O chefe de equipe da Hang Loose é um dos melhores treinadores de surfe do Brasil, abrindo um leque de conhecimentos ao lado do surfe adaptado, sendo treinador da comissão técnica do time brasileiro de para-surfistas
De surfista a treinador de surf essa é caminhada de Paulo Kid – Uma verdadeira lenda do surfe! Afinal, seu estilo fluido e sua habilidade nas ondas o tornaram uma figura icônica no mundo do surfe. Portanto, é originário da baixada santista, Kid conquistou inúmeras vitórias em competições nacionais e internacionais. Pois sua paixão pelo esporte e sua dedicação em aprimorar suas habilidades inspiram surfistas de todas as idades ao redor do mundo. Além disso, sua personalidade carismática e sua conexão com a natureza o transformaram em um verdadeiro embaixador do surfe brasileiro e grande técnico.
E semelhantemente aos demais atletas do Litoral na Mídia, Paulo Antônio Leal Mendes é mais conhecido como “Paulo Kid”, nascido em Guarujá em 21 de novembro de 1967. Apesar disso, o dia em que seus pais, o Sr. Manuel Antônio Mendes ao lado de sua mãe Lucinda Leal Mendes, viram o rosto de Paulo Kid pela primeira vez, no Hospital Santo Amaro, atrás do Maluf, na pérola do atlântico. Antes de mais nada começando a surfar em 1979.
Sobretudo Kid é mais um atleta do esporte entrando na galeria de surfistas deste portal. Surfista de 57 anos, ainda surfando surpreendentemente há mais de 40 anos. Hoje, contudo, é um preparador técnico do surfe, além de surfar e competir de longboard. Em suma, Paulo Kid treina e treinou muitos atletas com destaque internacional. Acima de tudo Kid tem dois filhos, a sua filha Malu Mendes, 31 anos e campeã mundial de surfe adaptado e Noah Mendes, com 9 anos.
O surfe
A princípio Paulo Kid começou a surfar na praia das Pitangueiras, onde cresceu e desenvolveu seu surfe. Embora foi uma época onde o surfe era uma febre, tempos nostálgicos de uma galera de ouro. Portanto seu pai morando e trabalhando de zelador nas Pitangueiras, Kid tinha aproximação de muitos outros surfistas, devido o local de boas ondas e a grande concentração de surfistas e lojas de surfe. Inesperadamente conheceu o Levy Fico onde morava no seu prédio, também Álfio Lagnado que visitava Levy em seu prédio nas Pitangueiras.
Praia Grande (São Francisco do Sul)
Inegavelmente a Praia Grande é uma praia da cidade de São Francisco do Sul, localizada no estado de Santa Catarina, Brasil. Portanto é a maior em extensão do município, compreendendo cerca de 25 km em mar aberto. Mesmo que a praia possui altas ondas, o que favorece a prática para os surfistas no local. Portanto um pico épico. Só para ilustrar Paulo Kid chegou lá em 1986 aos seus 16 anos, com um surfe no pé. Quer entender mais sobre a saga da sua chegada por lá, logo após aperta o play e escute Paulo Kid:
De acordo com Paulo Kid com sua chegada para um campeonato na praia Grande de São Francisco do Sul, o atleta se deparou com uma situação inusitada. A pé e com uma prancha debaixo do braço, de tal sorte que, Kid não conseguiu a vaga no amador. Portanto não teve outra opção, devida a última vaga que sobrou do profissional. Surpreendentemente Paulo Kid surfou mares épicos, passando algumas baterias, uma delas, foi ao lado de Almir Salazar fazendo uma final. De conformidade com Paulo Kid, não conseguiu passar Almir, devida uma manobra arriscada, sendo mal executada na grande massa de água. Porém, tem uma boa lembrança da família Salazar:
“Lequinho, irmão de Almir Salazar, me carregou nas costas, até o palanque como se fosse um campeão, grande dia para mim, finaliza Paulo Kid.”
Hang Loose 86
Posteriormente, Paulo Kid viveu um momento histórico, em 1986. Antes de tudo aos seus 18 anos, o garoto paulista de Guarujá, iniciou a sua trajetória no surfe profissional. De fato foi o seu primeiro e grande campeonato de surfe o qual participou, pela ASP, hoje conhecida como a WSL. Só para ilustrar o Hang Loose Pro Contest, aconteceu na Praia da Joaquina, em Florianópolis, no ano de 1986. Só que na época, ele era atleta da equipe Hang Loose e teve a satisfação de participar do histórico momento do retorno do Circuito Mundial ao Brasil.
Resultado 1º. Dave Macaulay (AUS) 2º. Mark Occhilupo (AUS) 3º. Shaun Tomson (AFS) 3º. Hans Hedemann (HAW) 5º. Sérgio Noronha (RJ) 5º. Merrick Davies (AUS) 5º. Glen Winton (AUS) 5º. Damien Hardman (AUS)
Brasileiros pré-classificados (3ª fase da triagem): César Baltasar “Ferrugem”, Eraldo Neto, Luiz Neguinho, Ricardo Bocão, Dadá Figueiredo, Zecão, Pedro Muller, Marcelo Bôscoli, Rodolfo Lima, Marcos Brasa, Taiú, Daniel Friedmann, Renato Phebo, Miguel Hoffmann, Felipe Dantas, Neno do Tombo, Picuruta Salazar, Cauli Rodrigues, Nelson Ferreira, Paulo Kid, Roberto Valério, Gugu do Cabo Frio e Almir Salazar.
Estrangeiros pré-classificados (3ª fase da triagem): David Eggers, Matt Monaragon, Dave Kennedy, Simon Law, Pierre Tostee, Robert Page, Nigel Veitch, Matt Archbold e Chuy Reina.
Classificados para o evento principal pelas triagens: Ricardo Tatuí, David Eggers, Dadá Figueiredo, César Baltazar, Simon Law, Taiú, Pierre Tostee, Rodolfo Lima, Fernando Bittencourt, Robert Page, Felipe Dantas, Renato Phebo, Matt Archbold, Almir Salazar, Sérgio Noronha e Paulo do Tombo.
Wildcard
Consequentemente em 1987, Paulo Kid foi “wildcard”, ao lado do amigo Otaviano “Taiu” Bueno, no 2º Hang Loose Pro, sendo a 11ª etapa do Circuito Mundial de nível “1A”. A princípio o local do evento foi na Praia da Joaquina, na cidade de Florianópolis, nos dias de 9 a 13 de setembro daquele ano. Em outras palavras a competição começou com ondas de dois metros e vento sul. No primeiro dia houve um adiamento, pois as ondas chegavam aos 10 pés (3,05 m) de altura.
Expression Session
Surpreendentemente em 1994, Kid ganhou a “Expression Session”, modalidade de melhor manobra de uma onda surfada. Contudo o evento aconteceu na Praia das Pitangueiras, onde Kid é local do pico. De fato o Town & Country Vigor que rolou, foi a 6ª e última etapa do Circuito Paulista, valendo pelo Ranking Brasileiro no ano de 1994.
Títulos
Inesperadamente Paulo Kid em 1990 esteve em 6º lugar no Ranking Paulista Profissional com 4.340 pontos. Como resultado ficando atrás de outras feras do surfe, como o campeão Douglas Lima, Picuruta Salazar, Jojó de Olivença, Wagner Pupo e Paulo Matos. Logo depois em 1991 Paulo Kid perdeu para Jeff Booth, que eliminou Jojó de Olivença em Lacanau e Dadá Figueiredo em Hossegor, tudo isso aconteceu na Arena Surf Masters da 10ª etapa do Circuito Mundial, do nível 2ª. Assim sendo em Grande Plage, Biarritz, Pirineus na França nos dias de 27 de agosto a 1º de setembro de 1991.
Longboard
Em suma foi competidor profissional das pranchinhas de 1984 a 1995. De conformidade com com Paulo Kid, iniciou nos pranchões em 1999. Portanto Paulo Kid tem uma sequência de títulos importantes em sua carreira grandiosa de surfista profissional. Dessa forma em 2002 foi campeão europeu e campeão brasileiro no longboard amador e profissional. Nesse hiato sendo Top 8 do circuito mundial de longboard profissional.
Em resumo cinco brasileiros competiram no evento principal da França, três atletas vindo das triagens. Isto é Flávio Padaratz e Fábio Gouveia entraram direto no 1º round. Acima de tudo conheça alguns dos títulos de Paulo Kid, na sua saga de competidor:
- 1º colocado no Circuito Paulista de Surf Profisisonal em 1986 e 1987;
- 3º no ranking com 2530 pts, após o Sea Club Paulista na sua 4ª Etapa do Circuito Paulista. Realizada na Praia do Pernambuco, Guarujá nos dias de 27 a 28 de agosto de 1988;
- 2º colocado do Sthill Trials. Na Praia da Joaquina, Florianópolis nos dias de 18 a 24 de setembro de 1989;
- 1º colocado no Sea Club na 7ª e última etapa do Circuito Brasileiro. Aconteceu na Praia da Joaquina, Florianópolis em novembro de 1989;
- 3º colocado no Hawaiian Dreams Pro – 6ª etapa do Circuito Paulista. Na cidade de Guarujá, realizado na praia do Tombo nos dias de 6 e 7 de outubro de 1990;
- 5º colocado no Circuito Limão Brahma – 4ª etapa do Circuito Carioca. Em Itacoatiara, Niterói nos dias de 21 a 23 de agosto de 1992;
- 3º colocado na 1ª etapa do Circuito Paulista – nível C. Em Guarujá, Praia do Tombo no dia 29 de agosto de 1993;
Chico Paioli
Já que o surfista do mês de abril de 2023, o mestre Chico Paioli foi o percursor na vida de treinador na vida de Paulo Kid. Em outras palavras Chico foi um surfista criterioso, sempre atento as regras de pontuação dos campeonatos. Chico de tal forma que era ligado em tudo, buscava sempre formar um surfista completo. Todavia com conceitos de o atleta ter:
- Condicionamento físico perfeito;
- Técnica e habilidade no surfe;
- Material físico como pranchas e equipamentos ideais;
- E o atleta ficar encaixado com o mar, sempre melhor posicionamento na água.
Dessa forma um ponto de vista para melhorar mais o entendimento do relacionamento de Chico Paioli, com a sua grande equipe e o surfista do mês de março, Paulo Kid. Escute essa resenha, abaixo entre Ícaro Cavalheiro e Paulo Kid, ambos treinados por Chico Paioli, falam sobre o seu professor de surfe no programa de Ícaro, logo após aperte o play e ouça a resenha:
Assim sendo confira também a participação além do que especial, de Chico Paioli nesta edição do Surfista do mês de março de 2024 descrevendo Paulo Kid. Logo após aperta o play:
O Treinador Paulo Kid
Dessa maneira a carreira de treinador do atual chefe da equipe da Hang Loose, decolou. Portanto a Hang Loose é uma das marcas mais icônicas do surfe brasileiro. Sobretudo a marca tem uma longa história no esporte, apoiando atletas e eventos ao redor do mundo. Inegavelmente Paulo Kid desempenha um papel crucial na gestão da equipe e no apoio aos surfistas patrocinados pela marca.
O ínicio
Assim sendo um dos mais requisitados treinadores da atualidade, Kid começou com uma escola de surfe na Praia do Tombo. Precipuamente todo esse pensamento, foi em querer exercer o poder de ensinar o surfe para quem tinha vontade de aprender. Ou seja, essa idéia de Kid, veio mudando com o tempo. Tudo isso aconteceu, logo que, quando uma garotada pediu para Kid, treiná-los para algumas competições.
Dream time
Afinal, tudo isso começou pelo seu interesse dos critérios e posicionamentos, mesmo sendo competidor durante 17 anos. Além disso, a inspiração de Chico Paioli, que se engajou em treinar Jairzinho de Oliveira, Alexandre Sasaki, Marcelo Nana, Jojó de Olivença, Ícaro Cavalheiro, Marcio Orelha, Kias de Souza e o próprio Paulo Kid. Em outras palavras o surfista pediu ao Mestre Chico para treinar ele, e esse time se formou.
Gabriel Medina
Paulo Kid sendo um treinador, desde então, são mais de 20 anos orientando atletas da nova geração, com grande vivência no cargo. Como resultado em seus surfe-treinos, até mesmo o campeão mundial Gabriel Medina foi um dos beneficiados. Nessas duas décadas, aprendeu a se dividir entre vários talentos ao mesmo tempo, onde o trabalho não se limita só às estratégias nas ondas. Portanto o Mestre Paulo Kid contínua surfando como um garoto.
Decerto o chefe de equipe da Hang Loose, Paulo Kid atua como técnico desde 1995, quando encerrou a carreira como surfista profissional.
Come back may mean “return to memory” or “return to success”
Em seguida voltou ao “mesmo palco” depois de 30 anos no Hang Loose Pro Contest, trabalhando na empresa como técnico bem vitorioso. Logo após teve alguns atletas brigando por vagas na elite mundial. Portanto três deles com vitórias no WSL – Qualifying Series, o surfista Ian Gouveia. Da mesma forma o surfista Jessé Mendes, com o quinto colocado e ficando em décimo lugar (ambos na zona de classificação). E por conseguinte o local da Prainha Branca Deivid Silva ficou em 14º lugar. Posto que o atleta Victor Bernardo, ocupou a 42ª posição.
Ícaro Cavalheiro
Como resultado, segundo Ícaro Cavalheiro, Kid é um amigo de treino e competição. Alguns meses atrás entrevistou o surfista e técnico Paulo Kid. Sobretudo, Ícaro Cavalheiro é uma pessoa, que ama o que faz, elevando o nome do esporte com propriedade e riqueza, e fala com grande carinho, do amigo Paulo Kid. Logo após confira a fala do surfista Ícaro Cavalheiro, no vídeo abaixo:
Há um tempo atrás Ícaro Cavalheiro entrevistou o surfista e técnico Paulo Kid. Conheça um pouco mais sobre essa lenda do surfe, assistindo a entrevista de Ícaro Cavalheiro no ON FIRE com Paulo Kid.
Kias de Souza
O surfista do mês de novembro de 2022, exalta o amigo surfista. Kias teve uma participação ao lado de Paulo Kid, com o mestre Chico Paioli. Não tem como negar, que essa galera é o tempo de ouro vibrante do surfe nacional. Onde Kias revela que Kid usou por muito tempo as pranchas de seu irmão Daniel Souza.
Sobretudo Kias revela que o amigo surfista Paulo Kid, como um atleta atirado nas ondas grandes. Também sendo uma pessoa determinada e de grande caráter, devido a sua grande criação vinda dos pais. Confira o vídeo de Kias e logo após, aperta o play do vídeo:
Kias revela uma resenha de “outside” bem curiosa daquela época nostálgica. Sempre em alerta, Kid era um fominha de onda, segundo o relato do amigo e surfista do mês de novembro de 2022. Logo após, aperte o play:
Ademais, Kias faz outra revelação, tal que essa é somente para quem conviveu, com Paulo Kid. O surfe brasileiro tem muita história de um baú cheio de riquezas nas profundezas dos oceanos. Rei do “backside” monstro, mandando água para todo lado! Logo após, aperte o play e confira o áudio abaixo:
Para-surfe
Semelhantemente Paulo Kid também é técnico da equipe brasileira de surfe adaptado, modalidade conhecida como “Para-Surfe”. Em suma os surfistas adaptativos são classificados em diferentes divisões competitivas com base nas respectivas deficiências, sendo a classificação geralmente certificada por profissionais médicos para competições profissionais. Existem atualmente nove divisões separadas reconhecidas pela ISA, AASP e PSL. Entre elas, ou seja, as Stands 1, 2 e 3, ajoelhado, sentado, prone 1 e 2, também deficiência visual 1 e 2.
Composição Técnica
Similarmente a Equipe técnica do time brasileiro é composta pelo surfista e técnico Paulo Kid da equipe masculina e Andrea Lopes sendo técnica no feminino. Da mesma forma ao lado dos médicos o Dr. Anderson Lessa, fisioterapeuta Dr. Sandro Luzes e a coordenadora da delegação Brigitte Mayer.
Alcino Neto, o Pirata
Antes de tudo o surfista do mês de março, Paulo Kid iniciou esse processo de treinamento para pessoas com limitações físicas e demais classificações de deficiências, tudo devido a sua filha Malu Mendes portar paralisia cerebral (PC). E sobretudo, também devido o seu envolvimento, de muitos anos com seu amigo de infância Alcino Neto, o Pirata. Assim sendo o amigo de Alcino, foi um dos pioneiros do surfe adaptado, dando uma visão mais clínica para o surfe adaptado, para o surfista e técnico Paulo Kid.
A vibe
De acordo com Paulo Kid, foi pela primeira vez em uma competição de surfe adaptado, que ele sentiu uma vibração totalmente nova, de pessoas que superam seus limites através de suas deficiências. Dessa maneira conheceu muitas pessoas, onde cada história envolvia Kid, onde vive essa tarefa de pai em sua casa.
Para-surfe fortalecido
Por conseqüência, Paulo Kid hoje é técnico da seleção brasileira, ao lado de grandes para-atletas, embarcando para 3 mundiais do ISA. Ainda mais, ao lado de sua filha Malu Mendes, onde vive um dia por vez, sempre aprendendo com os guerreiros do esporte adaptado. Dessa maneira, o surfe e igualdade social vem se fortalecendo a cada dia.
Malu Mendes
A paulista Malu Mendes, com 30 anos, finalmente é uma inspiradora “para-surfista” brasileira que superou desafios significativos para se destacar no mundo do surfe adaptado. Ela enfrenta uma paralisia cerebral, condição que afeta seus movimentos, porém isso não a impediu de avançar, devido a sua paixão pelo surfe.
História inspiradora
Enfim, Malu é um exemplo notável de determinação e coragem, demonstrando que as limitações físicas não precisam definir os limites de uma pessoa. Em primeiro lugar sua história inspiradora, serve como um lembrete poderoso de que o surfe é para todos, independentemente das circunstâncias. Quem pode falar mais sobre a Malu, é o próprio pai, Paulo Kid, ele enfatiza a superação da atleta Malu Mendes, logo após aperte o play e ouça:
Antes de mais nada sempre dando alegria e honrando seu pai, o surfista Paulo Kid, de forma bem constante. Ou seja Malu Mendes surfa desde os seus três anos, influenciada por seu pai, que é técnico de surfe e ex-surfista profissional. Portanto a para-atleta conta que viveu sua infância e sua adolescência normalmente e só descobriu sua deficiência aos 26 anos.
De fato Malu Mendes é uma lenda do surfe feminino, e possui um impressionante currículo de conquistas, incluindo o título de campeã brasileira em 2022, campeã mundial ISA em 2020, vice-campeã mundial ISA em 2021/2022 e campeã mundial do Circuito Profissional de Surfe Adaptado em 2022 e 2023. E portanto um belo título de campeã da primeira etapa do Circuito Mundial no Havaí, em Waikiki.
Em síntese Malu Mendes é uma das 6 pessoas no planeta, que compete na categoria, a sua modalidade é firmada para pessoas com paralisia cerebral. Em segundo lugar, seja sendo no Brasil, Malu tem o título de Bi-campeã, devido à ausência de mais competidores. Até a finalização desta matéria, analogamente Malu Mendes foi vice-campeã da primeira etapa do circuito mundial Profissional de Surfe Adaptado na Austrália, março de 2024. Parabéns, Malu!
Orlando Nativo
Amigo local, primordialmente um verdadeiro nativo da ilha de Santo Amaro, a Pérola do Atlântico, da linda Guarujá. Em virtude de ser um seleiro de atletas e surfistas. Portanto Orlando Nativo, amigo de Paulo Kid, foi a pessoa que o indicou, para ser o nosso atual surfista do mês deste projeto.
Portanto, somos muito gratos, por conhecer um pouco mais sobre essa lenda viva do surfe chamado Paulo Kid. Por meio de Orlando Nativo, ele fala um pouco sobre o amigo, logo após aperte o play e veja o que ele fala sobre Kid:
Surf Treino Prainha Branca
A cidade do Guarujá, inegavelmente conhecida como Pérola do Atlântico, tem um grande potencial de altas ondas. Ou seja, o belo posicionamento do arquipélago, que proporciona essas ondas em todas as direções. Porém, Paulo Kid escolheu a Prainha Branca, última praia ao norte do Guarujá. A princípio o local é um lugar bem inusitado, de vivência nativa ou do caiçarês “o pico bem roots” com boas vibrações.
Portanto a intenção de Paulo Kid é sempre desenvolver culturalmente o surfe. Entretanto com o seu olhar clínico, Kid realiza o Surfe Treino para a nova geração desenvolver seus potenciais competitivos. Ocasionalmente com pausas para orientação e feedback técnico. Em suma elevando o profissionalismo dessa garotada que vem se destacando através do trabalho de Paulo Kid. Ao mesmo tempo, nesta motivação Kid já descobriu vários nomes do surfe, como o filho de Valclei Lemos, surfista e nativo da Branca, Eduardo Motta.
Paulo Kid, assim preocupado com a geração do surfe, revela com mais detalhes, sobre este evento realizado na Prainha Branca. Desse modo onde a garotada tem um contato com a natureza e o mar. Além de evoluir em competições com um now-how técnico e rico em detalhes, onde a turminha é premiada. Escute mais sobre este evento com a iniciativa de Paulo Kid, logo após aperte o play e escute:
A foto acima foi cedida, pelo editor e historiador do surfe brasileiro, Reinaldo “Dragão’ Andraus. Segundo Kid foi o melhor Maresias, que ele pegou na vida. Surfando ao lado do amigo Taiu Bueno em fevereiro de 1986.
Japonês voador
Embora, Alexandre Sasaki, amigo de time ao lado de Paulo Kid, atletas da HD, surfaram juntos por muito tempo, sob a supervisão do mestre Chico Paioli, que também foi o surfista do mês aqui no Litoral na Mídia. No entanto Sasaki deixa um recado grandioso e cheio de riqueza em suas palavras, lembrando das ações de Paulo Kid. Logo após aperte o play e veja o vídeo:
Considerações finais
Surpreendentemente sensacional. Portanto, o Litoral na Mídia faz mais uma bela história do surfe brasileiro. Afinal, Paulo Mendes, mais conhecido como Paulo Kid é o surfista do mês de março de 2024. De fato é um surfista técnico e talentoso. Portanto, Kid tem um conhecimento das ondas e das particularidades técnicas entre o talento humano e o equipamento.
Contudo, o surfista do mês de março de 2024, é uma pessoa muito querida na comunidade do surfe brasileiro e o principal chefe da equipe da Hang Loose. Com toda a certeza Kid é uma pessoa de atitude humilde e de grande reconhecimento. Surpreendentemente Paulo Kid continua na ativa surfando muito, treinando grandes nomes e novatos de base.
Kid é um grande surfista e técnico, portanto, ele deixa uma mensagem pontual para as pessoas que querem surfar, veja:
“Antes de tudo o surfe é um esporte olímpico, com um lado cultural muito forte, desenvolvendo a interação com a natureza, e para aqueles que querem iniciar no esporte, iniciem como uma diversão, procure pesquisar grandes nomes do surfe, estudar o surfe, além de surfar com equipamentos diferentes, com pranchas diferentes, na verdade, pranchas são belos brinquedos. Go surf!”
Ficha Técnica do vídeo e imagens
Imagens:
Ícaro Cavalheiro, Orlando Nativo, Reinaldo “Dragão’ Andraus, Alexandre Sasaki, Alberto Dias, Chico Paioli, João A.R.Cruz, Marcelo Laxe, Carmelo Photos, Carlos Marques, Ivan Storti, Tostee, Marcelo Laxe, Masurel, Paulo Mendes Imagens, Destro Photos, Felipe Fernandes, Tiago Navas, Ricardo Borghi e arquivos pessoais de Paulo Kid e Malu Mendes.
Roteiro e direção do Vídeo:
Litoral na Mídia e Boletim das Ondas Brasil
Edição e adaptação:
Litoral na Mídia
Fonte de pesquisa:
Google, Instagram, Facebook e Wikipédia
Finalização:
Alexandre Destro
Apoio cultural:
Boletim das Ondas Brasil
Música:
Broken – Patrick Patrikios
Oceans – Bobby Renz | Text Me Records
Aloha nui Loa !!!
Matérias de Surfe
GOOGLE de Paulo Kid
Surfistas do mês no Litoral na Mídia
O que fazer em seu litoral?
Pode pet na areia da praia?
Litoral em ação
Escolha a sua rádio
1 ST Music Surf
Confira o Boletim das Ondas
Veja a situação das Balsas SP