Fotos feitas no Verdescola auxiliam comerciantes e microempreendedores da comunidade da Vila Sahy com registros profissionais de produtos e otimizam vendas
Turma de fotografia impulsiona a economia — Montar cenários, garantir a iluminação adequada e a exposição atrativa do produto. Surpreendentemente essa combinação, aliada a um mentor experiente que compõe um cenário favorável para impulsionar a economia local da Vila Sahy, em São Sebastião, região mais afetada com as fortes chuvas do dia 19 de fevereiro de 2023.
Sobretudo, as ações realizadas pelo Instituto Verdescola incluem atendimento psicossocial, oficinas socioeducativas e cursos de qualificação profissional. A aprendizagem integral é o principal foco, ou seja, o objetivo é oferecer condições para que crianças, jovens e adultos possam adquirir conhecimento além da técnica.
A princípio, a oficina era ministrada apenas para os jovens assistidos pela ONG, com idades entre 10 e 17 anos. Porém, em 2023, expandindo o público-alvo para moradores da região.
Existem pessoas quem tem uma grande vontade de trabalhar com fotografia profissional e também aqueles que pretendem usar a fotografia para alavancar o seu negócio. Como o caso de Lucas Resende em parceria com a esposa, Sara Resende da Rocha, dessa maneira montou uma loja de doces na Vila Sahy.
Vontade de vencer
Contudo, os resultados chegaram para muitas pessoas, além de Lucas e a Sara do Cantinho Doce, que fica no coração da Vila Sahy. Por exemplo, Francisco Bibiano, conhecido como Dell, é encarregado da limpeza no Instituto Verdescola. E algum tempo começou a fazer doce de leite caseiro com a filha para complementar a renda com o Doce do Dell.
Do mesmo modo, Felipe Musskopf é professor de inglês, se apaixonou pela fotografia. E também a maquiadora Paula Penedo, constatou no curso a oportunidade de ampliar a oferta de serviços. Nesse sentido, ambos viram a oportunidade crescente na ecomimia local do bairro atingido.
Só para ilustrar, a fotografia de alimentos já estava na grade do curso ministrado pelo fotógrafo profissional e mentor Martin Gurfein.
“Estava previsto no programa do nosso curso e, quando chegou esse momento, eu sabia que o Lucas tinha uma loja de doces e apareceu o seu Dell, um funcionário do Verdescola, que faz doce de leite caseiro com a filha. Decidi unir os propósitos e ajudar esses empreendedores”, explica Gurfein.
Diretora Geral
Com o intuito de atentar-se às necessidades da comunidade, é uma prática adotada pelo Instituto Verdescola. “É uma característica do nosso DNA ter uma escuta ativa com nossos assistidos para compor ações que possam auxiliá-los em seu crescimento, com autonomia para a vida e empregabilidade”, explica a diretora-geral da ONG.
“Quando mudamos nosso olhar e enxergamos além de nós mesmos, percebemos o que as outras pessoas e a comunidade precisam, refletimos e promovemos mudanças efetivas”.
Portanto, para Raquel, é imprescindível obter a responsabilidade individual de transformar o seu entorno e o mundo. Confira sobre a saúde mental realizada no Verde Escola.
Inegavelmente o curso é ministrado por Martin Gurfein. Nascido em Buenos Aires, na Argentina, Gurfein mudou-se definitivamente para o Brasil em 1988. Em segundo lugar Foi editor de fotografia da revista Caras e hoje se dedica à aprendizagem. Portanto, o mestre da fotografia acredita que sua inspiração é continuar o seu legado para a prosperidade de gerações.
Verde Escola no GOOGLE…
Saiba mais sobre o Litoral Norte…
Conheça as praias de São Sebastião!
O que fazer em São Sebastião…
Confira a Balsas de São Sebastião!
Pode pet na areia da praia?
Litoral em ação…
Escolha a sua rádio!