Descobrindo o arquipélago vulcânico e a teoria da evolução
Bem-vindo a Galápagos – O arquipélago é um conjunto de 58 ilhas a cerca de 1000 quilômetros da costa equatoriana e está sempre ligado ao naturalista britânico Charles Robert Darwin, que viajou no seu navio “H.M.S. Beagle” em 15 de Setembro de 1835, permanecendo até 20 de outubro.
Darwin visitou somente 4 ilhas. A primeira ilha foi a San Cristóbal (Chatham Island). Depois Floreana (Charles Island). Isabela e Santiago, durante os 35 dias em que permaneceu na região. Fez grandes coletas de plantas e animais. E suas observações da vida local.
Foi através da observação dos animais dessas ilhas. Que Darwin começou a ponderar as ideias que levariam, mais tarde, à publicação de “A Origem das Espécies”. E ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural.
Atualmente o seu grande potencial turístico e o espetacular ecossistema sofrem ameaças causadas pelo homem. A sua população cresceu 300% em apenas duas décadas. O número de visitantes quadruplicou. O que vem promovendo grandes esforços para sua preservação.
Turismo em Galápagos
Galápagos é um destino que pode ser visitado durante qualquer período do ano. Localizado na América do Sul. Especificamente no Equador. Grande parte do potencial turístico do local segue os passos de Charles Darwin. O arquipélago é sede do Museu da Fundação Charles Darwin e do Centro de Interpretación, que conta a história local.
É possível visitar alguns lugares visitados pelo cientista britânico no século XIX. A sua fauna é espetacular ao ponto de se estimar que:
- 80% das aves;
- 97% dos répteis e mamíferos terrestres;
- 20% dos animais marinhos;
- 30% dos vegetais que existem no arquipélago não existem em nenhum outro lugar do mundo.
A rocha Pináculo é um dos ícones mais visitados. Aproveite a visita para um mergulho com leões-marinhos e pinguins-de-galápagos. A ilha Bartolomé também é uma dos lugares mais procurados pelos turistas. Devido a vista a partir do vulcão .
Galápagos é o habitat de 14 espécies de tentilhões-das-galápagos. Uma ave pequena, com bicos adaptados para diferentes tipos de alimentação. Também não podemos deixar de falar das tartarugas-gigantes. Que representam Galápagos, sendo principal espécie que inspirou o estudo de Darwin.
Surf em Galápagos
A grande vantagem de surfar nas ilhas Galápagos é que além de ser um paraíso com muitos animais. E também com belas formações vulcânicas. Praticamente não rola crowd e o surf é de qualidade. As ondas rolam sobre bancadas de pedras e recifes. A melhor época do ano é de outubro a março.
Esse é lugar incrível que possui muitas outras atrações é um local com inúmeras descobertas. Vale muito a pena uma visita.
Abaixo um vídeo que mostra um pouco mais desse incrível lugar .
Na próxima semana iremos desbravar mais um destino.
Espero vocês e até lá.
Veja mais lugares com Bob na Estrada!
Bem-vindo a Galápagos