Pelo seu conhecimento as profundidades se rompem, e as nuvens gotejam o orvalho
Espírito de Deus em Provérbios 3:20 – O que o ciclo das águas significa para você? Isto deveria atiçar o seu desejo de sabedoria! Mãe Natureza é uma alucinação dos que odeiam a Deus, assim como o Papai Noel, e outros mais. O grandioso Deus meticulosamente criou e governa todos os oceanos, fonte e o ciclo das águas, e a Sua infinita sabedoria, entendimento e conhecimento são revelados neles.
O Governo das águas
Por esta ilustração natural de como o SENHOR criou e governa as águas, Salomão exaltou a importância de três coisas – sabedoria, entendimento e conhecimento (Pv 3:19-20). O valor destas coisas da criação e providência de Deus deveria valorizá-los para nós. Observe o ciclo das águas e exalte a glória de Deus e a importância do verdadeiro conhecimento.
A combinação
Quando Ele fez a terra, cerca de 6000 anos atrás, Deus criou o hidrogênio e o oxigênio, a combinação desses dois forma a água, as três formas d’água, as propriedades dessas três formas, as temperaturas em que mudam de forma e a quantia e a localização da água nessas formas no universo (Gn 1:1-2,6-10). Isto não era nada para Ele (Gn 1:16)!
Charles Darwin 1809-1882 não estava lá!
O Soberano Juiz de todos não ordenou que ele aparecesse na terra até cerca de 5800 anos depois. Ele hoje sabe que as suas fantasias eram tolices, pois ele já se encontrou com Jeová, Criador do céu e da terra. Ele hoje despreza suas baboseiras vãs e profanas, pois ele sabe que não são razoáveis e nem ciência (IITs 3:2; ITm 6:20-21)!
O arco-íris
O SENHOR enviou um vapor que saía do chão para aguar o Éden (Gn 2:6). Por volta do ano 2400 a.C., Ele rompeu as fontes do grande abismo e abriu as janelas do céu para inundar a terra (Gn 7:11-12). Um ano depois, Ele ordenou a refração da luz na água para produzir o arco-íris, para fazer lembrar a Noé e a outros santos que não haveria um novo dilúvio (Gn 9:12-17).
O ciclo da água é Dele (Ec 1:7)
Salomão, vivendo no ano 900 a.C., conhecia detalhadamente o ciclo por inspiração do SENHOR. Eliú, que nunca fez um curso de meteorologia ministrado por um darwiniano, sabia muito a respeito da água. Ele escreveu a respeito das nuvens retendo o vapor d”água e destilando-a novamente em forma de chuva sobre a terra (Jó 36:26-33). Ele escreveu a respeito do trovão, raio, neve, furacões, gelo e muitos outros aspectos da água e do estado atmosférico (Jó 37:1-24). Somente Deus conhece plenamente as fontes dos mares, a direção dos raios e outros mistérios (Jó 38:1-41).
Equílibrio do conhecimento
Considere que 2,54 cm de queda pluviométrica, o que ocorre com frequência, despeja de 37 a 56 bilhões de litros d’água sobre um típico município nos Estados Unidos! De que forma nuvens inchadas, através das quais aviões passam facilmente, pode reter bilhões de toneladas de água? O Senhor gera o equilíbrio pelo Seu conhecimento (Jó 37:16)! Ele numera as nuvens e retém a água em garrafas (Jó 38:37)!
Descobertas descoberta
As descobertas humanas envolvendo a água é exatamente isso – descobertas! Eles são homens que finalmente estão descobrindo o que Deus criou e colocou no lugar há muito tempo. A sabedoria de um que meramente descobre a invenção é infinitamente inferior à sabedoria do Inventor! As invenções humanas nem são maiores! Eles são homens que finalmente usam a matéria criada por Deus ou as propriedades ordenadas por Deus há muito tempo atrás. A sabedoria de Deus excede a sabedoria do homem tanto quanto a luz excede a escuridão!
Louve a Deus quanto há tempo
O homem é tão ignorante que Deus precisa até mesmo ajudá-lo a descobrir ou a inventar (Pv 8:12; Is 28:23-29). A taxa de mortalidade maternal durante o nascimento nos Estados Unidos e na Europa no século 19 era de 25%, até que Holmes, Semmelweis e Pasteur conclamaram os médicos a lavarem as suas mãos, o que era uma prática exigida pela Bíblia 1500 anos a.C., o que deveria ser feito em água corrente para lidar com doenças contagiosas (Lv 15:5,11). Louvado seja Deus por compartilhar a Sua sabedoria!
Sabedoria e o conhecimento e seus benefícios
O abençoado Filho de Deus, Jesus de Nazaré, sustenta todas as formas de água e todas as demais coisas pela palavra do Seu poder (Hb 1:3). As moléculas do universo subsistem – são mantidas unidas – pelo Seu grande poder (Cl 1:17), pois Nele estão escondidos todos os tesouro da sabedoria e do conhecimento (Cl 2:3). Deus fez Dele sabedoria para o benefício do Seu povo (ICo 1:30). Os homens terão de encará-Lo em breve como Juiz de todo o universo (At 17:30-31).
Se humilhe diante de DEUS
Amado Cristão, humilhe-se diante do seu Criador e persiga a sabedoria e o conhecimento de Sua Palavra com todo o teu coração. Não há nenhuma outra forma de Luz ou entendimento em qualquer outro lugar (Sl 119:128; Is 8:20; ITm 6:3-5; IITm 3:16-17). Os pensamentos dos homens são vãos! Deus está disposto a compartilhar a Sua sabedoria com aqueles que se humilharem diante Dele.
Tu acabou de ler o “Espírito de Deus em Provérbios 3:20“, reflita, faça o seu melhor e seja abençoado com as coisas de Deus.