Fabinho Silva é cria da fábrica de talentos na praia do Titanzinho, Ceará é um verdadeiro celeiro de grandes surfistas nordestinos
Da Silva do Titanzinho para o mundo do surfe – Certamente Fabio Carlos da Silva de 50 anos de idade, um verdadeiro campeão. Contudo começou a surfar com seus 9 anos de idade. As suas pranchas para poder deslizar nas ondas era de maderite. Hoje sobretudo é casado com Liane Ruth e pai de 3 filhos. Gustavo, Giovana Fabiane.
Além disso o verdadeiro “Da Silva” foi destaque no cenário mundial de surfe. Contudo fez uma campanha no WCT de 1996 a 2000. Por consequência se destacando em vários eventos do WQS a divisão de acesso de surfe profissional. Sobretudo elevando grandemente o nome do Ceará, em especial o Titanzinho para o mundo do surfe.
Atleta exímio e bem radical. A princípio Fábio era mais um super talento de uma zona pobre do Brasil. Em virtude da comunidade do Titanzinho, no Ceará.
Surfe Titânico
Com toda a certeza com um surfe polido, ajustado. Surpreendentemente com muita velocidade, batia forte na junção das ondas. Sob o mesmo ponto de vista com um front side attack perigoso. Reverses e aéreos on demand e recuperava de qualquer manobra, independentemente do risco. Desse modo tudo isso ajustado no Titan, do Ceará para o mundo da comunidade do surfe. Se bem que tudo isso, foi em sua juventude sagaz e promissora.
No entanto o seu surf de rail não existia, o que não impediu de vencer no QS, e qualificando-se para o CT de 1998.
Fábio sendo sempre sendo avaliado. Pois o seu principal patrocinador em sua carreira foi a Maresia. Portanto a marca nordestina criada por Adriano Costa Lima e Luis Henrique Feijó. Decerto empresários de visão resolveram fabricar calções de surfe. A princípio para atender a demanda dos amigos mais próximos do esporte.
E na visão da marca Maresia, Fábio Silva representou bem a marca por muitos anos. Afinal ajudando a desenvolver produtos a altura da marca. E por fim o segredo da Maresia estava em sua distribuição e logística de seus produtos e serviços. Da Silva tem muito por falar desta dupla empreendedora, que é sucesso nos dias atuais. Continua ajudando nosso mestre do surf, escute o audio abaixo:
Do mesmo local de onde saiu o “verdadeiro da Silva”, inegavelmente saiu outra surfista de renome: Tita Tavares. Que em 1998, antes de mais nada ingressou no antigo Circuito Mundial de Surfe (WCT). Em outras palavras, o Titanzinho é um verdadeiro celeiro de talentos do surfe.
Da Silva do Titanzinho para o mundo do surfe
Campeão Mundial do ISA – World Surfing Games, em Maracaípe, Pernambuco. Certamente nosso surfista do mês de fevereiro. O verdadeiro da Silva fez parte da equipe brasileira na Open. Sobretudo nomes como de Armando Daltro, Fábio Gouveia e Raphael Becker. Todavia fizeram parte da equipe junto ao profissional Fábio Silva. Dessa forma neste evento participaram 417 atletas de 31 países. Em resumo na época Paulo Issa fez a locução e Macos Bukão foi o diretor de prova, Sérgio Gadelha o head judge e Fred Barros o beach marshal.
Só para ilustrar Fábio Silva, entre 1996 e 99, venceu três etapas realizadas em Maracaípe, Ipojuca e praia de Gaibú, em Cabo de Santo Agostinho (PE). Em suma detonou na Prainha, na etapa do carioca no Super Trials 2001, no Rio de Janeiro foi ao delírio com ondas de 2 a 3 pés.
Contudo o verdadeiro “Da Silva” participou do Circuito Cerveja Sol Surf Pro em Laguna. Assim num belo domingo de sol e vento forte mechendo com as condições das ondas. Surpreendentemente deixando as ondas muito mexidas na Praia do Mar Grosso. Onde o cearense Fábio Silva ficou em segundo lugar na prova no dia 06 de Março de 2007.
Muita história gerada por esse campeão cearense, em outras palavras nos enche de orgulho. Isto é no CBS Masters no Circuito Club Social Surf de 2013, por consequência largou a frente no Brasileiro, no surf noturno da Praia do Futuro, Fortaleza, Ceará, sendo grande anfitrião.
Acima de tudo Fábio Silva leva título em Fernando de Noronha. Visto que surpreendeu na final da etapa do WQS no Abras e na Cacimba do Padre, faturando o título.
Da Silva do Titanzinho para o mundo do surfe
Assim também entre 1992 e setembro de 2019, 91 surfistas brasileiros conquistaram um total de 232 etapas do Qualifying Tour da WSL (antiga ASP). Ou seja foram 107 vitórias em território nacional e 125 no exterior. Nesse sentido segundo o DATASURF. Se bem que dentro destes números Fábio Silva tem 4 vitórias:
- 1996 rolou 38ª – Reef Brazil Classic;
- 1996 rolou a 46ª – Hang Loose Pro;
- 1997 rolou a 53ª – The O’Neill Surf Challenge;
- 2001 rolou a 81ª etapa – 16º Hang Loose Pro.
Títulos
Sob o mesmo ponto de vista o verdadeiro da Silva, nosso surfista do mês de fevereiro. Dessa maneira não brinca em serviço. Não apenas responsável por diversas vitórias e momentos icônicos na comunidade internacional do surfe. Assim como ama muito seu Brasil e tem como Jesus Cristo o seu grande incentivador. Fabinho Silva, “Instiga no Silva”, “Da Silva” e para comunidade do surfe Fábio Silva. Por isso listamos com grande destaque sua grandes conquistas, confira:
- Campanha no WCT de 1996 a 2000;
- Campeão Cearense;
- Campeão Junior – Rio de Janeiro em 90;
- 3º no Nescau Surf Energy 1994
- 2 X Vice-Campeão Brasileiro de Surf Profissional 98 – 99;
- Campeão Mundial ISA Games 2000;
- Campeão 2001 da etapa no WQS de Fernando de Noronha;
- Em 2º lugar da 2ª etapa do Circuito Catarinense Kaiser Summer Surf Pro;
- 3º no Ranking Catarinense 2003 – FECASURF;
- 2º lugar Circuito Cerveja Sol Surf Pro 2007;
- 1º no Ranking Catarinense 2007 – FECASURF;
- 2º Lugar no ranking Sul-Brasileiro 2007;
- 9º lugar no Pipe MAster;
- 9º lugar no WCT do Japão;
- Venceu etapas do Hang Loose Pro Contest;
- Campeão do 1º Smolder Pro Nordeste 3ª etapa do Circuito Nordestino 2008.
Estatísticas de Da Silva
- Maior diferença de pontos na disputa do título brasileiro. Foram 1.075 pontos entre Joca Júnior (RN) x Fábio Silva (CE) no ano de 1996;
- Maior número de vitórias em etapas de Fabinho foi na Divisão de Acesso e Regionais – Fábio Silva 16 vitórias em 2006.
Desencontros e a sua volta ao tour
No entanto no Japão, onde havia duas provas. Como resultado conseguiu passar alguns heats o que deu alguma esperança de se manter no circuito.
Sem consultar as pessoas mais próximas, notificou a ASP que abdicava da sua vaga. E o australiano Luke Hitchings entrou como substituto. Desse modo “Da Silva” às vezes sentia-se como “peixe fora de água” no tour. Em contrapartida alegando saudades da família e amigos como causa de desistência.
Só que quando o tour chega na África do Sul, no pico de Jeffreys Bay, a etapa seguinte. Fábio Silva já estava fora.
Contudo quando percebeu o seu erro já era tarde demais. Voltando imediatamente ao QS vencendo o ISA World Surfing Games em 2000. Porém nunca mais voltou a ficar sequer perto da qualificação para o CT. Em contrapartida entrando para a história do surfe, por ter feito umas das piores decisões no surf profissional.
Da Silva quando chegou ao tour, assim também este ainda era o “Dream tour”. Desse modo na maior parte das provas, eram em locais onde não tinha qualquer experiência e não falava a língua estrangeira dominante.
O drama de Da Silva
Sobretudo há 10 anos atrás Da Silva passou por um drama. Após intensas dores de cabeça. Fábio Silva na época com seus 40 anos de idade, inesperadamente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Por isso lhe tirou de tempo, da prática do surfe. Entretanto ficando até quase um ano sem surfar. Uma vez que os médicos diagnosticaram um coágulo em uma das veias do cérebro do atleta. O perigo morava ao mar, onde Fabinho, nesse hiato, podia sofrer uma convulsão dentro da água. Finalmente agora atualmente continua surfando muito.
Assim a família viveu um drama. Como eles não tinham um plano de saúde. Em suma demorou para ser diagnosticado o problema no nosso campeão. Assim sendo o nosso surfista do mês de fevereiro de 2023.
Em outras palavras sua esposa Liane foi a guerreira do momento na vida do marido. Devido as idas e vindas de Da Silva ao UPA. A sua esposa Liane dessa maneira, fechou o cerco nos agentes de saúde. Conseguindo uma transferência para o Hospital Geral de Fortaleza o HGF.
Como resultado Liane afirma que ficou feliz pelo apoio nas redes sociais e agradeceu a todos que torceram pela recuperação do seu marido.
“Tudo pode mudar na situação dele e fico feliz em vê-lo evoluindo. Só queria agradecer muito o carinho que estão tendo conosco. Obrigada a quem está na corrente de positividade. Ficamos muito agradecidos”, encerrou Liane.
Amigos
Da Silva é um querido pelos amigos. Às vezes uns o chama de Fabinho, “Instiga no Silva”, ou “Da Silva”. Sempre querido por todoso. Quando sofreu o AVC. Antes de mais nada a pessoa que lhe deu um amparo. E força para continuar foi Ademir Calunga. Sempre preocupado com amigo Fábio Silva. Calunga motivou a continuar, com o intuito de colaborar.
E com toda a certeza, a outra pessoa que ajudou nessa matéria de Da Silva, foi Marcio Localismo, colaborando com as imagens fotográficas das revistas especializadas, na época de Da Silva.
Afinal lembrando de Raimundinho que ajudou a falar um pouco mais, do nosso campeão e surfista do mês de fevereiro de 2023.
Dessa forma em qualquer área da vida temos um círculo de amigos. Contudo uma boa rede de contatos. Fabinho ganha amigos de graça. Antes de mais nada gostam de graça de “Da Silva”.
Em suma a comunidade onde mora, o Titanzinho, além de ser um grande celeiro de talentos. Em outras palavras é um local de amizade e família. Inegavelmente Da Silva é grande expressão quando se fala de amizades.
Similarmente a comunidade do surfe é pura vibe, onde a timidez passa longe do óbvio. A amizade é uma construção de relacionamentos. Ligado ou não ao surfe. Fabinho com seu carisma é um ser humano incrível.
Sua humildade e simplicidade é algo sobrenatural. Como resultado todos gostam de estar a o seu lado ou até mesmo surfando junto. Na sua escola na hora do surfe, ninguém quer, que a hora passe.
Pai do Da Silva
Assim certamente a família para o nosso campeão é um presente de Deus. E “Da Silva”, como é chamado no sul. Leva isso como uma benção e uma eternidade de vida. De maneira idêntica e original vai construindo um legado para futuras gerações. Antes de tudo Da Silva é grato a uma pessoa. Seu amado pai.
“Na hora da despedida, do adeus que não tem retorno. Sobram as palavras e escasseia o conforto possível. Meu querido pai se foi deste plano da existência. Deixando junto da família que tanto o amava, ama e amará. Uma saudade eterna e uma tristeza imensa que se reflete em um luto carregado. Vá com Deus, querido pai”. Lembra Fábio Silva, dessa forma homenagea seu pai com belas palavras.
Escola de surf
Assim Fábio Silva hoje é um verdadeiro “coach”. Assim também com vigor e a humildade de um grande mestre. Antes de tudo “Da Silva”, começou a passar seus ensinamentos em 2018 aos simpatizantes, iniciantes, e até a galera que já tem uma linha definida no esporte. Com efeito de tudo “Da Silva” tem um método diferenciado. Escute o aúdio de “da Silva” sobre a escola.
Portanto as aulas de Fabinho é dentro e fora d´água. Tem um estilo de ensino que é o “Surfe Imaginário”, conquanto, onde o aluno faz os movimentos do surfe fora da água. Da Silva primeiramente utiliza deste método, onde o aluno é uma sombra. Repetindo os movimentos do professor como resultado.
Entretanto “Da Silva” garante que seus alunos sai das aulas com o surfe aprimorado, com a prática do Crosssurf. Inegavelmente o Crossurf é um programa de treinamento e condicionamento físico. Desde que melhore as capacidades físicas. Em outras palavras a performance de qualquer tipo de surfista e aspirante a surfista e ou iniciantes.
“Efim o principal é entrar na água, desenvolver, desenrolar. Acima de tudo passar os perrengues, varar a arrebentação, respeitar as prioridades. Focar na concentração. Ajustar o tempo da onda. E a velocidade dela. Com a remada, drop e o andar deslizante na onda. Respeitar os locais. E mostrar a verdadeira conduta e postura de um bom surfista. Dentro e fora da agua”, salienta Da Silva.
Vídeo relacionados a escolinha
A Comunidade
A princípio a comunidade do Titanzinho fica ao lado do Porto do Mucuripe. Por fim o Titanzinho é o celeiro de jovens surfistas no Brasil. Inegavelmente o local é berço de campeões como Tita Tavares, Pablo Paulino e o nosso surfista do mês de fevereiro de 2023 é Fábio Silva. Entre muitos outros nomes. Bichinho é considerado local do Titanzinho.
Nesse meio tempo Titanzinho precisa de uma atenção especial das autoridades locais. E até mesmo um apoio federal. Sobretudo a comunidade sofre com a falta de apoio.
Além disso esse bairro tem em sua cultura, a prática do surf como elemento essencial na construção de sua identidade. A fim de mostrar a importância da prática do surf no Titanzinho, como patrimônio cultural imaterial.
O Titanzinho apresenta uma retrospectiva histórica mostrando como se estabeleceram as pessoas na região, isto é, como se deu o processo histórico da formação da comunidade. A princípio para fazer um paralelo da relação do homem com a natureza. E de fato Fabinho Silva, o verdadeiro “Da Silva” faz parte deste patrimônio.
Da Silva do Titanzinho
De maneira idêntica “Da Silva” além do seu comportamente simples, sereno. Sua humildade, a saber, foi estampada em capas de revistas. Portanto o seu surfe ilustrou propagandas para as mídias especializadas. A comunidade ficava antenada. Por exemplo. Segundo o mosquitinho do surfe, reza a lenda, muitos outros atletas tinha medo da aparição de Fabinho nas competições.
Seu surfe sagaz e muito técnico para a época, assombrava outros competidores. Contudo outros atletas se ajoelhavam em oração. Para a não aparição de Fabio Silva nos eventos de competição. Não tinha reza brava, para aquele que sempre anda com Deus e um surfe abençoado. Da Silva provou que o Titanzinho é o preparo do surfe.
Considerações finais
Finalmente dmais outra bela história de superação. Fábio Silva finaliza dizendo, “Que todos devemos amar a Deus primeiramente, a nossa família e nossos amigo. Ter o perdão no coração”. O surfista que superou um AVC, continua na ativa e valoriza demais a mulher e filhos. Fabinho é a base do alicerce do surf nacional. Junto a outros competidores, elevando o nome do esporte com atletas brasileiros. Escute o audio abaixo de “Da Silva”.
Continua deslizando suas ondas, com pranchas de alta performance. Grande ícone do Ceará e mestre do Titanzinho. Campeão Cearense de surfe é bem reconhecido pela comunidade mundial. Sendo exemplo para muitos, para cultura surfe e para o melhor do planeta. Trabalhando por um mundo cada vez melhor. Surf é vida! Deus é Vida!
Ficha Técnica do vídeo e imagens
Imagens:
Márcio Localismo, Raimundinho, Felipe Lima, Localismo Surf House, Israel Rodrigues, Rodrigo Gentil, Lima Jr., Edvan de Sousa, Cícero Jr., Rafael Bezerra e arquivos pessoais.
Roteiro e direção do Vídeo:
Litoral na Mídia e Boletim das Ondas Brasil
Edição:
Litoral na Mídia
Finalização:
Alexandre Destro
Apoio cultural:
Boletim das Ondas Brasil
Música:
Broken – Patrick Patrikios
Oceans – Bobby Renz | Text Me Records
Aloha nui Loa !!!
Matérias de Surfe
GOOGLE de Fábio Silva
O que fazer em seu litoral?
Pode pet na areia da praia?
Litoral em ação
Escolha a sua rádio
1 ST Music Surf
Confira o Boletim das Ondas
Veja a situação das Balsas SP