Segundo o Instituto Argonauta, o animal busca as praias para descansar, já que está passando pelo período de troca de pele e pelos
Elefante-marinho é monitorado em Ubatuba – O Instituto Argonauta monitora a presença de um elefante-marinho nas praias de Ubatuba. Litoral Norte de São Paulo (SP). O animal foi visto pela primeira vez no dia 4 de março. Segundo os ambientalistas está em busca de locais para descansar.
O elefante-marinho está saudável. É um jovem em formação. Medindo cerca de quatro metros de comprimento. Pesanso aproximadamente duas toneladas.
O mamífero é monitorado pelos ambientalistas. Isso desde o início do mês. Quando foi visto pela primeira vez em Ubatuba. Após alguns dias, seguiu para Paraty (RJ). Retornando para as praias de Ubatuba.
Segundo o Argonauta. Durante esses dias. O animal vem procurando um local para descansar na areia. Alternando as praias por diversas vezes. Isso acontece sempre que o animal se sente incomodado. O mamífero está em processo troca da pele e pelos.
O Argonauta acredita que o animal. Deve ter chegado ao litoral paulista. Levado por uma corrente marinha. Uma vez que essa não é a época de ocorrência. Pois são mais frequentes no inverno.
Orientações
A equipe do Instituto Argonauta. Reforça que é muito importante que as pessoas não tentem se aproximar. Não alimentar. Nem tocar no animal. Além de evitar som alto perto dele. O elefante-marinho está nas areias das praias de Ubatuba. Para repor suas energias. E poder seguir viagem para completar seu ciclo.
A espécie costuma passar a maior parte de suas vidas nas ilhas subantárticas. E também na Patagônia Argentina. Fora do período reprodutivo costumam viver solitários. Navegando em mar aberto. E descansam em terra durante o período de muda.
Curiosidades da espécie
Segundo o biólogo. Essa espécie mergulha a até mil metros de profundidade. O elefante-marinho se alimenta de quase todo tipo de peixe que encontra pelo caminho. E principalmente cefalópodes, (lulas e polvos). O animal tem como predadores naturais os tubarões-brancos e as orcas.
Eles são animais que vivem em ilhas do Círculo Polar Antártico. E na região da Patagônia. Quando aparecem pelo Brasil, geralmente surgem na região sul. E nas épocas mais frias do ano.
No entanto, eles têm sido vistos recentemente com mais frequência em regiões e épocas mais quentes. Acredita que esses eventos podem estar associados às mudanças no clima e às correntes marítimas.
O que fazer ao ver um elefante-marinho?
De acordo com o coordenador do Aquário de Santos. O biólogo marinho e Professor Alex Ribeiro. O ideal é não se aproximar. Para não provocar estresse ao animal.
“Por se tratar de um animal selvagem. De grande porte. Que tem cerca de três metros de comprimento. Acaba sendo uma aproximação perigosa. Ele pode se sentir ameaçado. E tentar se defender. Mordendo a pessoa. O ideal é manter distância”, explicou.
Há a orientações para as embarcações. Que transitam pela região. Tomem muito cuidado. Reduzam a sua velocidade ao avistar o animal. Para prevenir acidentes com nosso amigo.
Fotos: Divulgação
Meio Ambiente!
Praias de Ubatuba!
Mais sobre Ubatuba!
Onde fazer trilha!
Balneabilidade das praias!
Balsas do Litoral Paulista!
Previsão do tempo da sua praia!
Sintonize sua rádio e aperte o play!