Sábado dia 21 teremos a comemoração do Dia do Surfista, valorizando a história do esporte na cidade de Santos
A 20º edição do Dia do Surfista em Santos – Assim a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto. Com homologação da Federação de Surf do Estado de São Paulo a SPSurf. Sobretudo comemora no sábado dia 21 de Janeiro de 2023, mais um Dia do Surfista. Contudo o evento realizado, será nas dependências do Salão Nobre do Casarão Branco. Na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, em Santos, São Paulo. A princípio com o início às 18 horas.
Dessa forma esta é a 20º edição do Dia do Surfista. Instituído em virtude da Lei Municipal n. 2172/2003, de autoria do Vereador Fábio Nunes.
Local do Evento
Entretanto nestes 20 anos, 78 surfistas e personalidades ligadas ao esporte. Primordialmente foram homenageadas no dia 21 de Janeiro. Isto é tendo o registro de suas histórias na coluna semanal “Histórias do Surf”. Bem como pelo jornal A Tribuna.
Homenageados
O critério adotado se faz por idade e nesta edição, os homenageados serão:
- Fábio Ventriglia, “o Jacuí”, ativista ambiental, surfista e advogado;
- Dra. Alessandra Aguiar Aranha, surfista, Juíza Federal que deliberou pela criação do Parque Roberto Mário Santini;
- Celso Gonçalves, “o Bulina”, surfista e vencedor do primeiro campeonato de surf em 1973;
- Rogério Santos, o primeiro Prefeito Surfista de Santos, onde nasceu o Surfe no Brasil.
Da direção
O evento terá na direção da homenagem a Equipe de Pesquisas das Histórias do Surfe, Diniz Iozzi, “o Pardhal”. E o escritor Gabriel Pierin. Além da presença do presidente da SPSurf, o surfista Zé Paulo.
Da transmisssão
Embora o ato da homenagem será conduzido pela Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto. Decerto na pessoa de Roberto Santini, presidente da Pinacoteca. Com cobertura da TV Tribuna (afiliada à Rede Globo), com transmissão ao vivo dos homenageados.
Em 1999, a Equipe de Pesquisas das Histórias do Surfe promoveu a primeira Exposição do Museu Itinerante do Surfe, com ampla divulgação deste esporte. Foram mais de 25 exposições nos mais diversos locais do Estado de São Paulo.
O surfe na cidade de Santos
As histórias do surfe ressaltam ao público os ícones da modalidade como Homero. E ao mesmo tempo os Irmãos Argento, considerados os precursores na fabricação de pranchas e da primeira loja de surf em São Paulo. De conformidade com com a marca Twin.
Em virtude de tantos outros atletas que valorizam a evolução do Surfe na cidade de Santos e no país. E sob o mesmo ponto de vista onde fez nascer a ideia encabeçada pelos membros da Equipe de Pesquisas das Histórias do Surfe. De criarem o Dia do Surfista nesta data do dia 21.
Assim o objetivo é valorizar a história do esporte na cidade de Santos. De tal forma é onde o surf “nasceu”. Talvez provavelmente conforme os historiadores, através dos primeiros registros.
No fim dos anos 30. Certamente com os irmãos Thomas e Margot Rittscher. E os amigos Osmar Gonçalves e Juá Hafers. Em resumo pegando as primeiras ondas com suas pranchas ocas, na Praia do Gonzaga.
Foto: Divulgação/PMS
Matérias de Surf!
O evento no GOOGLE!
Leia mais sobre Santos!
As praias de Santos…
Meio Ambiente!
As balsas do litoral!
Escolha sua rádio!
Balneabilidade do seu litoral!
Previsão do tempo de outras praias!