essência do surf ”, comenta seu amigo e terapeuta Tom, que cuida de Bichinho desde o início.
Dessa maneira o oceano acolhe e amplifica sonhos. Trazendo promoção da saúde. Bichinho é um dos grandes representantes do surfe adaptado. Porém, desse modo, fortalece as políticas públicas, da acessibilidade, da inclusão social por meio do esporte, por meio do surfe.
Além disso a história do nosso surfista de Janeiro de 2023. Francisco Atanázio, o Bichinho. A saber tem vários capítulos recheados de reflexões e ensinamentos. Hoje sempre de alto astral, participa de muitos grupos de surf no WhatsAPP. Um grupo que Bichinho participa, por exemplo é o Boletim das Ondas Brasil. Salve o surfe adaptado! Salve nosso amigo Bichinho!
IPOM
O Instituto Povo do Mar surge diante da nobreza do Mar e a oportunidade que ele nos oferece em poder conectar e desfrutar de suas ondas como seu “Povo” que somos. Vida, Alimento e Conhecimento. O Nosso trabalho é transformar a vida das crianças e jovens que participam das nossas atividades educacionais complementares, através do amor como base para tudo. Amor ao nosso irmão e ao nosso planeta
Bichinho surf shop
Antes de seu acidente Bichinho tinha três lojas 100% Surf. Destas três lojas ele realizava as inscrições de campeonatos. As suas lojas ficavam no Ceará. Uma na praia do Mucuripe. Outra no seu bairro Vicente Pinzon. E na praia de Beberibe, Morro Branco, há 82 km de Fortaleza.
Vendeu seus primeiros equipamentos, aos seus primeiros clientes, como por exemplo, Messias Félix e Marcelo Telim.
Aos 17 anos de idade Bichinho montou sua primeira loja de surf. Era dali que certamente Bichinho, tirava o sustento para as suas viagens. Vendeu equipamentos das fábricas de Surf. De fato qual Francisco Atanázio trabalhou por muito tempo. Época de quando, depois que aprendeu a laminar as pranchas e realizar alguns consertos.
Bichinho abria sua loja no horário da manhã. Sempre às 8 horas da manhã. Antes de mais nada Bichinho saia para surfar as 5:00 horas da manhã no pico de Titanzinho. E ainda que na vibe surf Bichinho ia abrir as portas da The Bychow Surf.
Quando ainda que o mar estava clássico, Bichinho ia fazer seu final de tarde. E escapava uma hora ou outra, no horário do almoço. Se aperfeiçoou no surf e ao propósito sempre que podia ajudava outras pessoas através do esporte. Bichinho sempre trabalhou pelo social e nem imaginava que hoje a sua inclusão estaria plantada em sua alma, corpo e espírito. O surf adaptado vem dando bons frutos.
Devido a criminalidade Bichinho vendeu suas lojas. Foram quatro assaltos efetuado em suas lojas. Bichinho ficando com uma loja dentro de sua casa. Também sendo sede do projeto social que participa.
Solidariedade colaborativa para Bichinho
O nosso amigo e surfista do mês de Janeiro de 2023. Francisco Atanázio, conhecido pela comunidade do surfe, como Bichinho. Está precisando de sua ajuda! Para complementar valores na compra de seus medicamentos essenciais. Pensa num cara “porreta”, de visão e de grande luta superadora. Ele se move, corre a frente pela sua sobrevivência. O PIX do nosso capitão do surf adaptado é o seu telefone 085 985491278. Em seu nome Francisco José da Silva Atanázio.
Considerações finais de Bichinho
Finalmente deslizando as ondas da superação. Bichinho finaliza dizendo, “que nunca é tarde para ser cedo e nem tarde para anoitecer”. O surfista que entrou na onda da superação, continua na ativa. Desliza suas ondas, com sua prancha adaptada, sendo o ícone da superação. Campeão Cearense de surfe é bem reconhecido pela comunidade do esporte e da solidariedade. Sendo exemplo para os povos, para cultura surfe e para o planeta. Trabalhando por um mundo cada vez melhor. Surf é vida! Deus é Vida!
O Litoral na Mídia fica orgulhoso demais. Contudo ficamos com alma recheada de felicidade. Cheios de virtudes e no arrepio do espírito aloha. A equipe fica feliz em publicar este renomado surfista da superação em vida. Neste grande inicio de mês de Janeiro de 2023. Big Aloha a todos e bom ano!
Ficha Técnica do vídeo e imagens
Imagens:
Márcio Localismo, Pena, Mozart Araújo, Tom Zé, Revista Beach Show, Piawaii Surf, Localismo Surf House, Cisco Araña, SESC CE, IPOM e arquivos pessoais.
Roteiro e direção do Vídeo:
Litoral na Mídia e Boletim das Ondas Brasil
Edição:
Litoral na Mídia
Finalização:
Alexandre Destro
Apoio cultural:
Boletim das Ondas Brasil
Música:
Broken – Patrick Patrikios
Oceans – Bobby Renz | Text Me Records
Aloha nui Loa !!!
Matérias de Surfe
GOOGLE Bichinho Surf Adaptado
O que fazer em seu litoral?
Pode pet na areia da praia?
Litoral em ação
Escolha a sua rádio
1 ST Music Surf
Confira o Boletim das Ondas
Veja a situação das Balsas SP