Vês tu o homem diligente em seu negócio? Ele ficará diante de reis; não ficará diante de homens maus
Espírito de Deus em Provérbios 22:29 – Trabalhar muito funciona! Então o homem diligente será promovido acima da média e de homens inferiores, para fazer parte dos prósperos e bem sucedidos. A discriminação é uma desculpa. Sobretudo a educação é apenas uma ferramenta. Inteligência não é necessária. Porém, a diligência é a chave. O bastante é persistente esforço aplicado às obrigações do profissional. Por outro lado, temos aqui o rico e sábio rei Salomão ensinando como progredir econômica e profissionalmente no mundo. Ignore isto para a sua própria pobreza!
Diligência é o grande e persistente esforço
Primordialmente considere a definição dada pelo Michaelis, o moderno cicionário da Língua Portuguesa. Então Diligente é:
1 – Que tem diligência; zeloso, cuidadoso;
2 – Ativo, pronto, rápido;
3 – Vigilante, atento;
4 – Aplicado, trabalhador.
Esta palavra simplesmente representa o antigo conceito de trabalho duro persistente, aplicado com dedicada objetividade.
Diligência
Embora os reis eram os mais altos personagens numa nação. Homens medianos fazem parte da mais baixa classe de uma sociedade. Afinal o trabalho duro pode elevar um homem das classes mais baixar para se apresentarem diante de reis. E de maneira idêntica se ele fosse apenas um padeiro? Nenhum problema! Contudo, se ele for diligente, não demoraria muito para ter contratos de fornecimento ao rei, sua corte, e até mesmo o seu exército!
A palavra de Deus
Com toda a certeza não paira nenhuma dúvida quanto ao fato que o trabalho duro o fará bem-sucedido ou não. Decerto esta não é uma sugestão ou possível método para aprimorar o desempenho no emprego. A palavra de Deus declara isto, e fica assim determinado (Pv 10:4; 12:24; 13:4; 21:5). O rei Salomão observou isto e o recompensou, e isto define a questão (IRs 11:28). Homens honestos tem visto isto acontecer vezes após vezes.
Existem dois obstáculos
Qual dos dois obstáculos está impedindo você? Em primeiro lugar, os homens são preguiçosos. Porém, eles procrastinam por natureza, apresentam o menor esforço possível, evitam trabalho adicional, e buscam por descanso na primeira oportunidade. Portanto, eles não levantam cedo, não trabalham muito, não têm objetivos, não trabalham até tarde, nem buscam por mais alguma coisa a fazer. Salomão, repetidamente, condenou e ridicularizou tais preguiçosos (Pv 6:6-11; 10:26; 12:24; 19:15,24; 20:4,13; 24:30-34; Ec 10:18).
Obstáculos dois
Decerto em segundo lugar, esta geração promove a preguiça de duas maneiras. Sobretudo se paga pelo tempo trabalhado ao invés do desempenho, e determina 48 horas por semana incluso as horas de refeição, intervalo para o café, feriado, e férias num emprego. O que um leiteiro pensaria disso? Esta geração também permite e estimula as “oportunidades de negócios” que tosquia os simples e enchem os bolsos dos charlatões.
A regra não se aplica somente ao Velho Testamento
Porém, Paulo ensinou o mesmo, “Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos,” no Novo Testamento (Rm 12:11). E contudo ensinou, com detalhes, em vários outros trechos (ITs 4:11-12; Ef 4:28; Tt 2:9-10). A que horas você levantará amanhã? Quão duro você trabalhará? E quão concentrado você ficará? Seu futuro está em jogo.
Tu acabou de ler o “Espírito de Deus em Provérbios 22:29“, reflita, faça o seu melhor e seja abençoado com as coisas de Deus.
Conheça a coluna Espírito de Deus na sua palavra…
Espírito de Deus em Provérbios 22:29 no GOOGLE
COLABORE COM O LITORAL NA MÍDIA
PIX: contato@litoralnamidia.com.br
Leia o QR CODE acima no app do seu banco