Brasil se consolida como potência mundial em talentos do Surf
A Segunda etapa do Circuito Mundial de Surf 2021 – Aloha, galera! Nesta coluna vamos abordar o retorno do circuito mundial de Surf. O tour, após a primeira etapa realizada em Pipeline – Hawaii, ficou paralisada devido a pandemia do Coronavírus. A WSL, organização responsável pelo tour, conseguiu após muitas negociações, a realização de três etapas na Austrália.
A Austrália tem sido considerado um dos países modelo no combate a Covid-19. Os Aussies usufruem, já a algum tempo, de sua liberdade de ir e vir sem tantas restrições. O governo Australiano porém, tem sido cauteloso com relação a pandemia e protocolos sanitários rígidos são exigidos a estrangeiros que ingressam no país.
Vamos ao que interessa!
As próximas três etapas serão realizadas em território Australiano. A segunda etapa do circuito mundial, denominada Rip Curl Newcastle Cup , foi realizada na cidade de Newcastle no estado de New South Wales (Nova Gales do Sul), Austrália.
A segunda etapa do tour encerrou no último Sábado, 10 de Abril de 2021, e proporcionou aos espectadores e telespectadores um show de surf.
As meninas representaram muito, com destaque para as jovens Isabella Nichols e Caroline Marks que apresentaram um surf de altíssimo nível. Não poderíamos deixar de mencionar um dos destaque da competição tanto no masculino quanto no feminino, a surfista Carissa Moore.
Carissa deu um show, foram vários high scores e manobras incríveis, com direito ao primeiro Aéreo realizada por uma mulher no circuito mundial. A nota foi um 9.90 muito injusto a meu ver, o aéreo da Carissa merecia a nota máxima por parte dos juízes. Independente disso a local do Hawaii deu um show e levou a etapa feminina com justiça.
No masculino o Circuito Mundial nos apresentou uma constatação, o Brasil é atualmente o país mundial do Surf. O Brazilian Storm dominou a etapa. Os brasileiros deram show de surf.
Gostaria de destacar o surfista Adriano de Souza, o mineirinho. Adriano que nos últimos tempos, vinha brigando com as contusões, após uma primeira etapa frustrada no Hawaii pelo mesmo motivo, em Newcastle mostrou que tem muito Surf e muita lenha pra queimar. Adriano tem surf para ganhar mais um título mundial. Uma pena ser a última temporada do Adriano no Circuito mas, quem sabe o “Capitão Nascimento” (Mineirinho), não repense essa decisão.
O Show do Brazilian Storm
O Brazilian Storm com Gabriel Medina, Adriano de Souza (Mineirinho), Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Deivid Silva, Yago Dora e Alex Ribeiro deram show na etapa de Newcastle comandando as ações. Outros brasileiros Peterson Crisanto, Jadson André e Miguel Pupo acabaram ficando pelo caminho mas ainda sim deram trabalho.
No time dos estrangeiros destaque para o Aussie Morgan Cibilic que surfou demais. A performance do australiano, nas baterias, rendeu a eliminação do bicampeão mundial de surf John John Florence.
As Finais
Medina, Ítalo e Toledo comandaram o show brasileiro em terras australianas. Ítalo campeão da etapa, abusou dos aéreos. Felipe Toledo, com um surf afiado e manobras progressivas deu um show sendo barrado apenas na semifinal, pelo campeão da etapa.
Gabriel teve a melhor nota do campeonato com um aéreo que lhe rendeu 9.80 pontos, a maior nota do campeonato e do ano entre os atletas masculinos. Gabriel ainda teve a maior nota da final, um 8.60 mais ficou em combinação contra o Potiguar e não conseguiu a virada na última bateria ficando com o segundo lugar na etapa.
No vídeo abaixo os melhores momentos do Rip Curl Newcastle Cup 2021
A terceira etapa do circuito mundial, o Rip Curl Narrabeen Classic de surf será realizada em Narrabeen – New South Wales, Austrália. A janela do evento é do dia 16 à 26 de Abril de 2021. Nesta etapa teremos o wild card (convidado), o Tricampeão mundial Mick Fanning.
Será mais um show dos brasileiros?
Façam suas apostas!
Gostaram da matéria? Apoie o nosso trabalho e siga o Diego 1st Song Music e o Portal Litoral na Mídia nas redes sociais. Curta nossas postagens e compartilhe nossas matérias, isso contribuí para continuarmos trazendo um conteúdo bacana a vocês todos os meses.
Mahalo!
Imagens: Diego Benedito
Veja mais sobre a coluna!
Matéria sobre Surf!
Boletim das Ondas Brasil!
Litoral em Ação!
A Segunda etapa do Circuito Mundial de Surf 2021
A Segunda etapa do Circuito Mundial de Surf 2021