Descobrindo cantinho do estado do Rio de Janeiro
Petrópolis a encantadora cidade imperial – A cidade de Petrópolis foi fundada em 16 de março de 1843. Pelo imperador dom Pedro II. E foi colonizada por imigrantes alemães da Baviera. O imperador, atraído pelo clima ameno. E pela natureza exuberante do local. Transferia sua corte do Rio de Janeiro para a cidade durante os meses mais quentes.
A queda do Império não trouxe grandes transtornos à cidade. Além da falta de seu cidadão mais ilustre. Entre 1894 e 1903, chegou a ser nomeada capital do Estado do Rio de Janeiro. A partir de 1903, quando foi adquirido pelo governo brasileiro. O Palácio Rio Negro passou a ser a residência de verão dos presidentes. E ao menos dois deles chegaram a ter casas de veraneio em Petrópolis: Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.
Atualmente a economia de Petrópolis está baseada no turismo histórico e cultural. E nos setores secundário e terciário. Merece destaque o comércio de roupas. E a fabricação de cerveja e chocolate. Sobretudo nos polos da Rua Teresa e Itaipava. Que atraem compradores atacadistas e varejistas de todo o país.
Vale destacar que Petrópolis é uma cidade de clima tropical. Que por estar localizada na região serrana. Apresenta temperaturas mais amenas. Principalmente à noite. Sendo assim, a melhor época para visitar Petrópolis é entre os meses de maio a agosto. Período em que as chances de dias chuvosos são menores.
Principais atrações da cidade
Para começar a falar das atrações vamos começar pelo fabuloso Palácio de Cristal. Que teve sua estrutura pré-moldada vinda da França. E foi montada em Petrópolis pelo engenheiro Eduardo Bonjean. Ele foi feito com a finalidade de hospedar as feiras de produtos agrícolas e de pássaros. Já tradicionais na região. Vale lembrar que o mesmo foi uma encomenda pelo Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel.
O Palácio Amarelo que é a sede da Câmara Municipal de Petrópolis. é belissimo por fora e no seu interior guarda obras de artes maravilhosas. Outro ponto é a Casa da Princesa Isabel que está localizada no Centro Histórico de Petrópolis e era o local onde a família da princesa residia durante as estadias na serra. Foi nas escadarias da varanda que foi registrada a última foto que reúne toda a família Imperial no Brasil.
A Catedral de São Pedro de Alcântara é em estilo neogótico francês. E começou a ser construída em 1884. Porém, as obras só terminaram em 1929. Isso há 30 anos após a Proclamação da República.
Uma das principais atrações da Catedral de São Pedro de Alcântara são os vitrais e pinturas de Carlos Oswald. E as esculturas de Jean Magrou. O altar possui relíquias de São Magno, Santa Aurélia e Santa Tecla. As mesmas foram trazidas direto de Roma pelo Cardeal D. Sebastião Leme. Destaque para um detalhe importantissímo. Os restos mortais de Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D’eu encontram-se em um Mausoléu. Logo na entrada da igreja. A cidade também possui a Igreja Luterana de Petrópolis que é um dos templos mais antigos .
Petrópolis a encantadora cidade imperial
O Museu Casa de Santos Dumont conhecida com “A Encantada”. A casa guarda várias criações do Pai da Aviação. Destacando-se o chuveiro e as escadas onde é impossível acessar a construção com o pé esquerdo. O museu também tem um vasto acervo com objetos pessoais de Santos Dumont. Como livros, cartas, móveis e roupas.
Temos também o Palácio Rio Negro que foi construído em 1889 pelo Barão do Rio Negro. Um rico produtor de café do Vale do Paraíba fluminense. Nos primeiros anos do século XX o casarão de construção eclética virou residência de verão de vários Presidentes do Brasil. Hoje o mesmo é um museu e um dos pontos de paradas nos passeios .
Visita Especial
Em minha opinião a cereja do bolo e o principal ponto turístico da cidade é o Museu Imperial de Petrópolis. Que é um imponente palácio de estilo neoclássico. E que era usado pela Família Imperial durante longas temporadas. Principalmente no verão. Onde a corte subia a serra e fugia do calor do Rio de Janeiro. O palácio foi transformado em museu em 1940. Por decreto do então presidente Getúlio Vargas. E inaugurado três anos depois. Você pode verificar maiores informações acessando o site.
O Palácio Quitandinha foi construído para ser o maior hotel cassino da América do Sul e abriu as suas portas em 1944. Com a fachada em estilo normando francês e seu interior em rococó. O edifício foi palco de vários acontecimentos desde bailes de Carnaval, concursos de Miss Brasil e shows eventos.
A Cervejaria Bohemia é conhecer o centro de experiência cervejeira da mais antiga fábrica da bebida no Brasil. Aberta em 1853. Com certeza vale tambéum uma vista. A cidade possui muitos encantos que valem a pena ser vistos.
Abaixo um vídeo que mostra um pouco mais dessa belíssima cidade brasileira.
Na próxima semana iremos desbravar mais um destino.
Espero vocês e até lá.
Fotos: Divulgação
Veja mais lugares com Bob na Estrada!
Turismo pelo litoral e no mundo…
Confira as balsas do litoral paulista…
Escute a sua rádio preferida!
Balneabilidade das praias.