Cadastro para programa Ilhabela Unida pelo Trabalhador poderá ser feito até o dia 20
Ilhabela Unida pelo Trabalhador – A Prefeitura de Ilhabela continuará recebendo até a próxima segunda-feira (20). Inscrições online do programa “Ilhabela Unida pelo Trabalhador”. Que tem o intuito de investir aproximadamente R$ 25 milhões. No socorro aos trabalhadores afetados pelas medidas preventivas determinadas pela União, Estado de São Paulo e Município. Que objetivam conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID-19).
As inscrições para o programa. Criado pela prefeita Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha. Por meio da lei 1.416/2020. Foram iniciadas no dia 6 de abril. E registraram um total de 10 mil pedidos até esta quinta-feira (16). Sendo aproximadamente 5 mil solicitações de Cartão Alimentação (R$ 1 045,00). E as demais de Auxílio Aluguel Emergencial (R$ 960,00) e de Cestas Básicas.
O pagamento do auxílio aluguel e a entrega de cestas básicas já começaram. E os cartões, que estão sendo confeccionados. Serão distribuídos a partir da próxima semana. As inscrições foram todas feitas online. Mas como há pessoas que não têm facilidade de acesso à internet e no uso de computador. A prefeitura fez agendamento por telefone. E atendimento presencial para auxiliar o preenchimento online. E fez também suporte por whatsApp e telefone para tirar dúvidas no preenchimento.
Na primeira fase da análise. Uma equipe avalia os documentos para saber se o solicitante comprova ser morador da ilha.
Depois três equipes diferentes prosseguem com análise de casos do cartão, aluguel emergencial e cesta básica. Se faltarem documentos. As pessoas são avisadas para completá-los. Até essa quinta-feira, 600 pessoas tinham pendências na entrega de documentos. Somente depois de tudo aprovado e após a Controladoria Interna da Prefeitura autorizar. Será emitido o cartão, depositado o auxílio aluguel e a entrega de cesta.
O programa
Nessa primeira fase do programa. Que deverá atender aproximadamente 7 mil pessoas. A prefeitura pretende utilizar R$ 24.850.000,00 para repassar um salário mínimo. No valor de R$ 1.045,00 e auxílio de aluguel emergencial de até R$ 960,00. Às famílias socialmente vulneráveis. Os trabalhadores autônomos e informais. Funcionários de empresas que estão fechadas por determinação dos governos. Micros empreendedores individuais e autônomos, entre outros.
Para ter acesso aos benefícios o cidadão deverá corresponder aos requisitos obrigatórios e alternativos. Estão sendo utilizadas as bases de dados oficiais para confirmar as informações apresentadas.
Atendimento eletrônico
Para o cadastro online clique aqui e acesse endereço eletrônico.
Atendimento presencial
O atendimento presencial é exclusivo para pessoas que não tenham acesso ou familiaridade com a internet e aparelhos eletrônicos. Para esse tipo de atendimento é necessário realizar o agendamento pelo telefone: 12 3896-9233.
Importante
Antes de iniciar seu cadastramento. Confira se possui a imagem digitalizada dos documentos necessários. Caso não possua. Não se preocupe. Faça o cadastro. E depois volte para inserir os documentos faltantes. Nem todos são obrigatórios. Mas inclua o máximo de comprovantes que estiver disponível para auxiliar na validação dos dados.
Documentos necessários
- Cesta Básica:
- Comprovante de endereço;
- Título de Eleitor.
- Aluguel Emergencial:
- Comprovante de endereço;
- Título de Eleitor;
- Contrato ou recibo de aluguel;
- Comprovante de endereço do Proprietário do imóvel;
- Capa do IPTU do imóvel
- Cartão Alimentação:
- Título de Eleitor;
- Contrato de Trabalho Suspenso;
- Autorização de funcionamento;
- Demonstração que suas atividades foram afetadas;
- Registro Profissional;
- CAD – Cadastro Único.
- Comprovante de endereço;
- Celulares e Tablets:
- Configure sua câmera para imagens com baixa resolução;
- Envie as fotos dos documentos;
- Máximo de 6MB por foto (arquivo);
- Tenha os documentos em mão ao realizar o cadastro.