Hilton Issa um gênio de resultados com shapes bem desbastados, revela seu “big” histórico na comunidade do surf como atleta e shaper
A pimenta baiana do surf – Radicado em Lauro de Freitas, o baiano Hilton Issa. Filho do surfista e atleta do asa delta Wilton Isaac Issa e pai de Keoni Issa. Hiltinho como é conhecido pela nata do surf baiano, se dedicou 51 dos seus 59 anos ao surf. Esporte que guiou pela sua vida até os dias de hoje.
Desde pequeno Hiltinho foi fazendo seu nome nas competições dos anos 80. E o amor pelo surf não parou por ai. Sendo mais tarde renomado shaper. Desenvolvendo pranchas inovadoras com personalidade própria, com tendências atuais com uma conexao direta do Hawaii.
O mil grau Hiltinho, foi campeão baiano por varias vezes. Foram 32 primeiros em competições pro. Do ranking foi 6 vezes campeão. Teve resultados exclentes no Fico. E na Copa CCE em Saquarema. Nostálgico Hiltinho tem toda essa lembrança guardada em seu coração. A mente e o espírito “soul surfer”, flui quando lembra de sua participação no Waimea 5000. No Rio de Janeiro, precisamente no Arpoador com André Ptzalis, Zorrinho, Odalto.
A pimenta baiana do surf no Hawaii
Temporada havaiana no inverno de 2010/11 no hemisfério norte, Hiltinho foi marcado pela remada em Jaws. Uma experiência de ter surfado uma das mais temidas ondas do planeta. Quando entrou em Jaws na remada, Hiltinho relembra: “Foi pra acalmar um demônio dentro de mim e consegui. Foi um êxtase poder realizar este sonho de estar entre os melhores do mundo. Poder ver Shane Dorian entubarem Jaws. E vibrar com a vitória merecida do meu ídolo e amigo Danilo Couto.”
Com uma larga experiencia Hiltinho é shaper renomado no Brasil. Projetista e piloto de seus protótipos de foguetes. Uma das realizações do nosso surfista do mês de junho. Surfista e shaper criou seu conceito em crer nos seus projetos e vivenciando todo funcionamento das pranchas.
“Não tem como fingir, por isso testo todos meus lines primeiro. E depois eu passo adiante para os meus clientes, atletas e amigos. É bom fazer isso, pois volta tudo pra mim. Trabalho com o que gosto e amo que faço. Faço meu melhor sempre à procura de superação. A rotina me dá tedio e por isso adoro desfrutar e testar novas criações da mente.”
Modelos HI particular
Hiltinho criou seu modelo preferido de prancha, desenvolvendo modelos para atender a demanda de todos os tipos de ondas geradas por swells no Brasil.
No quiver do nosso surfista apimentado e cheio de vibrações positivas, tem:
- Ondas pequenas: 5’10 fish bico normal com medidas 19. 1/2 x 12 x 2.5/16 vl.;
- Ondas médias: 6’3′ esta é responsável por sua forca na água, sua base, seu power e como explorar bem um lip atacando ele de forma eficaz;
- Ondas grandes para os padrões brasileiros: 7’0′ Mod KM. Para tirar toda dúvida quanto a você surfar bem em ondas maiores ou não.
Futuro do shape
Hiltinho revela que o futuro do shape cabe à nova geração. Dedicado a arte de shapear Hiltinho fez o seu melhor. Acreditando que o futuro está no domínio da força denominado “power control”. Prancha fácil demais é ruim. As pranhcas tem que ter uma rigidez. Ou você acaba ficando muito maroleiro. E com um surf perdido na realidade.
O surf é base, lip e tubo com cut backs afiados. Manobras aéreas para um surf evolutivo. As firulas sempre foram para dar um brilho no final da onda.
O surfista e shaper manda um recado. Para todos aqueles que tem um sonho de evoluir no surf e na vida.
“Todo aquele que quer seguir na comunidade, no mundo do surf. Precisa fazer o simples: ser sábio, ouvir sempre mais. Falar menos. Escutar os mais velhos. E para finalizar Hiltinho manda a receita. Creiam em seus sonhos. Sem temer os obstáculos! Amem a Natureza, respeitando-a! Intelecto forte com corpo e mente sã!”. Finaliza o nosso surfista do mês de Junho. Aloha
Ficha Técnica do vídeo e imagens
Imagens:
Keone Issa, Carlos Vargas, Yellown e arquivos pessoais.
Roteiro e direção do Vídeo:
Litoral na Mídia e Boletim das Ondas Brasil
Edição:
Litoral na Mídia
Finalização:
Alexandre Destro
Apoio cultural:
Boletim das Ondas Brasil
Música:
Broken – Patrick Patrikios
Oceans – Bobby Renz | Text Me Records
Aloha nui Loa !!!
Matérias de Surfe
Variedades
O que fazer em seu litoral?
Pode pet na areia da praia?
Litoral em ação
Escolha a sua rádio
1 ST Music Surf
Confira o Boletim das Ondas