A 2ª edição do evento terá 30 mil reais em prêmios e contará com categoria feminina. Surfistas de projeção internacional participarão do evento
Maresias Shootout 2022 – A praia de Maresias é conhecida internacionalmente por suas ondas tubulares e perfeitas. Depois do sucesso da 1ª edição, o pico receberá mais uma vez na entrada 20, o campeonato de surf Maresias Shootout.
Maresias Shootout 2022
O evento tem janela aberta para acontecer até dezembro de 2022. Reunindo atletas de projeção internacional e surfistas locais do litoral norte de São Paulo. Nomes que fazem parte da história do surf sebastianense.
Os convidados
Maresias Shootout terá nomes como Fabio Gouveia, Ian Gouveia, Caio Costa, Igor Moraes e o local de Maresias, o tricampeão mundial Gabriel Medina. Com a confirmação do local de Saquarema Lucas Chumbo e o local da Pérola do Atlântico, Guarujá. O campeão mundial Adriano de Souza, conhecido como Mineirinho.
Categorias
Para este ano de 2022, os organizadores do evento anunciaram a inclusão da categoria feminina. Com 12 competidoras. A lista confirmadas de atletas, estão as big riders de peso. Nicole Pacelli, Michelle de Bouillons e Sílvia Nabuco.
A categoria masculina, como na 1ª edição do Maresias Shootout. Será dividida entre Open e Master. Em 36 vagas para cada. Totalizando 84 surfistas competindo no evento.
Baterias
Serão 6 baterias no masculino Open, 6 baterias no masculino Master e 2 baterias na categoria feminina. Cada bateria contará com a participação de 6 atletas e terá duração de 20 minutos.
Serão classificados os 3 primeiros colocados das baterias. A final de cada categoria será com baterias de 30 minutos.
Quem será o Rei ou Rainha da 20?
Maresias Shootout também consagrará o Rei ou Rainha da 20. O título será dado para quem pegar a melhor tubo do campeonato, independentemente de qual categoria esteja competindo.
Em 2021, o Rei da 20 foi o tube rider local de Maresias Igor Moraes, surfista profissional e campeão brasileiro. Igor também foi campeão da categoria Open na 1ª edição do torneio.
Quem subiu no topo do pódio da categoria Master do Maresias Shootout 2021 foi o freesurfer, shaper, tube rider e também morador de Maresias, Sergio Frog. Ambos já estão com suas presenças confirmadas na competição em 2022.
Como surgiu Maresias Shootout?
A inspiração para idealizar o Maresias Shootout surgiu no Havaí. Berço do surf mundial. Marcio Grillo, surfista profissional de Sup Wave. Dropa as ondas de Maresias desde sua infância. Alguns anos atrás foi para a ilha de Oahu, no arquipélago havaiano.
Durante a sua viagem, sentado na areia assistindo o campeonato de surf local Backdoor Shootout. Marcio Grillo ficou admirando aquelas ondas tubulares perfeitas. Naquele momento, o Sup surfer percebeu que a praia de Maresias também tinha potencial para sediar um evento similar.
Anos se passaram antes da ideia se tornar uma realidade. Isso porque sempre que Grilo pensava em colocar o plano em prática, algum imprevisto surgia e o projeto do torneio de surf em Maresias acabava sendo deixado para depois.
Com o passar do tempo, as ondas perfeitas de Maresias e dos tubos da entrada 20 foram ganhando cada vez mais fama. Então, em um dia de forte ondulação, os surfistas locais estavam mais uma vez reunidos para dropar as bombas e começaram a brincar que quem pegasse o melhor tubo seria o “Rei da 20”. A partir daí, Marcio Grilo juntou esforços com seus amigos surfistas, Carlos Bahia e João Barcella quai são os cofundadores do evento.
Eles conseguiram encontrar meios para concretizar a competição de surf em 2021. Nascendo o Maresias Shootout. Torneio que valoriza as boas ondas. Tradição e toda a regionalidade do esporte na praia de Maresias.
Infraestrutura
O campeonato de surf Maresias Shootout 2022 em sua 2ª edição, contará com a melhor comissão técnica do esporte para julgar as ondas dos atletas.
Os critérios da competição:
- O atleta que pegar o melhor tubo na sua bateria terá uma pontuação alta;
- O atleta que andar fundo dentro do tubo, mesmo que não consiga sair, também terá sua nota valorizada.
Os atletas terão sua segurança garantida. A equipe de resgate comandada pelo Alemão de Maresias. Considerado um dos melhores pilotos de tow-in do mundo. Os competidores contarão com o apoio de jet ski. Chegando até o outside no início de cada baterias. Ajudando a passar a arrebentação depois de pegarem suas ondas.
A janela para realização do evento segue aberta até dezembro de 2022. Quem está responsável pelo monitoramento da previsão de ondas é o site Surf Guru, parceiro do Maresias Shootout.
Transmissões do evento
Série ao Fundo transmitirá todo o evento. No ano passado durante a 1ª edição do Maresias Shootout, o evento obteve impressionantes 50 mil visualizações, impactando mais de 500 mil pessoas.
A equipe de comentaristas, que também faz as transmissões do WCT (Circuito Mundial de Surf), é liderada por Edinho Leite, da ESPN.
Informações sobre o Maresias Shootout 2022
- Canal do Youtube;
- Site Shootout;
- WhatsAPP JP Barcella;
- Email do Maresias Shootout;
- Instagram Shootout;
- Facebook do evento.
Mapa do Local
Adaptação do texto: Litoral na Mídia
Fotos: Shootout 2021 e Marcos Fonseca
Aloha Nui Loa!!!
Matérias de Surfe
Maresias SHOOTOUT 2022 no GOOGLE!!!
Confira o Boletim das Ondas Brasil
1 ST Music Surf
Escolha a sua rádio
Variedades
O que fazer em seu litoral?
Pode pet na areia da praia?
Litoral em ação