Animal estava emalhada a uma rede de pesca na região do Canal de São Sebastião, sendo salva pela a Equipe do Argonauta
Baleia Jubarte é resgatada em São Sebastião – Na manhã da última sexta-feira, dia 04 de junho o Instituto Argonauta recebeu um acionamento através do CMA-ICMBIO (Centro de Mamíferos Aquáticos). Sobre uma baleia jubarte (Megaptera novaengliae). Presa em uma rede, no canal de São Sebastião.
A equipe do Instituto Argonauta sediada em São Sebastião foi coordenada pelo biólogo Manuel da Cruz Albaladejo. Com o Biólogo Marcelo Rezende e o Oceanógrafo Victor Bellomo. Que se deslocaram-se até o local onde confirmaram que o animal estava emalhada por uma rede de pesca.
O Projeto Baleia à Vista que atua no monitoramento de cetáceos na região. Foi acompanhada com da equipe do Projeto Conservação da Toninha/FMAII. Que também estavam presentes no local observando. Apoiaram a ação e puderam acompanhar e registrar imagens do trabalho de resgate realizado com sucesso pela equipe do Instituto Argonauta.
O desemalhe de uma baleia é uma atividade extremamente arriscada. Que precisa ser feita, seguindo protocolos específicos e regulamentados no Brasil pelo CMA-ICMBIO. E por uma equipe técnica capacitada e treinada para evitar ao máximo o risco a vida da equipe de salvamento.
A capacitação e o uso de equipamentos corretos e adequados para este tipo de atividade é muito importante para o sucesso da operação .
Segundo Manuel, ele diz: “Uma das nossas maiores preocupações era com a segurança de turistas. Que estavam tentando fazer o procedimento de salvamento da baleia. E que mesmo que com a melhor das intenções não deve ser feito por pessoas despreparadas. Por colocar em risco a si mesmas, bem como o próprio animal.”
Vídeo abaixo mostra como é comum o surgimento das Baleias Jubartes no Canal de São Sebastião/Ilhabela.
O apoio das embarcações Maremar turismo e Mar e Vida, que estavam no local. Também foi importante para o sucesso da operação. Uma vez que mantiveram outras embarcações afastadas e deram apoio necessário.
Seja um Argonauta!
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas. Vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones:
0800-642-3341
Ou diretamente para o Instituto Argonauta:
(12) 3833.4863;
(12)3833.5789;
Aquário de Ubatuba – (12) 3834.1382;
(12) 3833.5753;
(12) 99705.6506;
WhatsApp – (12) 99785.3615.
Também é possível baixar gratuitamente o aplicativo Argonauta. Disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região. Bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.
A base do Instituto está situada na Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê Açu, Ubatuba/SP – CEP 11680-000.
Conheça mais sobre o nosso trabalho em:
Site: Instituto Argonauta;
Facebook: InstitutoArgonauta
Instagram: @institutoargonauta
Veja mais sobre Meio Ambiente!
Veja mais sobre São Sebastião!
Conheça as praias de São Sebastião!
Baleia Jubarte é resgatada em São Sebastião
Baleia Jubarte é resgatada em São Sebastião