Vigilância Sanitária manda fechar aquário em Ubatuba por aglomeração
Aquário em Ubatuba é fechado – A Prefeitura de Ubatuba suspendeu a visitação no aquário da cidade a partir deste sábado (1°). De acordo com a instituição, eles foram acionados pela Vigilância Sanitária nesta sexta-feira (31) em um ofício que aponta como causa a aglomeração de pessoas em frente ao estabelecimento.
O aquário havia conseguido a autorização para o funcionamento aberto ao público no dia 17 de julho. O espaço solicitou à prefeitura a permissão depois do decreto de flexibilização. No documento, a fiscalização da gestão atestou que o local cumpria as medidas de segurança como higienização, ventilação e distanciamento durantes as visitas.
Apesar disso, segundo a fiscalização da prefeitura, o local teria permitido aglomeração na entrada sem a permanência de um funcionário para orientar as pessoas que permanecessem nas marcações na calçada, que indicam a distância de segurança. O Instituto Argonauta, que administra o espaço, foi notificado nesta sexta-feira (31) e fechou as portas do aquário neste sábado (1°).
No documento, a prefeitura pede que seja fechado até que medidas de correção sejam tomadas e apresentadas para nova fiscalização. Apesar disso, não foi dado prazo para que isso aconteça.
O que diz o Aquário de Ubatuba
Em nota, o Aquário de Ubatuba informou que foi surpreendido pela medida adotada pelas autoridades e que segue “rígido protocolo anti Covid do município de Ubatuba, com precauções que vão muito além das exigidas por lei”.
A aglomeração aconteceu no último domingo (26) quando fazia uma pulverização dentro da instituição e, por isso, o aquário foi fechado. No momento do serviço, um grupo de cerca de 20 pessoas se estava em frente ao local.
O Aquário informou ainda que “foi um fato isolado e foi resolvido rapidamente e que segue um protocolo sanitário rigoroso”.
“Por um incidente pontual, de uma fila fora do nosso estabelecimento e que imediatamente corrigimos, estamos sendo penalizados”, informou o representante da instituição, Hugo Gallo Netto.
A instituição informou entrou com um processo administrativo nesta segunda-feira (3) para tentar a reabertura do local. Caso o pedido não seja aceito, pretende entrar na Justiça para reverter a suspensão das atividades.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Ubatuba informou, por meio de nota, que “suspendeu temporariamente as atividades devido denúncias de aglomeração com excesso de pessoas em fila na calçada aguardando o ingresso para visitação ao aparelho turístico”.
A administração municipal afirmou que a liberação ocorrerá “assim que o estabelecimento consiga sanar o problema, após verificação da fiscalização dos órgãos da Prefeitura”.
Aquário em Ubatuba é fechado temporáriamente